Logo O POVO+
Contratempos afetarem clubes cearenses no fim de semana
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Contratempos afetarem clubes cearenses no fim de semana

Tipo Opinião

.NÚMEROS não mentem. Se em 5 jogos dos clubes cearenses, final de semana, soma de 15 pontos, faturaram apenas 2 míseros pontos, via empates. Sintoma cristalino de que, em cada uma das 3 competições disputadas, eles vão mal das pernas. Ou se quiserem, defesas fracas, porteiras escancaradas.

O REENCONTRO

. FERNANDO Prass, do alto dos seus 42 anos, deve ser o goleiro mais velho em atividade no futebol brasileiro. Após 7 anos defendendo o Palmeiras, voltou pela primeira vez a atuar contra seu ex-clube. Curiosidade. De lá saiu por conta da idade já avançada. Veio para o Ceará por conta de sua experiência que, neste Brasileirão, tem contado muito, embora ainda fraquejando no reflexo. Mesmo assim, foi titular em todos os jogos. Tem um motivo? Vários. Principal deles. Goleiro raramente se contunde.

UMA PERNA SÓ

. CENI um dia se convencerá de que, Wellington Paulista, melhor preparo físico do Fortaleza, pois nunca engorda, nem emagrece, jamais se queixou de cansaço, nem pede pra ser poupado. Com uma perna só é dez vezes melhor que o afilhado David, improvisado, pois até ponta é.

REI DOS CARTÕES

.ÁRBITRO que apitou empate do Fortaleza, o paranaense José Mendonça, é famoso não por ser bom apitador, apenas mediano, sim por adorar levantar cartões, seja qual a cor. Domingo, 11 ao todo, recorde neste Brasileirão, incluso pra quem estava fora de campo, zagueiro Quintero, que o xingou. As oiças do Mendonça estão ótimas, mas o cartão foi proposital. Como assim? Colombiano ficou limpo para os próximos jogos, pós Atlético-MG.

PELO SIM, PELO NÃO

.PARA quem acredita em tabu, ou não, há precisamente 5 jogos, aqui, no Castelão, o Fortaleza não consegue vencer o Atlético-GO, um time apenas voluntarioso, mas muito determinado. Quem acreditar em tabu, levante o braço. Quem não acreditar, deixa pra lá.

PAR OU ÍMPAR?

.QUAL, enfim, o resultado mais danoso. Derrota do Ceará, fora de casa, pro Palmeiras (2 a 1), três pontos, ou empate do Fortaleza, dois pontos, dentro do Castelão. Pronta resposta — em qualquer matemática do mundo três será, sempre, maior do que dois, pouco importando local, aqui, São Paulo ou Cafarnaum...

DEFESA OU PENEIRA?

.PASMEM. Defesa do Ceará, pelas contas da Série A, a terceira defesa mais vazada da competição. Tem algo de errado ali atrás, onde Luiz Otávio não é mais o mesmo, demais zagueiros não passam de regulares. Volto a repetir. Quem indicou tantos reforços ruins ao Ceará só pode estar querendo ver a caveira do Robinson de Castro. Se não enxergou ainda, recomenda-se trocar as lentes.

OMISSÃO IMPERDOÁVEL

. TEIMOSIA demais é burrice. Ferroviário queria porque queria jogar no Castelão, por se achar com o mesmo direito de Ceará e Fortaleza. Coberto de razão. Desde que o mundo é mundo, manda quem pode, obedece quem tem juízo. Resultado. Não fez um treino sequer, nem pra reconhecimento, no Domingão. Tinha outra alternativa. Levar o jogo pra Barra, pois seria à tarde. Errou nas duas. Santa Cruz, que tinha nada a ver com isso, foi ao Domingão, enfiou 3 a 1. Bem feito.

FUSO-HORÁRIO

.CENI, o que jamais repete mesma formação, encontrou um meio de aproveitar melhor o Osvaldo até o final do jogo. Apelou pro fuso-horário. Como assim? Ao invés de entrar de saída, lança-o no segundo tempo, feito arma secreta. Não deu certo, mas podia, se o Yuri César lhe fizesse sombra. Leva jeito, porém, muito distante do veterano Osvaldo.

ONDE JÁ SE VIU?

.DOS tantos bordões cretinos do futebol tem um deles irresistível. Qual mesmo, cara-pálida? Técnico dando ordem aos seus comandados -"Vamos jogar em cima dos erros do adversário". Como decifrar onde achá-los é que são elas. Seria, o caso de um deles, se tivesse coragem, perguntar -"Professor, então diga pra gente onde estão esses erros?". Diante de tamanha idiotice, os atletas medram. Com medo do carão.

QUEM NÃO ARRISCA...

.WESCLEY, está recuperando a forma. Deixou de lado o medo de voltar a se contundir. Contra o Palmeiras, deu novo alento ao time. Se Guto Ferreira arriscar improvisá-lo como atacante, pela facilidade que tem do drible curto e chute rasante, terá encontrado o mapa da mina. O problema é a coragem de arriscar. Acorda, Guto!

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?