Logo O POVO+
Foi-se o primeiro turno, inicia-se a virada da montanha do Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Foi-se o primeiro turno, inicia-se a virada da montanha do Brasileirão

Fortaleza recebe o líder Atlético-MG no Castelão, enquanto o Ceará viaja até o Rio Grande do Sul para encarar o vice-lanterna Grêmio
Tipo Opinião
Fortaleza, de Juan Pablo Vojvoda, encara o Atlético-MG (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Fortaleza, de Juan Pablo Vojvoda, encara o Atlético-MG

- POR ser um campeonato dividido em dois turnos, pontos corridos, quem chegar primeiro ganha, cópia fiel dos campeonatos europeus, o Brasileirão daqui segue a mesma cartilha. O que é bom pra Europa é bom para o Brasil?

- COMO tudo na vida, há o lado bom e o ruim. O positivo — premia a quem somar maior número de pontos, prova provada de que, se chegou a tanto, teve mais competência que os demais, merece levar a prenda maior. À espera do vencedor, belo bônus em dinheiro, destinado pela CBF.

- PORÉM, não vem dos seus cofres, evidente. Sim das cotas de televisão, que são bastante apetitosas. Noves fora as despesas extras que sempre aparecerem, o líquido vai para o clube vencedor. Sabe-se lá quem faz tais contas de despesa extra. Inventa-se alguma coisa, os clubes balançam a cabeça, não questionam, ficam no aguardo do seu quinhão.

BOCA NO TROMBONE

- ESTE ano deverá haver uma diminuição por conta da ausência de público, aquela história da pandemia que esvaziou os estádios. Mesmo assim não é de se desprezar o bônus que está a aguardar o clube vencedor. Se todos concordaram, pressupõe-se que esta foi a divisão mais coerente.

- DEVE ser o modelo mais justo e mais coerente, caso contrário os clubes de há muito teriam botado a boca no trombone. Se todos concordaram, não protestaram, nada mais a se discutir.

VIRTUDES & DEFEITOS

- MODELO do Brasileirão já disputado por outras fórmulas rocambolescas. A atual acabou emplacando. Ela tem defeitos e virtudes. Em corrida de cano longo, nem sempre o favorito é o vencedor, imaginem numa competição onde vários clubes têm pesos muito parecidos.

- ESTE modelo do quem chegar primeiro ganha torna-se, por assim dizer, o mais justo. Evita, como nas fórmulas anteriores, classificar os quatro primeiros colocados de um turno, juntando-se aos quatro do turno seguinte para uma espécie de octogonal, onde o último deles podia dar a volta por cima e chegar em primeiro lugar.

- HÁ também o aspecto de 38 rodadas seguidas, divididas em 19 de cada turno, embora contabilizando os números ganhos, para se chegar ao vencedor no somatório total. Chega um momento tal que torna-se exaustivo aos olhos do torcedor.

- QUEREM um exemplo? Lá se vai. O Flamengo, por ser o de maior torcida no Brasil. Se ele vai bem na Série A, seu torcedor acompanha jogo por jogo, ponto por ponto. Se vai mal na fita, deixa de se interessar.

CANTIGA DE GRILO

- NESTE final de semana, o Brasileirão alcança o início da sua segunda fase, ninguém zera os pontos. Embora devesse. Deixaria o vencedor do primeiro turno, ou até o segundo, para uma disputa extra ao final do segundo. CBF optou em somar os pontos, dar seguimento como cantiga de grilo.

- QUADRO atual revela o Atlético-MG, disparado como líder de pontos, à frente de Palmeiras e — pasmem — Fortaleza, na terceira colocação, não por obra do acaso, sim da ótima campanha que realiza. Perdi as contas de quantas rodadas o Tricolor se segura nesta posição, na frente de outras grandes forças, tais Flamengo, São Paulo, Corinthians etc.

- ATÉ quando irá se segurar, difícil fazer qualquer previsão. Mesmo os que chegaram a prever obra do acaso, caíram do cavalo. O Tricolor continuou derrubando quem encontrou pela frente, atuando tanto aqui, quanto fora. Seria coincidência demais pra se rotular de obra dos acaso.

- ESTE será o prato mais quente da reabertura do Brasileirão na segunda fase, também conhecida como virada da montanha, porque depois daí não haverá mais partida de volta. Jogo entre Atlético-MG e Fortaleza será no Castelão, 16 horas de amanhã

- DETALHE que não pode ser omitido. Há quase 50 anos o Galo busca a conquista deste título, perdido ao longo do tempo, quando o Dadá Maravilha era seu artilheiro e ídolo maior. Quem se lembra ainda do folclórico Dario?

ENQUANTO ISSO...

- CEARÁ também joga amanhã, só que pela manhã (11 horas) diante do Grêmio, lá em Porto Alegre. O clube gaúcho passa por vexames entre os quatro últimos colocados, em busca de uma reabilitação. Até apelou para o Felipão dar um jeito. Por enquanto, mesmo que nada.

- ALVINEGRO faz boa campanha, décima posição. Como novidade, estreia novo técnico, Tiago Nunes, cuja missão principal é a de dar um up na equipe. Alvinegro só não está em melhor posição porque empatou nove partidas, recordista neste Brasileirão, placar preferido do seu ex-treinador Guto Ferreira. Espera-se que o Tiago Nunes dê ao Ceará um novo rumo — o da vitória.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?