Logo O POVO+
Eleições no Ceará: caciques envelhecem e são desobedecidos...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Eleições no Ceará: caciques envelhecem e são desobedecidos...

Tipo Opinião
Maurício Filizola é empresário (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Maurício Filizola é empresário

1. NESSAS eleições municipais salta aos olhos uma particularidade. Está se esvaindo o tempo em que os presidentes dos partidos políticos tomavam decisões, trancados na solidão dos seus gabinetes, e os filiados apenas balançavam as cabeças, tais vaquinhas de presépios, os obedecendo cegamente. Quem seria louco de contestá-los? Era dizer amém e sim, senhor.

2. DOIS exemplos atualíssimos. Tasso fez as pazes com Ciro, resolveu subir na frondosa árvore do poder. A reboque levou o DEM desmilinguido. Esperou que seus filiados o acompanhassem. Errou feio. Grupo de Roberto Pessoa tomou outro rumo, anunciando apoio ao Capitão Wagner. Reação de Tasso? Boca fechada não entra mosquito, nem sai elefante.

3. MDB, dose repetida. Eunício, todo poderoso, bandeou-se para Heitor Férrer. Os demais abraçaram a candidatura do Capitão, além do empresário Gaudêncio Lucena. MDB rachou em bandas, acabando a lenda dos caciques darem as ordens. Os índios resolveram se rebelar. Não há mais espaço para decisões isoladas, muito menos para Lei do Chico de Brito...

AREIA MOVEDIÇA

MARCHA à ré. RC não esqueceu a Praça José de Alencar. Será entregue requalificada, agora em outubro. De quebra o tradicional Passeio Público passado a limpo.

BESTEIROL pelo uso do nome Heitor, venceu a queda de braço o mais velho. Tanta fumaça, pra pouco fogo. Se mal pergunto - que diferença faz?

ENXURRADA de candidatos em Caucaia, lá está ele, Gerardo Arruda, o primeiro deputado federal cassado do Ceará. Quer recomeçar a caminhada política, mesmo sabendo que o tempo passou na janela...

PROCURA-SE, com uma lupa, a badalada reforma do regimento interno da AL. Mofada e coberta de teia de aranhas? É muita falta do que fazer!

E A Educação, menina dos olhos de Camilo, como vai? Anotem. Das 10 Melhores Escolas Públicas de Ensino Público do Brasil, nenhuma de Fortaleza. Interior ganha de lambujem. Quem explica, dona Isolda?

NADA se cria. Tudo se copia. Governo recria a FunSaúde. Versão tucanada da extinta Fusec, instituída nos áureos tempos de VT, 50 anos atrás. De novo, mesmo, só a sigla. Favor tirarem o mofo...

FORTALEZA virou cereja do bolo dos deputados federais. Quatro dos cinco candidatos a prefeito, só um no Interior, Maracanaú. Tradução - ser prefeito é mil vezes melhor do que deputado federal. A maioria só serve pra responder o livro de presença.

RECORDAR é viver. Ô zum-zum-zum tá faltando um...Quem, por acaso, cara-pálida?

 Maurício Filizola
Foto: Divulgação
Maurício Filizola

AVESSO a badalação, tão diferente do seu antecessor, Mauricio Filizola realiza um trabalho discreto e eficiente na presidência Fecomércio. Seu estilo é o do mineiro - silencioso e produtivo. Com ele a Fecomércio ganhou nova cara e muito mais dinamismo. Primeiro a chegar, último a sair. Bola branca.

ARRASA QUARTEIRÃO

FALTA de aviso não foi. Não levaram a Covid a sério, derrubou dois de uma raquetada só. Governador Camilo e o candidato Sarto. Sobrou pro RC, fazendo papel triplo. Os outros que se cuidem. Repique do Covid veio em estilo arrasa quarteirão. Salve-se quem puder.

USAR & ROLAR

MARINHEIROS da primeira viagem do Capitão Wagner, sete meses atrás, um deles deu-lhe de presente o slogan da sua campanha -"De Capitão para Capitão". Ele ouviu calado, anotou num pedaço de papel. Agora, está livre, pra usá-lo à vontade.

QUEM AVISA

MENOS de um ano, eleição da OAB-Ce à vista. Primeiros nomes começam a pipocar. Dois deles - Leandro Vasques e Andrey Aguiar. Tremei, Erinaldo Dantas!

FILÃO DE OURO

QUER dizer, então, descobriram que o fosfato e urânio de Itatiaia, que há mil anos existem, nunca explorados, podem ser o filão de ouro da redenção econômica do Ceará, tornando-o auto suficiente? Mas que maravilha...

GÊNIO DO SLOGAN

SÓ tem coisa coisa. Enquanto vida tiver o candidato Julinho de Maracanaú jamais se livrará do slogan "O líder do Camilo". Autor só pode ser primo em décimo grau do Aladin da Lâmpada...

ESTOURO DO BOIADA

E OS malditos alvarás, vilões dos empresários, hein! Podem papoucar com linha e tudo. Aquilo ali virou um imoralíssimo mapa da mina.

TRÊS É DEMAIS...

JÁ bastava a figura do Camilo, melhor governador do Brasil, Luizianne resolveu meter a foto do Lula, na sua propaganda política. Corre o risco de azedar tudo.

VESPEIRO

.PROPAGANDA política na tv. Há candidatos que carregaram tanto na maquilagem que estão a cara do Fantasma da Ópera...

.CANDIDATO que não passar pelo Raimundo dos Queijos, tomar uma bicada, tirar o gosto com queijo, está condenado nas urnas...

.PRA completar as vaquinhas do Iguatemi, sugere-se colocar uma em cada entrada, cheia de bilros e parangolés...

.PERGUNTAR não tira pedaço nem arranca o tampo -"O fiu-fiu pode ou vai preso?".

.LICITAÇÃO dos quiosques da Beira Mar, parecidas com tendas de índio. Quero concorrer a uma delas. Procuro quem?

.TELEVISÕES entupidas de sorteios de carro, o dia todo. E depois proíbem a volta do jogo no Brasil. Sou a favor e brá!

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?