Logo O POVO+
Transversais: questões que atravessam o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Transversais: questões que atravessam o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste

. COPA do Nordeste empobreceu. Cada clube que aportou nas quartas de final receberá cota de R$ 300 mil, tipo ajuda de custo.

.ESTE dinheiro não dá pra pagar sequer o salário do Vina, que ganha algo em torno de R$ 350 mil, o maior do futebol cearense.

.- POR enquanto, ainda não justificado pelo futebol que vem apresentando, nem a sombra do ano passado. Embora não tenha desaprendido. Falta o tempo ajudar.

CONTRAMÃO

.EMBORA na contramão da lógica, quer dizer, escalando um time diferente a cada jogo, com formações desengonçadas, o técnico Enderson Moreira, tão malhado pelos torcedores, passou a perna no Ceará certinho do Guto Ferreira.

. NA soma dos pontos, alcançou a marca dos 17, um acima do colega alvinegro. Contudo, privilégio de chegar em primeiro lugar em cada grupo revela que o futebol cearense está bem acima dos demais. Até agora. Se me fiz entender.

PALPOS DE ARANHA

.NA abertura das atividades, flexibilizando um pouco o lockdown, palavra que abomina, o governador Camilo esqueceu o futebol, ou seja, partidas do Estadual.

. DEIXOU Mauro Carmélio em palpos de aranha. Se já não sabia quando o Campeonato seria reiniciado, agora é que vai ficar mais difícil de saber.

. TEMPO passando, extingui-lo nem pensar, não há outra saída. Plantar um pé-de-cá-te-espero até que Camilo se lembre.

.JOGOS de outras competições, de fora, pode. Os da santa terrinha, por enquanto, nem pensar. Tem odor de discriminação.

SANSÃO AO CONTRÁRIO

.O QUE deu na telha para Vizeu pelar a densa cabeleira não vem ao caso, nem interessa saber. Raspou pra ver se dava sorte? .DEU uma de Sansão ao contrário, que perdeu as forças quando pegou corda da Salomé tosando as madeixas.

- COM Vizeu foi diferente. Em campo, até parecia outro, seu futebol ganhou força, marcou um golaço na vitória sobre o Salgueiro. Depois, ficou passando as mãos na careca como que agradecendo.

.GUTO Ferreira vai lhe recomendar não deixar mais o cabelo crescer, pois pretende aproveitá-lo. Quem conhece o caminho do gol não desaprende.

CASO RARO

.REZA a lenda - sempre ela - que dificilmente craque dá bom técnico. E goleiro muito menos. Há exceções, claro. Zidane por exemplo, no Real Madrid, deu um grande técnico após brilhar com a camisa da França.

. FUTEBOL brasileiro, Rogério Ceni, após estágio vitorioso no Fortaleza, em três anos ganhou mais títulos do que perdeu, foi parar no Flamengo, que nele apostou as fichas.

.APOSTA alta e perigosa. Ceni estava sonhando com essa chance, a ponto de deixar o Tricolor pela janela. Era pegar ou nunca mais.

.NO Fla, depois de arrufos com o Gabigol, chegou a conclusão de que mexer com ídolo é um vespeiro. Se insistisse na queda de braço, perderia feio.

. QUEM foi ídolo conhece outro ídolo. Dele se aproximou, deu-lhe tratamento diferenciado, ganhou a prenda.

.VERDADE que Ceni pegou o prato feito, pois aquele time joga junto há três anos. Até por telepatia se entende. Era só não mexer no que estava quieto.

ARES MINEIROS

. FERROVIÁRIO, do meu bem querer, decide amanhã com o América-MG, do Lisca, sua permanência na Copa do Brasil. Dentro do Independência, bem entendido.

.SE pregar uma peça, volta com boa bolada no cofre. Lá estão três jogadores que atuaram no futebol cearense — Juninho (Ceará e Fortaleza), Eduardo e Leandro Carvalho, ex-Ceará.

.COMO questão de gosto não se discute, Lisca quer formar no clube mineiro espécie de filial do Ceará. Se não quer, parece. O Baxola está na fila, pode ser o próximo. Robinson não cobrará um centavo pra liberá-lo. Até paga as passagens.

RASTILHOS...

.GUTO lançou garoto das bases, 16 anos, João Paulo contra o Salgueiro. Boa surpresa. Ele não teve medo dos cobras. Pouco tempo em campo, fez um furdunço na defesa do Salgueiro.../// CIEL sobre sua atuação apagada contra o Ceará -"Estava desacostumado com o Castelão. Tudo muito estranho". Então tá... /// OUVI entrevista do Diá nas Frias do Sérgio. Técnico do Ferrão é desasnado. Lá pras tantas, soltou a pérola -"Não gosto de trabalhar com gerente de futebol. Fica dando palpite e fazendo fofoca". Carapuça na cabeça de quem? Adivinhou...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?