Logo O POVO+
Eleições 2022 no Ceará: as pedras do tabuleiro
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Eleições 2022 no Ceará: as pedras do tabuleiro

Capitão Wagner está lançado, agora é a expectativa dos movimentos para saber quem serão os outros candidatos
Tipo Opinião
ANA Miranda  (Foto: Ethi Arcanjo em 16/03/2014)
Foto: Ethi Arcanjo em 16/03/2014 ANA Miranda

1. ESTRATÉGIA da sucessão local começou a ser posta no tabuleiro da política cearense. Capitão Wagner partiu na frente, e espera do que virá dos seus inimigos Ferreira Gomes. Quem parte na frente é indício de que pode chegar na frente? Em relação ao Capitão, na eleição pra Prefeitura, perdeu. Logo, essa regra não é exata. Mas anima o auditório.

2. CASO dos irmãos que dominam a política cearense, há uma divisão entre eles. Pode ser jogo de cena. Embaralhar as cartas pra ver no que dará. Cid tem seu preferido, caso do RC. Ciro opta por Mauro Filho. Enquanto Ivo, de Sobral, apoia a conterrânea Izolda. Atentem para o detalhe: qual deles levar a prenda, a família nada perde.

3. CONFIRMADO. PSL e DEM se fundirão. Comunicado oficial após o dia 7. Será o maior partido do Brasil. Aqui, no Ceará, o comando é do Capitão Wagner. Os tamborins vão esquentar. Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil de Bolsonaro, assegura mais dois novos partidos na coligação. Somados ao MDB, permitirão a Wagner maior tempo na tv. Tempestade à vista.

ESSAS SÃO CONFIDENCIAIS...

TRAMA-SE a ida de Camilo não mais para o Senado, e sim Câmara Federal. Seu lugar seria dado a Tasso para mais um mandato. De quem partiu tamanha idiotice? Tem lugar reservado no asilo da Parangaba...

FALTOU ser dito. Sê-lo-á, agora. Camilo fez barba e bigode na vinda de Lula. Neutralizou a ala radical petista, montado na força do ex-presidente. Resultado: a tal candidatura ao Governo foi parar num ossário...

ANOTEM. Não será novidade se a deputada Augusta Brito, a melhor da bancada feminina da AL, desembarcar de mala e cuia para os braços do PT. Com direito a tapete vermelho estendido pela loura Luizianne. Eita, pau pereira! A sede do PCdoB vai entrar em combustão.

RC de volta à cena política. Já não era sem tempo. Feito barata tonta, não sabe pra onde ir. Pediu audiência a Camilo. Recebeu o silêncio como resposta. Camilo tem mais o que fazer do que ficar conversando miolo de pote.

CENA humilhante. Filas serpenteando de pessoas, sol causticante, dando voltas em torno da Catedral, na tentativa de conseguir se inscrever como ambulante de José Avelino.

ANA Miranda (Foto: Ethi Arcanjo em 16/03/2014)
Foto: Ethi Arcanjo em 16/03/2014 ANA Miranda

ANA Miranda é minha musa inspiradora. Seus escritos semanais são um deleite só, aqui, aos sábados no O POVO. Como dá gosto ler quem escreve bem. Ana tem este dom. Só a vi uma vez, de longe, numa igreja e meus olhos se encantaram. Para não dizer que não falei de flores, neste domingo frugal, ei-la emoldurando este canto precioso. E precisava dessas rosas aureolando seus cabelos? Ganhei meu domingo.

LEIA COLUNAS DA ESCRITORA ANA MIRANDA

NARCISISMO

COMO a moda, agora, é live, que abriga todo tipo de besteirol, Camilo criou a sua. Deu cria, logo, logo. Que o diga o presidente da AL que embarcou na moda. Semanalmente discorre seus feitos ao eleitorado. Narcisismo, na frente, é ciranda-cirandinha...

APRESENTE-SE O CORAJOSO

CPI virou moda, criaram também uma aqui, rotulando-a de CPI do Motim. É visível o foco a quem se quer atingir. Nada contra, tudo a favor. Mas cabe perguntinha ingênua: quem terá coragem de colocar o guiso no pescoço do Capitão?

OBRAS INACABADAS

O QUE o seu antecessor não fez, o atual reitor da UFC, Cândido Albuquerque resolveu arregaçar as mangas e mãos à obra. Concluirá, em dois anos, de reitorado as obras inacabadas dos campus espalhados pelo Estado.

QUEDA DE BRAÇO

IMPRESSIONANTE o trabalho que a Semace e a Prefeitura de Guaramiranga estão tendo para embargar obras irregulares e loteamentos clandestinos. São tantas que sequer dá para contar o montante. Pau neles!

RESPEITE A FILA

FALTANDO quinze meses para as eleições já são doze vereadores que desejam trocar a CMF por uma vaga na AL. Vão penar feio. A maioria é de partidos nanicos com quase nenhuma expressão.

MUDANÇA DE ESPAÇO

RECONHECIMENTO é isso. Cirurgias infantis, que antes eram realizadas no Hospital da Unimed, passam, agora, para o Sopai, Hospital Infantil Filantrópico, referência em todo Brasil, com seu moderno centro cirúrgico.

CHUTE NA CANELA

.CALÇADAS coloridas que aprovei no ato, só tiveram arranco. Ainda assim quero saber quantas foram feitas e onde encontrá-las.

.ANÚNCIO das antigas, ainda valendo nos dias de hoje. Quem não anuncia se esconde.

.EXPLORAÇÃO nos restaurantes é assim. No Santa Grelha, uma simples água mineral custa R$ 9,00. O triplo do preço normal. E ninguém vai preso.

.SEMANA da Pátria, adoro e não perco. -"Marcha soldado/// Cabeça de papel/// Se não marchar direito/// Vai preso no quartel".

.E O Eusébio, hein! Fogo de palha. Aracati, do Bismark Maia, foi lá e destronou todo mundo. Hoje é o melhor do Ceará.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?