Logo O POVO+
CAUSAS & EFEITOS
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

CAUSAS & EFEITOS

. CELEUMA ganhou o mundo, borrifada de polêmicas, opiniões contra ou a favor, ocupando todos os espaços das mídias. O tema era um só. Por ser uma decisão do Campeonato Cearense sem qualquer motivação, maioria até esqueceu que chegou a existir, suficiente pra levantar a lebre.

.VAMOS a ela, então. Por qual razão Ceará x Fortaleza, protagonistas do clássico de hoje à noite, seus treinadores não aproveitariam a chance pra colocarem em campo suas equipes reservas, quer dizer, turma de laranja ou do come-dorme?

. ENGATILHOU-SE outra tese. Para alvinegros e tricolores, o que mais interessa, nesse momento, disputa do Brasileirão, onde a dupla tem objetivos, digamos assim, mais prazerosos, ou decisão de uma competição, quase 9 meses depois?

. POLÊMICA no ar, criou-se logo uma enorme bolha. É aquela história de mexer com rivalidade, preferível cutucar com vara curta uma caixa de maribondos de fogo ou, se for o caso, abelhas africanas mesmo.

.OPINIÕES se dividiram, a favor, contra, pois em ocasião assim, impossível dar empate, naquela do tanto faz como tanto fez. Colocando na balança, os pesos foram quase iguais, dentro daquela tese que a prioridade um é a Série A, enquanto decisão de campeonato natimorto fica para plano bem inferior.

.FÁCIL deduzir. Ao torcedor interessa mesmo é o Brasileirão, cuja sorte dos dois está lançada, graças a Deus, até agora eles estão bem na fita, um rosnando o pescoço do outro. Esta briga, além de saudável, é boa de ser acompanhada, cada qual puxando brasa pra sua sardinha.

ÚLTIMA PALAVRA

.CARTOLA tem horror meter a mão na cumbuca ou, se quiserem, entrar em bola dividida. Preferível transferir a responsabilidade, desde que eles não interfiram, mesmo para consumo público.

.QUER explicar melhor, cara-pálida? Ok. Última palavra será dos treinadores, pois eles têm carta branca, mesmo que, em alguns casos, de araque, para optarem pelo melhor caminho, olhando pra pele de cada um.

.DETALHE relevante. Não será o resultado deste clássico de hoje à noite que traçará os destinos de Rogério Ceni, de um lado, Guto Ferreira do outro, pois o foco principal é a campanha da dupla no Brasileirão. O resto é fichinha. Até a decisão do título? Até.

PONTOS & CONTRAPONTOS

.VALE a pena olhar a situação por alguns ângulos. Principal deles. Se não fossem pra usar suas forças máximas careceriam trazer quarteto de fora, mesmo sendo árbitro master, quer dizer, fora dos quadros da Fifa? Some-se a vinda da turma do VAR, totalizando R$ 52 mil. Eita pau!

.SIMPLES. Bastaria pedir quarteto da terra, sem VAR, sem nada, diminuindo tanta despesa, dinheiro jogado pela janela.

.ÁRBITROS locais sairiam em torno de 10% das despesas que terão, colocando em campo formações reservas. Mas não haveriam protestos? Nas redes sociais, sim. Nas arquibancadas vazias, não.

. LOGO, logo, seriam páginas viradas, pois Ceará já enfrenta o Palmeiras sábado que vem, dia seguinte o Fortaleza terá pela frente o Atlético-GO, isto é, Brasileirão, vida que segue.

. AGORA, fiquem a imaginar o tamanho do prejuízo financeiro que tricolores e alvinegros terão nesses tempos de vacas magras? E a CBF, nada banca? Nem um centavo furado? E a FCF não podia rachar?

.MENTORA entra apenas com o bigode do Mauro Carmélio, boa gente, mas também passando por apertos, pois se não há renda, nem bares, nem estacionamentos, seus 5% viraram tufos de fumaça.

. RESUMO desta opereta bufa. Fortaleza e Ceará estarão no Castelão, 21h30min, para a primeira decisão do Campeonato Cearense. E ainda tem uma final, cara-pálida? Que jeito! É xaropada demais para o gosto do torcedor.

ESCREVEU NÃO LEU...

.DOMINGÃO também cobra taxa de aluguel. Menos que o Castelão, mas cobra. Razão pela qual o Floresta, que joga lá a Série D, teve de cair com R$ 5 mil. O homem dos tecidos é abonado...

. MARCELO de Lima Henrique, ex-Fifa, carioca, bom árbitro, hoje na turma master. Beira 50 anos, apita só com a experiência...

.BRASILEIRÃO é assim. Escreveu não leu o pau comeu. Técnico do Goiás, Thiago Larghi, caiu após empate com Ceará. Quem assumiu? Ele, Enderson Moreira. Fica ali na mutuca esperando ser chamado. Mas se o Goiás pensa que sairá da lanterna com ele, é porque acreditar em milagre...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?