Logo O POVO+
Fortaleza quase salvo, Guto Ferreira quase sempre advertido
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Fortaleza quase salvo, Guto Ferreira quase sempre advertido

Tipo Opinião

.FORTALEZA só precisa de mais dois pontos pra sacramentar volta ao Brasileirão. Ufa! Já esteve muito pior, até o Vasco da Gama, com aquela bolinha de sabão, lhe atravessar o caminho. Destino vascaíno está traçado, juntando-se ao outro carioca, Botafogo, fona da Séria A.

SENTA, LEVANTA

.COVID, que assustou o técnico Enderson Moreira, totalmente fora de perigo, graças a Deus, serviu para lhe dar algumas lições. Principal delas. Pegou o time armado pelo auxiliar Flores, apenas repetiu a escalação. Só não perdeu a mania do senta, levanta. Ora de cócoras, ora de pé.

CLASSE & CATEGORIA

.TÉCNICO Luxemburgo, que é do time dos bronqueadores, mas adora usar paletó, engoliu calado o cartão amarelo que levou. A exemplo do seu colega, Enderson, ele também contraiu Covid. Logo ficou bom, pegou a primeira proposta que lhe chegou, tentativa de salvar o Vasco. Pelo visto, perderá esta batalha, mas ganhou da Covid...

DE QUEM ERA O CELULAR?

.ATÉ hoje descobriu-se, afinal, de quem era aquele celular atirado para o gramado? O próprio árbitro entregou ao auxiliar que com ele ficou na mão. Finalmente achou dono, dizem, seria do ex (bom) goleiro Carlos Germano, hoje no Vasco como preparador. Odeio celular por só trazer notícia ruim. Que o ex-craque encontre algo de bom no dele.

O AMOR É LINDO

.AUTOR do seu primeiro gol com a camisa do Fortaleza, jovem Igor Torres, que tomou posição de Osvaldo, correu ao microfone da TV pra fazer aquela declaração de amor, à mãe à e namorada Vanessa. Sabe como é - primeiro gol num time profissional é como o primeiro amor. A gente nunca esquece.

NEM COM UMA LUPA

.NÃO foi por falta de aviso que Vina entraria contra o São Paulo apenas pra fazer mera figura de papelão. Foi a pior figura em campo. Nem com uma lupa enorme se conseguiria enxergá-lo. Escalá-lo foi um erro de avaliação. Já negociado com o Corinthians, preferiu omitir-se, se me fiz entender...

SALVADOR DA PÁTRIA

.ALIÁS e a propósito. Ceará só não tomou uma goleada do São Paulo por conta do goleiro Richard que fez, pelo menos, três defesas cinematográficas. O Ceará pediu pra perder com aquele futebol anêmico. Seu gol foi uma bobeada homérica do goleiro do São Paulo, somada à esperteza de Léo Chu, que acreditou, ganhou, só teve trabalho de empurrar a bola pras redes.

SAIU VIRGEM

.ATENTARAM para o detalhe? Ceará não venceu um jogo sequer dos clubes paulistas que enfrentou lá. Detalhe: ou trata de vencer os jogos que faltam ou perderá a vez, também, na Sul-Americana. Dá pra explicar esta queda, Guto?

PÉSSIMO EXEMPLO

.ASSUNTO puxa outro. Que péssimo exemplo o técnico Guto Ferreira dá aos seus comandados. Tomou seis cartões até agora, maioria amarelo e mais dois vermelhos. Técnico indisciplinado pode virar espelho para os atletas dentro de campo.

O SUMIDO

.MUITAS perguntas sem respostas. O que fazia no Fortaleza, desde a época de Ceni o meia Luiz Henrique, ex-Flamengo, nunca foi escalado como meia de criação. Ceni simplesmente o desconheceu por tentar fazer o time jogar num 4-2-4 fajuto, que nem sempre funcionava. Precisou Enderson Moreira redescobri-lo, ao lado de Igor Torres, para arrumar a desarrumada casa tricolor. Mérito dele, então? Sim.

UM PARA O OUTRO

.BEIRINHA de nada de sagrar-se campeão da Fares Lopes, Icasa deve todo este mérito ao seu treinador Washington Luiz, papa títulos e, de roldão, a volta da dupla Zacarias e Kleber Lavôr ao comando do futebol. Eles sabem das coisas, especialmente Lavôr, macaco velho no futebol. Quanto a Washington Luiz, só dá certo em time do Interior. Saiu de lá, se perde. Decide com o Ferrão domingo no Domingão, cheio de buracos e mal cuidado.

NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU

. CAMPEONATO Cearense, só com a raia miúda começou. Todos jogos empates, inclusive o Guarany de Sobral, dos Torquatos e Lira. Campeonato pra disputar terreno com o Brasileirão é coisa de quem não tem o miolo certo. Razão cabe ao Sérgio Ponte. Construam mais 10 manicômios. Um já está esgotado...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?