Logo O POVO+
Fortaleza atropelou o Vasco por 3 a 0... E ainda foi pouco
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Fortaleza atropelou o Vasco por 3 a 0... E ainda foi pouco

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10.02.2021: Romarinho. Fortaleza x Vasco pelo Campeonato Brasileiro, jogo na Arena Castelão. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 10.02.2021: Romarinho. Fortaleza x Vasco pelo Campeonato Brasileiro, jogo na Arena Castelão. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

.O QUE se presumia difícil, nunca foi tão fácil. Fortaleza aplicou goleada (3 a 0) sobre o Vasco, dois logo no primeiro tempo. Se querem saber, ainda foi pouco...

.SEGUNDO tempo, Tricolor teve chance de ampliar, chegar aos cinco ou seis não fora as chances perdidas por Wellington Paulista e Romarinho, que entrou no decorrer de jogo.

.MAIS se esperava do Vasco? Em pensamento, pode ser que sim. Na prática mostrou o que veio fazer no Brasileirão, fraco de dar pena. Quem diria, hein, Tom?

.NEM Luxemburgo, técnico famoso, de renome, conseguirá salvar o Vasco do rebaixamento, não ser aconteça um milagre, que em futebol não existe. Aliás, milagre nos dias de hoje virou espécime em extinção. A pandemia que o diga...

.SOBRE Luxemburgo, comboiado por sua fama, remeteu-me à célebre, embora simples, frase do eterno Dimas Filgueiras — "Não há cavaleiro bom pra cavalo ruim." O Vasco é o cavalo ruim da Série A.

CONSELHO & RAPÉ

.HÁ explicação para a vitória do Fortaleza sobre o Vasco? Goleada não se explica, aceita-se com humildade e sem soberba.

.HÁ uma razão simples pra resumir tudo — Fortaleza venceu porque foi muito melhor e o Vasco perdeu porque é ruim demais. Ponto final.

.MÉRITOS do técnico Enderson Moreira? Optou por não mexer no prato pronto que seu auxiliar técnico, Flores, deixou após derrotar o Coritiba. Foi só requentá-lo.

.OU seja — repetiu a nova formação pronta, um esquema tático (4-3-3) que funcionou muito bem, especialmente Luiz Henrique, rebocado do Flamengo, que não tinha vez na época do Ceni.

.O QUE faltava ao Tricolor — um meia criativo — ele foi lá, resolveu o problema, fez lançamentos preciosos, saiu de campo como o melhor de todos.

SEM FIRULAS & FANIQUITOS

. LUIZ Henrique faz o trivial que um meia de criação deve fazer e está na obrigação de fazê-lo.

.ARMA as jogadas, que passam por ele, sem firulas e faniquitos. Pra completar, faz o ataque funcionar em seus setores. Dois pontas bons, um centroavante dentro da área, pra o que der e vier. Simples assim.

.LUIZ Henrique afinou-se com a dupla Felipe e Juninho, preocupada em marcar. Ceni quis fazer de Juninho um meia de criação e estrepou-se. Desconheceu Luiz Henrique que, inclusive, passou pelo seu crivo, mas ninguém é perfeito.

.O QUE fez falta ao Fortaleza foi preenchido, até que se prove o contrário. Como jogava livre, teve campo de sobra pra fazer o restante do ataque funcionar.

SEM TEMPO A PERDER

.FORTALEZA não perdeu tempo para construir sua vitória. O segundo era pra se poupar e esperar que o Vasco reagisse. Encontrou uma galinha morta. Incrível como o Vasco chegou a tanto.

.LOGO nos primeiros minutos, o jovem ponta Igor Torres, que botou Osvaldo no banco, vindo das bases, abriu o marcador. Não demorou tanto tempo para David, quase na reta final ampliar. Romarinho, que não é chegado a essas, fechou o caixão.

.CABIA mais? Se WP9 não perdesse um gol feito e o David, pra não perder o costume, também. Faz o mais difícil e perde o mais fácil. Menos mal que tenha recuperado a boa fase, de ponta que entra pelo meio. Um achado.

.SEGUNDO tempo foi apenas confeitar o bolo já feito e saboreado. Os 3 a 0, deram ao Tricolor mais três pontos de vantagem, salto positivo, afastando-se cada vez mais da zona de rebaixamento, embora tenha diante de si três compromissos importantes. O pior já passou? Espera-se que sim.

SINTAM-SE HOMENAGEADAS

.PONTA Igor Torres, que saiu contundido e Osvaldo entrou bem, pois tinha tempo de sobra, e fôlego também, deu o toque de romantismo ao deixar o campo.

.OFERECEU a vitória à mãe, Milena, mas não esqueceu a bela amada Vanessa, a namorada dos seus sonhos e da sua vida. Cheio de amor e bom futebol, Igor Torres, vai longe, assim parece.

ENXURRADA

.TAÇA Fares Lopes definiu final com o vitória do Icasa, que vai enfrentar o meu Ferrão, enquanto o Campeonato Cearense, mesmo aos emboléus, começou ontem à tarde.

.CEARÁ enfrentou o São Paulo, um pouco mais tarde, conto essa história depois.

.COMO os dois não tinham mais nada a perder, esta partida teve apenas o sabor mesmo insípido de mero cumprimento da tabela. É no que dá campeonato de pontos corridos, onde final a briga empolgante corre por conta da turma da rabeira.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?