Logo O POVO+
Ceará sediará centro de referência em Inteligência Artificial
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará sediará centro de referência em Inteligência Artificial

Investimento será de R$ 1 milhão por ano
Tipo Notícia
Inteligência Artificial (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Inteligência Artificial

O Ceará vai sediar de um dos seis Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial (IA) apoiados através de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil – e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O processo envolveu uma disputa de 19 propostas em todo o Brasil e os selecionados terão um investimento de R$ 1 milhão por ano (com contrapartida de mesmo valor dos proponentes) para cada um dos novos centros, por um período de até 10 anos.

O centro do Ceará conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que contribuiu na elaboração da proposta – principalmente com o envolvimento de pesquisadores que integram o Programa Cientista Chefe do Estado e compõem o Comitê Gestor do Centro aprovado.

O projeto tem à frente a Universidade Federal do Ceará e seu principal objetivo é otimizar o atendimento, através de Inteligência Artificial, do Sistema HAPVida, serviço de saúde suplementar que hoje está presente em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 6 milhões de clientes.

O secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, destaca o pioneirismo do Ceará em inovação e pesquisa na área de Saúde, que com o novo Centro pode ser expandido para o Brasil.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?