Logo O POVO+
ATÉ QUE ENFIM...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

ATÉ QUE ENFIM...

Vovô venceu o Leão de virada, por 3 a 1, no Castelão e, jogo da Série A
Tipo Opinião
Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 1 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 1

- CINCO Clássicos-Rei sem perder do Fortaleza, há muito estavam atravessados na garganta do Ceará. Precisava dar um jeito de vencer, ao menos uma, antes que virasse complexo de inferioridade ou o tradicional freguês de caderno, como o torcedor costuma chamar em suas gozações.

- ENFIM, aconteceu ontem à noite, pleno domingo um tanto tarde da noite, quando o Alvinegro finalmente logrou uma vitória (3 a 1). Veio um pouco tarde, mas veio, para alivio da sua torcida, já espantada com outro fiasco.

- ALIÁS, até podia ter acontecido no primeiro tempo, quando o Fortaleza foi o senhor das ações, dominou inteiramente, mas acabou perdendo uma série de ótimas chances de balançar as redes. Só o atacante Robson perdeu no mínimo duas. Por ruindade, bem entendido.

PRATO CHEIO

- FORTALEZA propôs o jogo, diante de um Ceará acovardado, naquela de entrar em campo pra não perder só pensando em empatar. Foi um prato cheio para o adversário, que se mandou para o ataque em busca do gol.

- TANTO que aconteceu logo aos 10 minutos, através de Tinga, que saiu da sua área, atravessou o campo, aproveitou o rebote do goleiro Richard num lance de outro zagueiro, o Benevenuto. O Ceará estava aparvalhado.

- A PARTIR daí, o Fortaleza dominou o campo de jogo, atacando em massa. Menos mal que a bola só entrou naquele gol do Tinga, caso contrário o vexame podia ser repetido.

- CEARÁ parece não se emendar, quando não busca alternativas pra se tornar uma equipe aguda, ofensiva e ágil. Explica-se: Guto adora o rame-rame dele.

MUDANÇA DOS VENTOS

- CANSADO de perder chances, o Fortaleza resolveu recolher as armas, permitindo que o maior rival conseguisse, com algumas mudanças, mudar o rumo dos ventos.

- POR exemplo. Entrada de Cléber, colocado de frente para o gol, como atacante referência, foi o caminho da mina. Não só este. As boas atuações de Kelvyn e principalmente Rick, deram novo alento ao Alvinegro na busca de ao menos empatar. Foi, isto sim, compensado com três gols, virando o jogo.

- CEARÁ precisava desta vitória pra aliviar a barra do seu treinador. Uma derrota ontem à noite, Guto Ferreira já não estaria no Ceará. Não tem torcedor que consiga engolir seis clássicos sem triunfo.

UNHAS & DENTES

- CLARO que as mudanças feitas o ajudaram, aliadas à queda de produção do Fortaleza, como por encanto. Talvez imaginasse que aquele 1 a 0 já bastasse, o que não foi bem assim. Havia do outro lado um adversário que, com unhas e dentes, buscava reverter a situação.

- GUTO andou acertando, não só com as entradas de Cléber, mesmo não sendo esses balaios, mas preferível ele, que atua centralizado, do que improvisar o Vina, quebrando a bola e não é de agora. Se tivesse público no Castelão, ele seria vaiado o tempo todo.

CORRIDA DE PRADO

- AS mudanças surtiram efeitos, somado ao cansaço do time tricolor, pois não é fácil jogar o tempo todo com intensidade, como se uma partida de futebol fosse uma corrida de prado. Não é bem assim, nunca foi, jamais será.

- ALIE-SE a isso o fato de mudanças feitas na defesa, com Fernando Sobral, mesmo improvisado na lateral direita, porém com a missão de barrar as arrancadas de Crispim pelo setor. Só teria de fazer isso. Como é ótimo marcador, missão cumprida. Crispim não fez nada.

- OUTRA boa modificação, que também surtiu efeito, foi a escalação de William Oliveira na cabeça da área. Tipo pau puro, a bola passa, mas o adversário fica. Não esquecer Marlon voltar a sua posição de origem, na meia, onde sempre jogou no Sampaio Corrêa, formando com William Oliveira e Fernando Sobral um trio de ouro.

EGO & VAIDADE

- GUTO escalou os três ontem à noite. Devia ser sempre assim. No futebol não se inventa a roda, muito menos complica-se o óbvio. E por qual razão não faz sempre assim? Por teimosia, só pode. Técnico de futebol, quando começou a ser chamado de "professor", foi fatal para a sua imensa vaidade e seu monumental ego.

- QUANDO as peças se engrenaram o Ceará cresceu e o Fortaleza encolheu-se em campo. Talvez por cansaço, certamente surpreendido pela reação do rival maior. Foi cedendo terreno, enquanto o Ceará virou o jogo, acabou vencendo e bem por 3 a 1. Justamente via, Kelvyn, Cleber e Rick, da nova geração de Porangabuçu.

A CASA CAIU...

- FORTALEZA, como não muda seu figurino, atacar sempre, dá chance a que os adversários armem seus botes fatais. Ontem à noite, Guto acertou a mão. Mais por conta da atuação dos atletas em campo do que por estratégia receosa, de ter pavor a vencer. Mas ganhou e isso já satisfez seu ego, aliviou a barra da torcida alvinegra. Um dia a casa do Pici, cairia. E caiu...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?