Logo O POVO+
Onde a verdade se esconde
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Onde a verdade se esconde

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-12-2016: Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza e Sérgio Pontes, jornalista do O POVO. Noite das Personalidades, desportistas, políticos e artistas recebem homenagens e projetam metas para próximo ano, realizado no Marina Park Hotel. (Foto: Tatiana Fortes /O POVO) (Foto: O POVO)
Foto: O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 12-12-2016: Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza e Sérgio Pontes, jornalista do O POVO. Noite das Personalidades, desportistas, políticos e artistas recebem homenagens e projetam metas para próximo ano, realizado no Marina Park Hotel. (Foto: Tatiana Fortes /O POVO)

1. O QUE há, enfim, por trás da repentina licença de três meses do Senado de Cid Gomes? Recomenda a cartilha do bom jornalismo jamais se embarcar na primeira versão que vem à tona. Aquela da conveniência para salvar as aparências. Preferível catar onde está a verdade. Reza a lenda que a verdade está sempre no fundo do abismo que não tem fundo.

2. LEQUE de exemplos. Aquela de que Cid veio para estruturar o PDT, de olho nas eleições do Interior é cantiga de ninar recém-nascido. Passa de cara a versão de que o atual presidente André Figueiredo não tem capacidade para tal. Pegou mal. Aliás, consta que esta é a causa pela qual foi defenestrado, temporariamente, para que Cid assuma o comando de tudo.

3. VINDA de Cid, estrategista maior do clã dos irmãos, 10 meses antes da eleição em Fortaleza, tem tudo a ver com a sucessão de RC, a proporção que cresce a penetração do capitão Wagner na periferia, segundo pesquisas internas. Se mal pergunto: E a situação de André Figueiredo? Estrebuchar, nem pensar. Bater palmas pode? O primeiro da fila...

FOGO CRUZADO

DUELO digno de ser acompanhado, capítulo por capítulo. Pela ordem, o que sairá primeiro: Reabertura da Biblioteca Pública, o Anel Viário ou a transposição do rio São Francisco? Recomenda-se esperarem sentados, pois, em pé, cansa...

QUER dizer, então, que por medida de economia, 80% das Secretarias serão transferidas, em 2020, para o Centro de Eventos. Mas que maravilha! Só tem uma coisa. Nunca mais o Arialdo Pinho, com aquele seu cãozinho de estimação, para cima e para baixo, terá sossego em sua vida. Pandemônio na frente daquele zorra, será fichinha...

PASMEM. Mesmo modelo de trânsito, uma via só para os carros, será cópia fiel do que será implantada na avenida Desembargador Moreira em demanda da Beira-Mar. Não tem volta. Só ida. Se mal pergunto: E as calçadas coloridas estarão presentes? Sem elas perderá a graça...

HÁ quase 5 anos a avenida da Universidade foi batizada de Reitor Martins Filho, introdutor da nossa UFC. Mil entre mil pessoas sequer sabiam. Essas mil, multiplicadas por mais 20 mil, jamais deixarão de chamá-la de avenida da Universidade. O que é batizado pelo povo, não precisa ser levado sequer a pia batismal.

ESTÁ a precisar, urgentemente, de um banho de loja a nossa Catedral. Por dentro, o templo é lindo. Por fora, com aquelas paredes imundas e encardidas, é um horror.

POIS é, quem diria! Safadão que atrai multidões, saracoteando e cantando, é imbatível. Na política, onde se meteu pra ajudar a família nas urnas de Aracoiaba, sua influência foi zero à esquerda.

DIZEM maravilhas da sala de embarque internacional do aeroporto dos alemães, onde o conforto e o luxo imperam. Enquanto isso, na ala nacional, onde circula a raia miúda, se mudou, foi para muito pior. Ali mais parece um mercado persa.

PALESTRANTE ANÓDINO

COMO primeira atração do ciclo de palestras, da nova gestão da Fiec, sob comando de Ricardo Cavalcante, intenção foi boa. O vice-presidente da República, Henrique Mourão, veio debaixo de um aparato militar invejável. Como palestrante, faltaram molho e aquele algo mais. Nada a acrescentar, além do trivial. Por alguns momentos, provocou bocejos, de tão cansativo que foi. Mas o general cumpriu sua missão em obediência e hierarquia militar. Presidente é presidente, pode dizer tudo. Vice é vice, sem ir além do solado do pés.

ANTES DO CÉU

SUCESSÃO de 2022, senador Tasso Jereissati estará presente, sim. Candidato à reeleição, embora diga que não, podem apostar, será. VT, com aquela sabedoria milenar, olhos miúdos, revirando para os lados, vaticinava: antes do céu, só o Senado...

VAI ENCARAR?

CAPITÃO Wagner resolveu tirar Ciro Gomes à terreiro, chamando-o pra encarar na urnas, a disputa das eleições do próximo ano. Ciro, que não é de levar desaforo para casa, pela primeira vez deu silêncio como resposta. E o Cid por acaso serve? É só meter as caras.

FUMAÇA & FOGO

AINDA vai provocar muito disse-me-disse boato espalhado sobre a saída de Romildo Rolim, do BNB. De gestão irrepreensível e austera, Rolim ganhou as simpatias gerais. Boato é como fumaça. Se tem por perto, tem fogo à vista. Se tem boato, tem algum fundo de verdade.

TERRA DAS MEDALHAS

FORTALEZA tornou-se a terra das medalhas. De todo tipo e de todo jeito. Não existe em lugar no mundo algo sequer parecido. Até a da Abolição entrou nesta toada. Sete ao todo é algo histórico, onde até o padre Manzzoti, que nada tem a ver com o Ceará, levou a sua. Se Camilo queria entrar para história, já está nela.

 

OLHO NO OLHO

OPINAR até posso. E devo. Se fosse dado o direito de escolher o político revelação do ano, todas as honras e méritos para o presidente da CMF, Antônio Henrique. Fez, em um ano apenas de gestão, o que seus antecessores não fizeram durante décadas.

SHOPPING Benfica como sempre inovando. Abre as portas para realizar o sonho de Natal de 200 crianças em situação de rua. Faz parceria com a Secretaria de Direitos Humanos. Elas irão assistir filmes com pipoca e refrigerantes. De quebra, visitarão a decoração de Natal, a mais bonita de todos os seus concorrentes. Será, agora, 17 de dezembro.

DISPARADAMENTE o maior abacaxi do ano, já está escolhido: Os Parças. Beira o ridículo, consegue o feito de ninguém achar graça daquele besteirol.

E O João de Deus, hein? Pode ser rebatizado com outro nome. Qualquer semelhança com o João de Diabo não é mera coincidência...

TANTOS prefeitos passaram pelo Paço, nenhum deles conseguiu fazer nada pela avenida José Bastos, a terceira de maior movimento na cidade. Precisou RC, aparecer, arregaçar as mangas, irá requalificá-la até antes do final da sua gestão. Aquilo ali vai ficar um brinco.

ENFIM, o que é Parceria Pública Privada? Pronta resposta: privatização metida à besta.

JERI será privatizada. Contra ou a favor, cara-pálida? Totalmente a favor. Aliás, caneta na mão, privatizaria tudo. Não ficava pedra sobre pedra.

TEMPO passa e a vaquinha do Iguatemi continua lá, há dois anos, impávida, colosso. E quem é doido para mexer nela, toda cheia de rendas e de bicos? A vaquinha do Iguatemi só falta mugir. Não está longe o dia.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?