Logo O POVO+
Os estrangeiros que são destaques no Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Os estrangeiros que são destaques no Brasileirão

Jorge Jesus, treinador do Flamengo (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Foto: Mauro Pimentel/AFP Jorge Jesus, treinador do Flamengo

BRASILEIRÃO da atual temporada pode escolher dois estrangeiros como Melhores do Ano, caso de técnico, português Jorge Jesus e craque, uruguaio Arrascaeta, comprado ao Cruzeiro por uma nota alta, embora seu futebol apresentado no Flamengo tenha sido cinco vezes melhor do que no clube mineiro.

ALIÁS, Fla, salvou o futebol carioca, pois os demais, Vasco, Botafogo e Fluminense tiveram campanha fraca, salvando-se um pouco o Vasco, menos pelo elenco, muito mais pela presença de Luxemburgo, que conhece o caminho das pedras.

ANDAR da carruagem, tirante Mengão, futebol paulista mais uma vez predominou com Palmeiras e Santos entre os quatro do pódio principal. Do Corinthians esperava-se algo melhor e São Paulo poderia ter ido mais além, não errasse na contratação de treinadores, últimos dos quais, Fernando Diniz, que se diz sósia do Guardiola copiando estilo tico-tico-no-fubá, ou seja, passe excessivos, objetividade (quase) nada.

um do futebol cearense nesse listão. Não propriamente da terra, caso do colombiano Quintero, primando pela regularidade, pois atuou em todos os jogos, menos um, por conta do cartão amarelo. Nenhum outro zagueiro, dentre todos os 20 clubes participantes, chegou a tal ponto.

Sobre o assunto:

REVELAÇÃO, sem dúvida, Atlhético Paranaense, único representante do Estado, além de campanha correta, de lambugem venceu a Copa do Brasil dentro do Beira-Rio.

MINAS a maior decepção a ponto do poderoso Cruzeiro brigar pra não ser rebaixado, embora o Atlético um pouco melhor, ou menos ruim, ainda tateando entre a turma de baixo.

PRÓXIMO ano mesmo que algum do futebol cearense caia, Nordeste já garantiu vaga, preenchida pelo Sport que acabou de subir, não necessariamente como primeiro, mas segundo com certo brilho.

TIRO PELA CULATRA

QUANDO se dispôs a pagar antes do final de cada mês, caso único entre os 20 da Série A, presidente Robinson de Castro atirou no viu e errou também no que não viu.

QUE terá passado por sua cabeça? Pagando antes do fim do mês servirá de motivação pros jogadores se desdobrarem em campo em busca da vitória.

BOA intenção na teoria. Na prática, tiro pela culatra. Não funcionou. A se tirar pela má situação do Alvinegro em desespero pra não cair.

JOGADOR fica bem acostumado, sabe que dinheiro cairá na sua conta antes do prazo, porém se tivesse adendo do bicho situação talvez fosse outra. Em termos de motivação, bem entendido.

FORTALEZA, por exemplo, paga também em dia, deixa pro último dia, o que não significa atraso.

FOLHA de um e do outro a do alvinegro é maior, pelo menos 20%, técnico Rogério Ceni à parte, um dos dez maiores salários no futebol brasileiro, neste quesito.

HISTORINHA

RÁDIO, onde comecei engatinhante, fiz quase de tudo. Menos narrar. Seria um vexame. Tentei ser comentarista, na terceira vez desisti. Optei em ser repórter. Uma confissão. Gosto mais dos bastidores, que torcedor pouco toma conhecimento, do que ver bola rolando que nem sempre entra no meu facho.

AONDE quero chegar? Repórter de campo tive uma única experiência pois um colega teve sérios problemas intestinais não pode comparecer. Fui escalado de última hora. Jogo Fortaleza x Guarany de Sobral, no Junco. Erandy Montenegro grande ídolo tricolor primeiro a vir em minha direção. Como queria fazer diferente me antecipei aos demais. Claro que esperou pela pergunta óbvia. Mudei o tom e sapequei- "De onde vem esta sua fama de canela de vidro?". Pra que! Ele veio de lá e soltou um palavrão no ar, daquele tamanho...

DOIS DOS CINCO

QUANDO elaborarem o listão dos cinco gols mais bonitos do Brasileirão dois do futebol cearense estarão entre eles.

AMBOS zagueiro, por coincidência de bicicleta. Tiago Alves, com a camisa do Ceará e Paulão, mais recente, com a camisa do Fortaleza.

NENHUM, porém, igualou-se ao de Arrascaeta, no Castelão contra o Ceará, no estilo mais difícil de ser feito, pegando bola em pleno ar após cruzamento inesperado.

CONTUDO, se valesse pra essa contagem, gol contra, o de Juninho, do Fortaleza. Lá do meio campo atrasou bola pelo alto, pegando goleiro tricolor fora da área, estaria no rol dos mais bonitos. Pelo ineditismo, superou a todos os outros.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?