Logo O POVO+
Matemática é traiçoeira como Iscariotes e Fortaleza não deve dela depender
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Matemática é traiçoeira como Iscariotes e Fortaleza não deve dela depender

Tipo Opinião

.TUDO bem, a matemática ensina da forma mais rudimentar. Fortaleza, que esteve três vezes na zona de rebaixamento, dela saiu com duas vitórias consecutivas.

. DELA saiu airosamente (que palavra!) por conta das vitórias sobre Coritiba e Vasco, duas equipes caldo de galinha. Mas o Tricolor, não seja por isso, não era esses balaios.

.O QUE fez ter esta subida tão rápida de produção, se contado três vezes vira folclore, pelas várias razões. Nunca se sabe o que se passa nas entranhas de um elenco de futebol.

PAPO FURADO

. ESSE papo furado de que faltava um técnico de mais peso não entra na minha cabeça. Só dos incautos. Enderson Moreira não é esses fenômenos todos, comum como a maioria.

.TERÁ sido por conta das mudanças táticas feitas (4-3-3), principalmente a entrada de Luiz Henrique?

.MAS ele já estava lá faz tempo e ninguém o enxergava. Preferível não encher tanto sua bola, que é redonda, faz bem a função, mas também não se trata de um fora de série. Aliás, mil quilômetros de distância disso.

MIOLO DE POTE

.FUTEBOL, com seus segredos e mumunhas, tem mil razões, que mil razões desconhecem. Preferível não mexer nesse vespeiro pois com certeza podres aparecerão.

.PREFIRO achar a solução mais simples, para não encher a cabeça do torcedor de miolo de pote. Qual, então? Aquela da sorte de ter enfrentado dois adversários mais fracos do que ele, jogando em casa. Pelo sim, pelo não, os seis pontos deram-lhe salto duplo.

.PARA quem esteve tão perto de cair, agora tomou distância relativamente boa, embora ainda lhe falte três pontos para se livrar de vez. Perigo mora precisamente aí, pois a matemática é tão traiçoeira como o Iscariotes da Bíblia.

VÍRUS DA REVOLTA

.FAÇAMOS contas rápidas. Dois jogos fora, amanhã contra um Palmeiras esfacelado pela vergonha do Mundial de Clubes. Perigo à vista. O misto não deve ser pior que o titular que fez aquele papelão vergonhoso no Catar.

.OUTRO perigo, os reservas quererem mostrar serviço, não só pra limpar a barra, mas para provar que são melhores que os titulares. Turma do banco tem entravada na alma o vírus da revolta.

.AO técnico Enderson, a lição é de jardim de infância. Vale reensiná-la — manter a mesma formação que vem atuando, sem querer inventar paredão na meia-cancha, escalando mais um jogador pra evitar o assédio palmeirense.

.CAMINHO do entrosamento passa, inexoravelmente, pela repetição do time três, quatro, cinco vezes, ensinava a sabedoria do gênio Moésio Gomes, 50 anos atrás.

UM DE CADA

.QUANTOS aos dois próximos adversários, melhor pensar um de cada vez, neste momento de corda bamba, do fica no Brasileirão ou dele desaba. O resto mais é chorumelo e engana-neném...

MAR DE ALMIRANTE

.CEARÁ, a história é outra. Navega em mar de almirante, mesmo faltando também 9 pontos, mas dentro do Brasileirão já está e da Sul-Americana numa pelinha de nada. Robinson de Castro, que mal sorri, escancara os dentes e até a barbicha já raspou.

.ALVINEGRO, mesmo tendo uma equipe cuja cartilha é a trivial, deu certo. Não se ouviu até hoje se falar em lufadas de crise nos arraias de Porangabuçu.

.TEM motivo? De sobra. Se paga antes do mês encerrar, jogador não tem do que falar, nem de fazer igrejinhas. Se tem bicho molhado, quando em vez, melhor ainda.

.GUTO Ferreira faz parte desse contexto porque é um técnico não chegado a fazer invenções. Três jogadores fazem a diferença, no mais a bola se encarrega de rolar. Simples assim.

UMA DECISÃO

.AS coisas no futebol cearense encheriam dez almanaques do Jeca Tatu.

.UM exemplo. A decisão da Fares Lopes, cujo campeão ganha R$ 600 mil da Copa do Brasil, será disputada em jogo só, domingo.

.ENQUANTO isso, as semifinais foram em ida e volta, lá e cá. Em tudo isso saiu perdendo o Icasa, detentor da melhor campanha, que, se prevalecesse o critério, decidiria dentro de casa.

.MUITO me admira, Kleber Lavôr, tão briguento, engolir tudo calado sem dar um pio.

.MESMO sendo Ferrão até morrer, o Icasa por ter melhor campanha merece o título. Sou torcedor sim, nunca, jamais, fanático. Isso o Ruy do Ceará também me ensinou.

 

0206092732
3745505462
6671737476
8284889098
 
Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?