Logo O POVO+
Ceará ganha Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial na área de saúde
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará ganha Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial na área de saúde

Unidade terá à frente a Universidade Federal do Ceará, que venceu edital nacional
Tipo Notícia
Inteligência Artificial (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Inteligência Artificial

O Ceará ganhará uma instalação de Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial, na área da saúde, após a Universidade Federal do Ceará ter sido escolhida como uma das seis instituições de pesquisa de todo o País, em seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Estado passará a desenvolver projetos na área da saúde envolvendo internet das coisas, big data e transformação digital, entre outras áreas, voltadas para diagnóstico, prevenção e terapêutica de baixo custo.

O reitor Cândido Albuquerque classifica o êxito no edital e a futura instalação de um equipamento de inteligência artificial voltado à saúde como “uma importante vitória da ciência do Ceará”. Segundo ele, “há muitos anos a UFC queria um projeto como esse”, por isso a conquista é tão importante, especialmente em um momento em que a Universidade passou a investir mais fortemente em pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial, reunindo vários grupos de pesquisa e criando uma estrutura específica relacionada à temática.

A UFC tem como parceiros na iniciativa três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?