Logo O POVO+
Ceabrindo: o riso levado a sério
DOM

Ceabrindo: o riso levado a sério

Edição Impressa
Tipo Notícia

Foi pensando no humor enquanto produto e formação, que Bené Barbosa idealizou o Ceabrindo. "O Ceabrindo me chega por intuição, mas também por responsabilidade e gratidão de tudo aquilo que eu recebi pelo humor do Estado. Do ponto de vista estratégico de cultura, o Ceará não tem um espaço que possa comportar todas as linguagens com grandeza. Você não tem uma grande casa de show, um grande ponto de referência de pesquisa do humor no Ceará. Você não tem escolas, formação, um olhar de futuro. Então o Ceabrindo é algo totalmente sustentável do ponto de vista cultural, financeiro, turístico e de inclusão social", destaca o humorista em relação ao empreendimento, que atualmente encontra-se em fase de captação, formatação e escolha de um local na Cidade.

O projeto, que trará a assinatura de dois arquitetos (Luiz Deusdará e Mário Roque), prevê "dois cineteatros, cada um com 1.100 lugares, onde teremos oficinas de todas as linguagens e todas elas convergindo para se ter produtos do humor. E aí, o que você faz? Você faz uma pesquisa antropológica do humor cearense em todos os recantos do Ceará e, a partir desse material, que é intangível, traz para dentro do instituto. O instituto, assim, vai formar pessoas e, a partir dessa formação, nós vamos produzir conteúdos para teatro, TV, cinema, internet, literatura, coisas infantis". Um museu com projeção 3D, dois grandes restaurantes, um estúdio de TV e cinema, lojas de artesanato e um núcleo de redatores, diretores e produção estão nos planos do Ceabrindo.

"O Bené vê o humor como uma oportunidade de crescimento social, econômico, humano... Ele tanto contribui para as artes e para a cultura do Estado, como para a preservação da nossa sacrossanta molecagem cearense, descobre talentos, investe neles, não faz espetáculos sozinho, ele sempre chama os grupos ou os solos para trabalharem com ele. Então, eu comecei com ele no Terça de Graça e agora estou no Ceabrindo, que amplia essa visão do humor cearense na perspectiva da garantia de que ele não morrerá e que ele será sempre esse humor de excelência, espirituoso, criativo, sem ser escatológico. Essa é a nossa característica", afirmou Tarcísio Martos.

Espécie de consultor nessa ousada empreitada, Tarcísio - que também é jornalista, produtor, pesquisador de cultura popular e um dos grandes parceiros de composição do bregastar Falcão - irá coordenar toda a pesquisa antropológica do humor cearense numa área destinada aos mestres do gênero (Academia Brasileira de Humor). O Ceabrindo abrangerá outras iniciativas, como o "De Repente, Cordas e Cordéis", o "Ler e Rir" (voltado para as crianças), o "Acorde Um" e o "Cantos e Encantos". "O Bené pensa no humor vivo, atuante e observa o humor na perspectiva de mercado: como é que eu insiro o humor como alguma coisa que dá ocupação e renda? Então não é pra ele o projeto, é para o Ceará, tendo como pano de fundo o humor", complementou Tarcísio.

"Em breve, nós lançaremos esse empreendimento em 3D. Aí eu vou chamar empresários, não sei se o Governo se interessa, mas - se ele se interessar - a gente quer, mas nada partidário. Então o Ceabrindo não é um lugar de humor. O humor, ele é referência, mas todas as linguagens terão que convergir para entender que absolutamente nada é meu. Eu não posso lutar por aquilo que eu defendo, senão vira ditadura. Porque todo discurso separa e acredito que a grande tomada de futuro, de consciência, é essa: eu entender que, enquanto humorista, o cara que faz música pode me auxiliar; que o cara que é bailarino também pode. A indústria americana de cinema criou um produto extremamente rentável. Por que nós não fazemos isso aqui?", argumentou o cearense. 

 

O que você achou desse conteúdo?