Logo O POVO+
Ceará rico e CSA em boa fase medem forças no Castelão pela Copa do Nordeste
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ceará rico e CSA em boa fase medem forças no Castelão pela Copa do Nordeste

Tipo Opinião
Meia Vina está devendo nesta incipiente temporada 2021 (Foto: Felipe Santos / Ceará SC)
Foto: Felipe Santos / Ceará SC Meia Vina está devendo nesta incipiente temporada 2021

. MESMO que a campanha do CSA na Copa do Nordeste seja muito boa, o Ceará jogando aqui dentro, hoje à noite, é franco favorito. Por incontáveis razões. A principal delas — tem elenco mais forte, time quase no ponto, basta recolocar as peças em seus devidos lugares, rearrumar a casa como o técnico Guto Ferreira deseja.

. CAMINHO pra chegar lá não é tão íngreme assim. Basta ganhar ritmo, o que virá com o passar do tempo, mais jogo, menos jogo. Tempo em futebol também é ouro. O Ceará tem uma folha de pagamento que deve ser pelo menos umas cinco vezes maior que a do CSA. Este quesito aí não deve ser levado em conta, porque não é a força do dinheiro que faz um time de futebol ganhar o tão imprescindível entrosamento.

. CEARÁ de hoje não difere muito do Ceará do ano passado, mesmo com a chegada de alguns reforços, pois a maioria das caras foi mantida. A zaga precisava ser reforçado e chegou o Messias, vendido pelo América-MG. Consta que resolverá o problema, escancarado após a saída do Pagnussat. Quem vende uma mercadoria jamais dirá que ela não tem valor, embora muitas vezes, se venda gato por lebre.

. A MEIA cancha deverá ser a mesma, lá atrás, debaixo das traves, Richard, de tanto ser escalado, ganhou confiança, embora longe der o ideal para a posição. Confia-se nele desconfiando. O ataque, onde reside o ponto mais duvidoso, com a chegada do Lima e principalmente se os colombianos se firmarem, especialmente o Mendoza pela direita, o time alvinegro entrará nos eixos. O problema do atacante, se é que existe, entreguem a camisa ao Jael que ele resolve e a diretoria pode mandar o Vizeu voltar pra Itália.

. ANTES que esqueça. Vina, que fez toda diferença ano passado, precisa entrar em campo. Na sua volta mostrou que está longe daquele jogador tão admirado pela torcida alvinegra. Com o passar do tempo e ele sendo escalado, até porque Guto, não cairá na asneira de deixá-lo no banco, não demora a entrar nos eixos.

. ALVINEGRO quase não mudou sua cara do ano passado, quando fez boa figura no Brasileirão, muito superior ao rival Fortaleza, carimbou com folga sua permanência e ainda ganhou de brinde o passaporte para a Sul-Americana, espécie de Série B, da Libertadores. Ano passado o Fortaleza também chegou lá, na era de ouro do Ceni, logo no primeiro mata-mata foi despachado. O Ceará não deve querer provar deste remédio amargo. Pelo menos presume-se.

PROVA DE FOGO

. LONGE de não querer reconhecer o valor do CSA, provado através dos números do Nordestão, pela invencibilidade que ostenta. Não é qualquer equipe que chega a esta condição sem ter seus méritos. Esta fase do clube alagoano, estribada na boa campanha que realiza, não é obra do acaso. O CSA vem assim faz bom tempo.

. PARA o Ceará não deixará de ser uma prova de fogo, apesar de todo seu poderio financeiro. Este fator pode até pesar, mas longe de ser fundamental para se vencer uma partida, ou de quebrar a invencibilidade do clube alagoano. É a bola rolando que os bigodes se cruzarão, quer dizer, o poderio econômico, diante de um adversário bem formatado e, aparentemente, mais entrosado.

. SERÁ um bom prato neste Nordestão desengonçado e um tanto atabalhoado. Fator campo pode até ajudar ao Ceará, embora não pese tanto assim. A ausência de torcedores nos estádios fez com que todos se nivelassem. Torcida pode até não ganhar jogo, mas o grito que ecoa nas arquibancadas, maioria das vezes, faz toda diferença. Nada mais triste do que um estádio vazio de torcedores. A pandemia também provocou este abalo sísmico.

APOSTAR NO CERTO

. FORTALEZA resolveu renovar o contrato do artilheiro Wellington Paulista até final de 2022. Até lá, terá 39 anos.

. NÃO vem ao caso. Quem imaginar que ele não terá mercado para os seus gols, engana-se redondamente.

. SE ficar livre, encontrará clube pra abrigá-lo. Raro encontrar um artilheiro hoje.

. TRICOLOR agiu certo e WP9 também. Repete-se a história do certo e do duvidoso. Melhor ficar onde se sabe que é cadeira cativa.

. NÃO é de agora que tentam destroná-lo. Ele lá, firme e forte. Na época de ouro de Ceni, ele tentou inventar um ataque velocista, pra dar vez ao seu afilhado David. Foi um fiasco.

. MESMO agora já tentaram várias opções e ninguém acertou. Qual a diferença de Wellington Paulista para os demais? É o chamado faro de gol. O atacante que sabe o momento exato por onde a bola vai passar, empurrando-a para as redes.

. NÃO é o primeiro caso, nem será o último. Ciel, mais velho dois anos, que o diga. O artilheiro nasce feito, já vem com a estrela na testa.

. GANHOU o Tricolor. Pontos para o Wellington Paulista. Lugar bom é aquele em que se é tratado como ídolo, no caso em questão, imprescindível pra balançar as redes, que os outros, até tentam, mas não sabem.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?