Logo O POVO+
A síndrome do pânico
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A síndrome do pânico

Tipo Opinião

1. DESABAMENTO do Edifício Andréa não só comoveu toda a cidade, quanto implantou em cada morador de edifícios, residenciais ou não, a síndrome do pânico deixando Fortaleza envolta num clima de luto e perplexidade. Cada qual procurando uma resposta pra toda aquela situação. Respostas não vieram, embora as perguntas continuem sendo muitas.

2. TANTAS as versões a embaralhar a cabeça de todos. Duas óbvias - de quem a culpa ou quem são os culpados? Um edifício não desaba literalmente sem ver nem pra que. Falta de vistoria técnica. Eis a resposta mais comum. Só isso? É vago e não convence. Cabe pergunta até certo ponto trágica - e os milhares que não fizeram correm o risco de desabamento?

3. CHOVEM promessas de tomadas de providências rígidas. Eis o tom dado pelas autoridades competentes. O mesmo bordão batido de quando ocorrem sinistros. O dever maior não ocorreu antes, fiscalizando as construções clandestinas, espalhadas aos borbotões. A população quer respostas convincentes, isto sim, e não meros e trêfegos paliativos.

CONFIDENCIAIS

DO engenheiro Victor Frota Pinto, ex-presidente do Crea-Ce, sobre como proceder a inspeção prévia, em tom confidencial e exclusivo. Anotem e recortem.

LEI da Inspeção Predial de Fortaleza é regulamentada desde 2015. Em seu bojo consta a periodicidade das vistorias técnicas...

VALORES - depende de cada imóvel, sua área, estado de conservação, complexidade da vistoria...

LAUDO referente aos honorários. Existe uma tabela no Sindicato dos Engenheiros referentes aos valores...

ATENÇÃO. Não são as construtoras que realizam a vistoria e emite laudo de inspeção predial. Quem as realiza são profissionais engenheiros e arquitetos habilitados conforme suas atribuições nas respectivas legislações profissionais e registros em seus conselhos profissionais...

MAIS importante é a sensibilização da população na manutenção preventiva e corretiva através de acompanhamento técnico de profissional legalmente habilitado...

JAMAIS esquecer que o proprietário do imóvel e o síndico do prédio estão na obrigação de serem os guardiões da preservação da integridade física de duas edificações...

DETALHE relevante. A Lei da Inspeção Predial de Fortaleza está regulamentada desde 2015, portanto há quatro anos. Lá consta a periodicidade das vistorias técnicas. Autor da lei: o então vereador (hoje deputado estadual) Acrísio Sena, quando ainda era presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

CONSELHO & RAPÉ

ACEITA conselho que é como rapé, toma quem quer, governador? Desovar os 7 mil imóveis inúteis e inservíveis do Estado em um só leilão. Com o apurado investir na área de Saúde, sua meta prioritária. Consumidos pela ferrugem e teias de aranhas, um horror, tais imóveis estão deteriorados, aumentando despesas e prejuízos.

HONRA AO MÉRITO

NO fatídico episódio do desabamento do edifício Andréa, mais uma vez o Corpo de Bombeiros ocupou posição de relevo, dia e noite sem parar, com ajuda imprescindível de voluntários, na remoção dos escombros. Não por acaso é a instituição que a população, unanimidade entre todos, mais admira e mais leva a sério.

BOCA NO TROMBONE

MORADORES que residem nas imediações do Náutico, botam a boca no trombone. Festas intermináveis com som em volume máximo fazem com que eles passem a noite em claro. Esquecem que nas imediações residem gente que trabalha, pessoas doentes, bebês, idosos por aí vai. Já foram feitas denúncias. Em vão. Entram num ouvido e saem no outro. Já não sabem mais para quem apelar. Cabe a diretoria adotar as providências. Se é que tem autoridade para tal.

ELE MERECE

PROPRIETÁRIO do Shopping Benfica, João Soares Neto foi o escolhido empresário de 2019 pela Assembleia Legislativa e aquinhoado com a Medalha Edson Queiroz. Solenidade marcada para o dia 29 deste mês. Ele, mais do que ninguém, merece.

BODE GIGANTE

PODEM anotar. Se Luizianne Lins for a escolhida pelo PT candidata do partido à sucessão da Prefeitura, pelo andar de carruagem, será colocado no meio do salão do Abolição um bode gigantesco pra Camilo. De duas, uma - domá-lo ou enxotá-lo. Motivo? Os petistas não abrem mão do seu apoio, nome mais representativo do PT no Ceará. E agora?

MONTANHA RUSSA

PRESTÍGIO não se compra. Se impõe. Cirurgião plástico, Erfon Ramos, recordista em aulas sobre o tema lipoabdominoplástia. Atualmente em Manaus em Jornada Norte e Nordeste da sua especialidade. Erfon perdeu as contas de quantas países visitou abordando o mesmo tema. No Ceará tem disso, sim.../// RC informa. Polo Humorístico da Beira-Mar, malgrado o local ser demolido, ali permanecerá como fonte de atração dos turistas que visitam Fortaleza, a terra do humor. Lailtinho Brega vibra.../// DARIA tudo pra ver o Waldonis, de visual novo, tocando e cantando a música em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, no Vaticano. Na sanfona é imbatível. Cantando, jamais deveria... /// POUCO a pouco os moradores estão voltando a Praça do Ferreira, onde se sentem em casa, como num hotel da primeira classe.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?