Logo O POVO+
Antes, pelo contrário: Ceará empata e Fortaleza perde no Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Antes, pelo contrário: Ceará empata e Fortaleza perde no Brasileirão

FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-05.2022: Ceara x Flamengo, na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro serie A. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-05.2022: Ceara x Flamengo, na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro serie A. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

MAIS se esperava do Flamengo do que do Ceará. O empate (2x2) serviu pra mostrar, isto sim, dois times parecidos, até no modelo tático posto em prática. Vou mais além. Fosse o Ceará pouco mais audacioso, teria vencido. Ou pra ser mais explícito e para que entendam melhor - se tivesse alguém com gula de balançar as redes, o Alvinegro poderia ter saído vencedor.

OCORRE que o Ceará temeu demasiadamente o Flamengo, naquela de evitar um vexame e decepcionar a sua torcida. O Flamengo mandou bom público ao Castelão pois tem admiradores em todo o Brasil. Tanto é vero que a renda passou da casa dos 50 mil.

POR se tratar de dois clubes com torcidas fortes, não é tão difícil assim fazer previsões, aliás, acho uma tolice muito grande. Fácil entender. Se são dois clubes em campo com torcidas poderosas apostar que terá casa cheia, é o mais do que o óbvio.

TAMBÉM achar que deu menos daquilo que alguém previa, faz parte das adivinhações, prato cheio dos apostadores. Pelo sim, pelo não, a presença do torcedor satisfez as partes, com especialidade aos cofres dos dois adversários. Especialmente ao Ceará. O Flamengo lhe caiu do céu. Alguns bons trocados na conta alvinegra serão sempre bem-vindos.

QUANTO ao jogo, não agradou como se esperava, nem desagradou a ponto de decepcionar quem lá esteve no Castelão. Claro, podia ser melhor se o Alvinegro vencesse, como em muitas ocasiões da partida deu a entender. Como temeu demasiadamente o adversário, deixou de lado esse quesito.

ASSANHAR O VESPEIRO

POR sinal não faz parte do perfil do Dorival Júnior que nunca foi chegado a ousadias, nos clubes que dirigiu. Cada treinador tem uma forma de ser e o técnico alvinegro está na fila de ousar sim, mas até certo ponto. Tradução - se o empate estava de bom tamanho para que assanhar o vespeiro do adversário. Flamengo por sua vez, deve ter pensado da mesma maneira. Afinal, um pontinho na casa do adversário não é de todo ruim.

META A CUMPRIR

OBJETIVO do Dorival é dar ao Ceará uma nova cara um outro perfil. Qual mesmo, cara-pálida? Se não é chegado tanto a ousadia e opta mais pela precaução, não passa da repetição de outros modelos, dos tantos técnicos que habitaram em Porangabuçu. Particularmente gostaria de ver um Ceará bem mais ousado. Peças até tem em demasia ou até certo ponto, pois fica-lhe a faltar um artilheiro. E quem não quer um goleador no seu time?

EM relação ao Flamengo, impressão deixada é a de que passa por fase de transição a procura do ponto ideal. Com aquele futebol que praticou diante do Alvinegro vai demorar um bocado.

TOME-SE como exemplo que seus dois gols foram marcados por um jogador de meio-campo, caso o Arão que só pode ter fôlego de sete gatos.

NEM AO CÉU, NEM AO MAR

MUDANÇA de treinador, apesar do estilo bem mais cauteloso do Dorival Júnior, deu ao Ceará um sopro de progresso. Bem diferente e melhor dos que o antecederam, isso é fato.

PORÉM, imaginar um Ceará agudo, ofensivo, desbravador, podem tirar o cavalo da chuva. Mas também não verão um Alvinegro acovardado, retrancado temendo ser derrotado.

QUEDA LIVRE?

ACENDEU o sinal vermelho para os lados do Fortaleza, com a derrota (3x1) para o Botafogo, no Engenhão. A pergunta que não quer calar é uma só - estará o Tricolor em queda livre? Ora, ora, se o time segura a lanterna do Brasileirão com o resultado de ontem, somando, apenas, um mísero ponto, a resposta qualquer aluno de jardim de infância, sabe na hora.

JUSTIFICA-SE ou ao menos explica esta queda livre. De uns jogos para cá o Tricolor perdeu o rumo da estrada que vinha seguindo até então. O que está faltando? Muita coisa.

FATO de o Botafogo atuar em seu estádio, trata-se de uma vantagem, mas não é isso, também, que vai explicar mais um tropeço do Tricolor. Até que o Fortaleza chegou a aguentar por bom tempo o 1x1, dando a impressão de que seria este o resultado.

CHÁ DE SUMIÇO

QUEM pensou assim pensou errado. Ao contrário e de maneira até surpreendente o Tricolor arreou em campo, permitindo que o Botafogo transformasse o empate na vitória de 3 a 1. Houve momentos do jogo em que parecia não ter mais ninguém do Tricolor em campo. Os demais simplesmente se evaporaram, perderam a noção do tempo e do próprio jogo. A derrota para o Botafogo requer, urgente, rever conceitos.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?