Logo O POVO+
A colorida e imensa colcha de retalhos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A colorida e imensa colcha de retalhos

Tipo Opinião

Posse de Sarto Nogueira (PDT) como novo prefeito de Fortaleza
Foto: Aurelio Alves
Posse de Sarto Nogueira (PDT) como novo prefeito de Fortaleza

1. SARTO já é o novo prefeito de Fortaleza, Élcio na vice, nenhuma novidade na troca de bastão. Quem entra é do mesmo partido do que saiu, sob o tacão dos Ferreira Gomes dos quais são seguidores fiéis. Sarto até imitou o chefe Cid, empurrando o anúncio para o penúltimo dia. Suspense tolo, nada que causasse o menor impacto. Ou uma síncope coletiva.

2. A RIGOR trata-se de uma imensa colcha de retalhos, mais a cara de RC do que dele, Sarto, embora com a novidade de três mulheres em Secretarias importantes, epicentros de uma gestão. Cercar-se de mulheres competentes é sempre bom. A equipe é gigantesca, além da enxurrada de 12 Regionais. Eita légua tirana. Tremei cofres municipais!

3. PARALELOS entre os dois, não carece. RC foi ótimo prefeito pela bandeira que ergueu de tocar obras, rasgando a cidade. Achar que Sarto pegará o mesmo bastão, tirem o cavalo da chuva. Seu estilo é de bastidores, onde não constam em seu currículo lances de ousadia, nem de simpatia. Mas deve mudar ao sentir que a cadeira de prefeito é mil vezes mais quente.

 

TROCA TROCA DE CADEIRAS

Novidades, mesmo, no primeiro escalão de Sarto são as três mulheres - Ana Estela Leite (Saúde), Dalila continua na Educação, da escolinha da vice Isolda, e Flávia Teixeira (Finanças). Neste item imitou Camilo que botou uma mulher na Sefaz e acertou em cheio. E um homem, Osires Pontes, filho de Luiz, Esporte e Lazer. pirulito na boca dos tucanos.

Surpresa, mesmo, foi a nomeação do vice Élcio Batista para o Iplanfor, onde se revelou levado por Eudoro Santana. Pelo sim, pelo não, Sarto homenageou o pai e o filho governador, deixando o vice se ocupando em alguma coisa.

Não pegou bem o lance do nepotismo ao nomear o irmão Elpídio para uma Secretaria esvaziada, zero peso, pois Cultura inexiste. Como Elpídio sempre esteve longe da CMF era difícil se acostumar por lá de volta. Vai ficar próximo ao irmão, só atravessar o bosque. Sem antes passar no calabouço dos presos cearenses, local sinistro onde a noite se ouvem gritos lancinantes e ranger de correntes.

O muito bom Samuel Dias na Infraestrutra quando se preparou para ser prefeito. RC não teve peso para fazê-lo seu sucessor. Só não deu para engolir a excelente Manuela Nogueira, tocadora de RC, para coordenar Programas Integrados. Nada a ver com seu perfil. Um retrocesso.

Expert nas mumunhas petistas, Sarto teve juízo não levando a briga interna do PT, onde brigam por tudo, até por nada, para sua equipe. Custo seria alto, além de sair chamuscado.

Vereador Adail Jr. nasceu para ser vice da CMF, pela terceira vez consecutiva. Que tristeza! Maior revelação da politica municipal Antônio Henrique, reeleito, com todos os méritos.

 

Governador Camilo Santana
Foto: JÚLIO CAESAR
Governador Camilo Santana

UM OLHAR NO FUTURO

Camilo Santana ultrapassou 2020, um dos anos mais desafiadores da história, e saiu com sua liderança e força política ainda mais consolidadas. Para 2021 traçou como metas principais a vacinação de todos os cearenses contra a Covid-19, a plena recuperação econômica do Estado e o apoio ainda maior às famílias mais vulneráveis. A gestão de Camilo tem hoje reconhecimento nacional.

 

VOLTA INÚTIL

Mauro Filho, melhor nome da nossa bancada federal, de volta à Seplag. Para nada fazer, pois ela está nos trilhos. Se o objetivo é salvar a pele de um correligionário, foi em obediência ao partido. Seplag ficou do tamanho de um grão para a competência do Maurinho.

QUEM AVISA

Numa Câmara Municipal tão heterogênea, prefeito Sarto vai precisar de um líder, tipo Carlos Mesquita, que compra qualquer briga e não leva desaforo pra casa. Sarto sabe disso.

MERGULHO

Conselho e rapé, atchim! Após perder mais uma vez a disputa pela Prefeitura, Capitão Wagner mergulhou para emergir na Câmara Federal, onde seu papel é quase obscuro. Que esqueça de tentar uma terceira vez, para não virar figurinha carimbada de derrotas.

TELHADO MOLHADO

Tempo de não fazer nada e fofocas no mundo. A mais quente. Subiu no telhado o casamento de conhecido político. A ser verdade, uma bomba. Se for fake, faz parte das bocas de Matildes...

NOVA MODA

Repararam? Virou moda ser consultor. Para todos os gostos e fins. Vou entrar na onda inaugurando a minha de besteirol, sem nada cobrar, no edifício do Beto Studart, o mais chic da cidade. Façam filas.

REFERÊNCIA NACIONAL

Digno de ser ressaltado o Centro de Dermatologia D. Libânia, comandado pelo médico Heitor Gonçalves. É unanimidade de referência nacional em dermatologia sanitária do Estado, realizando - pasmem - 20 mil consultas e 5.800 cirurgias/ano. Tudo de graça.

 

RODA-GIGANTE

.Gratidão também é bíblica. Ao dr. Anastácio Queiroz, top da infectologia no Ceará, pelos mil favores sem fim. Sem perder a calma, a categoria e a simplicidade própria dos gênios.

.Para desespero do Guilherme Sampaio, foi pro espaço, aquele projeto de proibir plásticos nos restaurantes. Raros obedeceram. Entrou em cena agora as luvas.

.Vale tudo na guerra dos deliverys, os tresloucados das motos. Coco Bambu está ofertando uma cocada de graça pra quem comprar suas quentinhas. Ainda expôs anúncio ridículo em outdoors. Preços dos pratos são estratosféricos.

.Anúncio popular está lá. Viúvo de 55 anos quer casar com mulher de 50 ou 52. E brotinho? Nem pensar.

.E o metrô, hein?! Será inaugurado, qualquer século, pelo tetraneto do Camilo ou do RC, os irmãos-siameses.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?