Logo O POVO+
A queda livre do Ceará no Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A queda livre do Ceará no Brasileirão

Tipo Opinião
Na última partida como visitante, Ceará foi derrotado pelo Grêmio em Caxias do Sul. (Foto: Israel Simonton/Ceará SC)
Foto: Israel Simonton/Ceará SC Na última partida como visitante, Ceará foi derrotado pelo Grêmio em Caxias do Sul.

Ceará foi derrotado pelo Grêmio em Caxias do Sul e ampliou jejum de vitórias
Ceará foi derrotado pelo Grêmio em Caxias do Sul e ampliou jejum de vitórias (Foto: Israel Simonton/Ceará SC)

- Qual a surpresa do Ceará ter ido esbarrar na zona de rebaixamento? Absolutamente nenhuma. Os números já indicavam. Time que não vence, seguidamente, dez jogos, fatalmente chegaria à posição que chegou. Se os números não enganam, quanto mais o futebol praticado dentro de campo, estribado numa campanha bisonha de mais erros do que de acertos. Estes, aliás, quase nenhuns.

- Muito menos a troca de técnico, feito a toque de caixa, conseguiu provocar uma reação do Ceará. Nem podia. Adílson Batista desembarcou três dias antes da estreia, às tontas e às cegas, sem conhecer nada, nem ninguém. Apelou para o tato, pela experiência, se bem que desativado faz um tempão, e pelas informações, nem sempre transparentes ou verdadeiras. Entrou numa tremenda fogueira e já começou a ser chamuscado.

Erros fatais do Ceará

- Erro remonta da época de Enderson Moreira que demorou a ser demitido apesar de o time, sob seu comando, passar oito jogos sem vencer. Porque a diretoria alvinegra demora tanto a agir quando vê que as coisas em campo começam a desandar? Esperar sempre pelo próximo jogo para ver se o time se reabilita? Este foi um dos erros fatais. Ou o mais fatal de todos.

- Pior veio na hora de mudar, quando conseguiu o feito de redescobrir que Adílson Batista estava livre no mercado, embora não atentasse para o detalhe de que há um ano não dirigia nenhum clube, estribado em várias campanhas nas quais a maioria foi esbarrar na zona de rebaixamento. Tem alguém dentro da diretoria do Ceará querendo puxar o tapete do presidente Robinson.

Crônicas anunciadas

FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-10-2019: Fortaleza x Chapecoense - Campeonato Brasileiro Série A - 24ª rodada - Estádio Castelão.  (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-10-2019: Fortaleza x Chapecoense - Campeonato Brasileiro Série A - 24ª rodada - Estádio Castelão. (Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: JÚLIO CAESAR)

- Derrota para o Grêmio já era crônica anunciada, assim como a vitória, no Castelão, do Fortaleza sobre a fraca Chapecoense, não por acaso, segurando a lanterna do Brasileirão. Não seria aqui que iria se reabilitar e muito menos o Ceará, contra o poderoso Grêmio, lá nos confins da serra gaúcha. Aqui, mesmo sem jogar esses balaios, o Fortaleza venceu a Chape (2 a 0), time aos pandarecos. No Centenário, o Grêmio venceu, 2 a 1, mesmo não jogando bem. O Ceará foi pior.

- Castelão, o Fortaleza estava na obrigação de vencer a Chape e cumpriu seu papel. Ceni ainda não reencontrou o ponto do doce após sua volta. Há claros visíveis na equipe, especialmente na meia-cancha, nada criativa, a ponto de Felipe, bom valor, ser vítima das vaias da torcida por excesso de passes errados.

Emendas & sonetos

FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Adílson Batista, Tecnico do Ceará. Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Adílson Batista, Tecnico do Ceará. Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) (Foto: AURELIO ALVES)

- Contra o Grêmio, o técnico Adílson Batista conseguiu o que nem mesmo seu antecessor ousaria fazer. Resolveu reinventar Pedro Ken na meia-cancha, deixando Ricardinho no banco. Se com este o Ceará era letárgico, imaginem com o Ken fora de forma e de ritmo. Tipo do jogador que nem sequer a torcida sabia que ainda estava no Ceará. Deu na melada que deu. A emenda saiu pior que o soneto.

- Se ficasse aí até se perdoaria, quando ele se redimiu ao fazer entrar Ricardinho no segundo tempo. Ele fez dois lançamentos e perdeu a grande chance de empatar o jogo. Mas eis que Adílson botou em campo o Auremir. Mil entre mil torcedores tinham certeza de que ele já havia deixado o Ceará. Ou nem passado por lá. Que nada! Lá estava no Auremir, lépido, fagueiro e totalmente às tontas sem saber o que fazer. A partir daí desmoronou tudo.

Imperdoável

- Chegada à zona de rebaixamento foi o alerta que já piscava faz tempo, ajudada não só pela derrota para o Grêmio, quanto pela vitória do CSA diante do Internacional. A posição que antes era do clube alagoano ele "gentilmente" cedeu ao Alvinegro. Dez dias antes já vencera este mesmo Ceará prenúncio de que estava em ascensão.

- Pra completar a obra, pois desgraça pouca é bobagem, a torcida do Ceará, com a vitória do Fortaleza sobre a Chape, viu o maior rival tomar distância de cinco pontos na tabela do Brasileirão. Isso para o torcedor é imperdoável. Com rivalidade não se brinca. Reza a lenda. É até fácil chegar à zona de reixamento. Muito mais difícil é dela sair. Que o diga o poderoso Cruzeiro, incrível que pareça, atrás do Ceará. Serve de consolo?

Saracoteio de Wellington Paulista

Wellington Paulista chega a 9 gols na Série A do Brasileiro
Wellington Paulista chega a 9 gols na Série A do Brasileiro (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

- Cada jogador tem sua mania. Wellington Paulista, artilheiro do Fortaleza, tem uma que ainda não tinha visto em nenhum outro. Antes de correr para a batida da penalidade fica a saracotear na frente do goleiro na intenção de confundi-lo. Só pode ter copiado aquele saracoteio todo de algum mestre-sala...

Leia outras colunas do Alan Neto clicando aqui

Futcast discute volta de Rogério Ceni ao Fortaleza e chegada de Adílson Batista ao Ceará

Listen to "#73 - O retorno de Ceni e a chegada de Adilson Batista" on Spreaker.

Na Prancheta fala sobre a busca de pontos fora de casa de Ceará e Fortaleza


Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?