Logo O POVO+
A emenda com derrota do time misto do Ceará para o Palmeiras saiu pior do que o soneto
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A emenda com derrota do time misto do Ceará para o Palmeiras saiu pior do que o soneto

SE a intenção do Ceará era surpreender o Palmeiras, dentro do Allianz, estrepou-se, perdendo: 2 a 1. Se foi a campo, precavido da cabeça aos pés, pra tentar ao menos o empate, saiu pior a emenda do que o soneto. Deixou o Palmeiras a vontade pra impor seu estilo de jogo, embora, também não agradasse tanto assim. Esperava-se bem mais.

CERTAMENTE imaginou pegar um adversário fraco em que pudesse derrotá-lo de goleada. Alvinegro foi esforçado embora, se perder de pouco é alguma, vantagem, então, se dê por satisfeito. Podia ter sido mais dilatado o placar? Talvez.

NÃO foi um bom jogo, muito menos emocionante, entre frio e morno, quer dizer frapê. Palmeiras venceu por ter mais categoria e o Ceará perdeu porque, além dos desfalques, com ou sem eles, só sabe jogar daquela maneira, preocupando-se muito mais em empatar do que vencer.

OUSADIA é palavra que passa longe do dicionário do técnico Guto Ferreira. Se jogando em casa é assim, imaginem atuando fora do Castelão? A precaução é multiplicada por dois ou três. Levante as mãos pro céu não ter sido de mais.

ELAS POR ELAS

SE o Ceará alega que atuou sem cinco titulares, fica combinado assim - o Palmeiras também atuou com cinco desfalques por vários motivos que não convém desfiá-los. Nem de um lado, nem do outro. O Ceará garante ter poupado por cansaço. O Palmeiras pode alegar o mesmo. Brasileirão é longo para os dois. Afinal, o é para todos.

FULANOS & BELTRANOS

FULANO no lugar de beltrano, ou seja, reserva no posto do titular, o preenchimento das vagas foi pras cucuias. Titular será sempre titular e o reserva que busque seu espaço. Muitas vezes não encontrará jamais. Pequeno exemplo. Jacaré perdeu um gol feito, final do jogo, assombrado, talvez, por jogar pela primeira vez em São Paulo onde só conhecia pelo nome e pelo mapa.

PROCURAM-SE...

OUTRO, também, sumido em campo foi Cléber. Tentou fazer uma jogada de estilo, encobrindo o goleiro, virou uma pantomima. É o tipo de jogada pra quem tem categoria que ele, o galalau Cléber, não tem nenhuma. E quem entrou em seu lugar, o veterano Sóbis, trocando um pelo outro nenhum de volta. Aliás, quem indicou o Sóbis ao presidente Robinson, só pode querer ver sua caveira.

ACIMA DO BEM

ATÉ nas mudanças, Guto Ferreira errou em todas. Não porque que quisesse, quem sabe por teimosia, pois todo técnico acha-se acima do bem e do mal. Tradução - só eles entendem e nós, uns bobocas, que balancemos a cabeça. Com tanto tempo de estrada impossível não enxergar algo tão visível aos olhos.

O FILÓSOFO

LUXEMBURGO sabe formar boas equipes, ao longo da estrada que percorre. Mas o Palmeiras atual está longe do que sua torcida espera, embora venha bem na fita do Brasileirão, onde o nível técnico é dos mais baixos. Tostão, o grande articulista, coberto de razão quando define Luxemburgo - "Se lhe derem muita corda, inflando sua vaidade doentia, ele vai se achar o maior filósofo do planeta".

MEDIDA CERTA

PLACAR de 2 a 1, na medida certa. Nem o Palmeiras mereceu golear, nem o Ceará ser goleado. Se esperava ao menos empatar, passou longe disso. Como seu ataque epilético não funciona, é preciso vir lá de trás um zagueiro pra fazer o que os atacantes estão na obrigação de fazer. Vou pedir ao Minhoca pra me dar a soma de gols dos defensores. Sim, porque os atacantes alvinegros, exceção do Vina, são péssimos.

INDIGESTÕES

FORTALEZA empatou (0 a 0) com o Atlético-GO ontem a noite no Castelão. Mau resultado para o Tricolor e bom para o visitante que veio, mesmo, pra não perder. Se vencesse o estrago teria sido feio. Fortaleza fez uma partida recheada de defeitos, facilitando a vida do adversário. De bom mesmo só o voleio de Wellington Paulista, final do jogo. Ceni comete o pecado mortal em deixá-lo no banco, principalmente, pra quem é, a única opção de gol. Prefere o péssimo David seu afilhado. Resultado? Duramente castigado. Bem feito.

POUCO mais cedo o Ferroviário perdeu para o Santa Cruz (3 a 1) dentro do Domingão, onde não queria jogar. Santa que não reclama de nada, venceu bem, pois quem tem melhor time vence em qualquer lugar. Choradeira do Ferrão vai aumentar, mas não minimizará o péssimo futebol que apresentou. Mereceu mesmo perder. E a culpa não foi do campo, ruim para os dois.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?