Logo O POVO+
Prego batido, ponta virada: Ceará jogará a Série A 2021
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Prego batido, ponta virada: Ceará jogará a Série A 2021

Tipo Opinião

. AO Ceará o que menos importava, ou interessava, era saber se o Palmeiras tinha mandado para seu jogo, ontem no Castelão, a formação reserva. Se o fez por questão de sua prioridade ser outra — caso, a Libertadores — melhor para o Alvinegro que venceu por 2 a 1 com todos os méritos. Menos porque o Palmeiras facilitasse. Nada a ver.

. MUITO menos, o time reserva palmeirense não é ruim de doer. Estava no Castelão o Palmeiras, era o que interessava. O resto mais é tentar deslustrar a vitória alvinegra, construída com todos os méritos de quem foi superior e de quem foi ao Castelão disposto a vencer. Pra completar — time por time, Ceará foi melhor, sem apresentar outro figurino por temer o adversário.

ATÉ POR TELEPATIA

. RESPEITO, no caso aí, de apelar para a retranca com o objetivo de segurar a vantagem. O time de Guto Ferreira, em nenhum momento, deixou de praticar um futebol coeso em suas linhas, de quem se estabeleceu. E quem chega a este ponto, joga até por telepatia. Diferente de quem forma um time às pressas, testa jogadores reservas que, talvez, nem tivessem dado um treino. Sim, e daí?

. OU então, fosse o caso, imaginou o Palmeiras que venceria só com o nome e a fama? Vai longe esse tempo. Se o Verdão tinha suas prioridades, o Ceará também tinha as deles. Em primeiro lugar, se impor ao adversário, se possível, vencê-lo, como o fez, chegar principalmente aos 45 pontos, tão esperados. Prego batido, ponta virada, o Alvinegro já assegurou sua participação no próximo Brasileirão.

PÃO DA BOCA

. A VITÓRIA teve também este efeito altamente positivo de chegar a essa conquista dentro do Castelão, onde o Ceará não vencia fazia bom tempo. Parece ter reservado o dia de ontem pra quebrar esse besteirol de tabu, justamente contra um adversário que também estava entre os cotados para o título da Série A, mesmo com parcas possibilidades. O Ceará tirou este pão da boca do Palmeiras.

. PARA se ter uma ideia da superioridade alvinegra, em nenhum momento da partida foi inferior ao adversário. Pelo contrário. Impôs sua forma de jogar, dela não saiu, não temeu o adversário, queria, isto sim, a vitória a qualquer custo. Conseguiu. Podia ter sido mais elástica, não fora as chances perdidas. Faz parte deum jogo de futebol perder oportunidades e balançar as redes quando menos se espera.

. ALIÁS, bastou um tempo para o Ceará construir os 2 a 1 diante do Palmeiras, através de Lima, melhor figura em campo e Vina, de pênalti, como se quisesse mostrar que se é ele o batedor oficial. Se era por algum temor de perder, contra o Goiás ele já tinha acabado com essa cisma. Se é que existia alguma.

MEDIDA CERTA

. NÃO foi um grande jogo, o que já era de se esperar, embora o futebol apresentado pelo Alvinegro tenha sido na medida certa para vencer e se impor ao Palmeiras com categoria. O Ceará não chegou por obra do destino ao patamar que chegou. Pelo visto vai além.

. FOI um longo caminho construído e asfaltado com paciência, persistência e muita personalidade. Neste tocante, mérito para o Guto Ferreira, apegado a não fazer invenções, avesso a pirotecnias. Apela para o simples, o trivial, caminho mais fácil para se chegar a algum objetivo. E chegou com todas as honras.

QUEDA & COICE

. QUANDO se esperava uma reação do Fortaleza, motivado pela última vitória, voltou a decepcionar, jogando mal. Nem a sombra daquele time que venceu o Santos. Contra o Atlético-GO, o Tricolor parece ter desaprendido tudo. A vitória por 2 a 0 premiou o menos ruim, diante do péssimo. Voltou a complicar sua situação no Brasileirão. Prenúncio de trovoadas.

. COMO assim? Mais do que nunca só vai precisar dele para se livrar do fantasma do rebaixamento. Além de quedam coice, Juninho perdeu um pênalti, que não é do seu feitio, pra completar foi expulso de campo. O Fortaleza depois daí desmantelou-se todo, desnorteado acabou derrotado.

NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU

. TRICOLOR continua um time inconfiável, impressão nítida de que lhe falta um comando mais seguro. Do Fortaleza deixado pelo Chamusca para o Tricolor comandado pelo Enderson Moreira se houve progresso, ninguém sabe, ninguém viu.

. ATLÉTICO-GO mesmo sendo uma equipe apenas regular, sem muito brilho, venceu com certa facilidade, diante de um adversário inerte e perdido na sombra nos seus próprios erros, que foram muitos e incontáveis.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?