Logo O POVO+
O frustrante empate do Ceará e o destino do Bahia nas mãos do Fortaleza
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

O frustrante empate do Ceará e o destino do Bahia nas mãos do Fortaleza

Diante do América-MG, voltou a funcionar a síndrome da casa cheia para o Vovô, com Castelão superlotado. Tricolor, por sua vez, encara Esquadrão, que tenta evitar rebaixamento
Ceará segue sofrendo problemas para converter as oportunidades (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Ceará segue sofrendo problemas para converter as oportunidades

PARECE coisas do além, mas não é. Voltou a funcionar a síndrome da casa cheia, quer dizer, Castelão superlotado, dificilmente o Ceará consegue vencer. Sina repetiu-se outra vez no empate com América-MG, um time apenas esforçado.

FRUSTRAÇÃO & ALEGRIA

COMO, então, definir o sentimento que tomou conta do torcedor alvinegro ao final do jogo, diante daquela pasmaceira geral? Frustração total. Reflexo de tudo isso? Castelão emudeceu-se. Nem aplausos, nem vaias, enquanto os jogadores cabisbaixos desciam ao vestiário. Como é irregular e imprevisível este time do Tiago Nunes!

APENAS um aspecto positivo. Vamos a ele. Ainda assim, Ceará fez sua melhor campanha, como mandante, bem entendido, no Brasileirão somando 37 pontos. Em contrapartida repetiu o mesmo número de empates de 2010, ano em que subiu.

CASA CHEIA

PÚBLICO total da capacidade atual do Castelão, o maior disparado desde a volta do torcedor, superando a casa dos 50 mil, pouco mais que o do Fortaleza dois dias antes. Prova como o torcedor estava sequioso por ver o Castelão escancarado à sua mercê. Lamentável que tenha sido reaberto muito tarde.

CANOA FURADA

CEARÁ levou três matadores - ou pseudos - para a partida contra o América Mineiro. Um horror! Não tenham uma síncope, nem um derrame. Chutes em direção ao gol apenas um de autoria do Cléber. Os outros dois - Jael e Yony - nem isso. Como são ruins os três.

PELA METADE

VINA fez questão de pedir pra jogar. Logo, sua contusão não era tão grave, conclusão inevitável. Ainda assim, a meio pau, segundo parecer do departamento médico, colocou Kelvyn cara a cara com o goleiro na melhor chance alvinegra. Como todo jogador medíocre Kelvyn fez o mais difícil. Com uma perna só, Vina é melhor que o sofrível Jorginho, outro que faz que joga e some em campo.

NOVIDADE levada pelo técnico Tiago Nunes, no banco do Ceará, estava lá o Jacaré. Quem dele ainda se lembrava? Nenhum torcedor alvinegro. Jacaré passou onze meses, quase um ano, no estaleiro entre contusões e embromações.

PROVOCAÇÃO INÚTIL

OUTRO grande consolo. Antes do jogo começar, Vina, pra fazer média com a torcida alvinegra, foi até a borda do campo socando no ar quatro vezes. Qual a intenção? Lembrar a goleada em cima do rival. Bola rolando houve empate amargo e ele, Vina, jogou bola de sabão...

ANTES que esqueça. Pela Série A, Ceará nunca perdeu aqui do América-MG. Em cinco jogos, três vitórias, dois empates. E eu com isso? Cuidado, hein! Não confundir América com o Atlético-MG. A diferença é simplesmente abissal.

MÃOS DO DESTINO

FUTEBOL e seus mistérios insolúveis. Nos pés do Fortaleza o destino do Bahia, permanência ou não na Série A do próximo ano. Não tem saída. Ou ajuda teu irmão ou se for o caso enterra-o de vez.

COMO ninguém é perfeito, muito menos o Vojvoda, no momento de fazer mudanças na equipe, bola rolando, ele se perde todo. Aquela de ressuscitar o Osvaldo foi piada de mau gosto. Só depois corrigiu com a entrada do conterrâneo Depietri que foi lá e decidiu.

MAPA DA MINA

ANOTEM essa. Em, apenas, 48 horas os dois rivais levaram em seus dois jogos (sexta e domingo) 96.521 torcedores. com receita de R$ 1 milhão 608 mil reais. De fazer inveja ao mapa da mina...

PERSONALIDADES...

NA escolha dos melhores da Noite das Personalidades, gol de placa de Sérgio Ponte, técnico Vojvoda só não foi unanimidade porque um dos 20 jurados, todos cronistas esportivos, preferiu votar em Washington Luiz que nada ganhou este ano. É muita cara de pau./// ÚNICA bendita sois, isto é, mulher, na relação das Personalidades, Maria Vieira, presidente do Atlético-CE, derrotou todos os os cartolas marmanjos, inclusos aí os poderosos Marcelo Paz e Robinson de Castro.../// ENQUANTO isso Lucas Crispim, craque do ano, em disputa com Vina, teve mais da metade dos votos, somando nove. Imaginem se o Crispim não se contundisse tanto...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?