Logo O POVO+
Copa do Nordeste aterrissa de paraquedas para Ceará e Fortaleza neste 2020
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Copa do Nordeste aterrissa de paraquedas para Ceará e Fortaleza neste 2020

Tipo Opinião

. Primeira atração, extra Estadual, quer dizer, primeira competição a descer de paraquedas, dentre as quatro que vêm por aí, Copa do Nordeste pra Fortaleza e Ceará.

. Nordestão já foi mais atrativo. Hoje perdeu a graça, conta e risco de que a repetição de fórmulas cansa a beleza de qualquer torcedor.

. Se-lo-á no dia em que se transformar em Campeonato do Nordeste, extinguindo esses Estaduais sem pé, nem cabeça, que já deram o que tinha de dar.

. Federações não deixam, muitos menos a CBF. Entidades porque deixarão de fazer parte do colégio eleitoral, curral onde os presidentes da entidade maior se eternizam.

. Sem esquecer que cada uma delas recebe mensalmente rechonchudo bônus, ajuda de custo pra pagamentos do seus custeios, como se precisassem pois de cada renda de jogo em casa levam 5% limpíssimos do bruto.

. Esta a razão dos presidentes não quererem largar o osso. Mauro Carmélio já vai no quinto mandato, mas o recordista é o de Belém que já manda na casa há 30 anos.

. Solução seria criação de uma Liga Nacional, deixando CBF apenas com missão de cuidar da seleção, a exemplo da Europa. Já tentaram algumas vezes, mas a bancada da bola do Congresso não permite.

Terra de sapos

. Pois se é assim, e não pode ser mudado, repete-se a história da terra dos sapos, de cócoras com eles. Seja feita a vontade da cartolagem.

. Fortaleza e Ceará estreiam neste fim de semana. Os dois se lixando pro nosso Estadual, que morreu e sabe. Entrarão no filé do campeonato, se é que pode ser chamado assim.

. Tricolor, contra Vitória, amanhã no Barradão, Ceará, portões fechados, domingo enfrentará o Freipaulistano.

. Que graça tem jogo de portões fechados? A mesma graça que tem treino secreto. Apenas muda de rótulo. Prejuízo pro Ceará, mas não mexe na polpuda cota que receberá.

. Torcedor ficará privado de ver o "novo" Ceará, com seu pacotão de 12 jogadores. Mudança radical que tanto pode, quanto não pode dar certo. Futebol é movido pela imprevisibilidade.

. Menos mal que o adversário é fraco, sem tradição, embora tenha ganho merecidamente a vaga. Futebol sergipano nunca foi atração, a despeito de uma cidade agradável de se morar.

. Até o nome é estranho — Freipaulistano. Em homenagem a um frade que gostava de futebol, fundou o time e virou nome da cidade do Interior sergipano.

Reverso da medalha

. Fortaleza estreia enfrentando o Vitória, que por pouco não cai pra Terceirona. Quem o salvou? Veterano Geninho, de tantos times dirigidos, aliás, treinador brasileiro mais antigo em ação. Geninho nunca ficou sem trabalhar, entra ano, sai ano.

. Vitória passa por crise financeira braba, formou time modesto, enquanto rival Bahia passa-lhe a perna em todos os sentidos. Clube bem gerido dificilmente entra em crise. Que o digam Fortaleza e Ceará, que trabalham dentro de um planejamento rígido. Neste segmento pontos pra Marcelo Paz e Robinson de Castro, dois dirigentes centrados.

. Tricolor requentou time do ano passado, dentro daquela tese do que se deu certo um ano, tem tudo pra dar certo no outro. Em futebol, com suas surpresas e mumunhas, é uma faca de dois gumes.

. Reforços poucos, três ou quatro, nenhum encheu os olhos da torcida tricolor que esperava algo mais, principalmente ao ver os reforços trazidos, em forma de pacotão, pelo rival maior.

. Sem esquecer, Fortaleza foi o último campeão da Copa do Nordeste, mais um título de Ceni, ano passado. O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada.

Boato unânime...

. Quem deve estar de volta mais dia, menos dia, é Edinho, outra vez emprestado pelo Atlético-MG. Sem vez, nem no banco vai, apesar de ser bom jogador, porém Edinho é típico jogador caseiro. Não acertou em nenhum clube quando deixou de respirar os ares do Nordeste.

Boca de forno

. Por qual razão Ceará e Fortaleza não disputam primeira fase do Estadual com suas equipes do sub-20?

. Ponta de língua. Como a turma dos 20 é ruim de bola, alvinegros e tricolores não querem correr o risco de chegarem em último e perderam o naco da Copa do Brasil. Simples, assim.

Leia outras colunas do Alan Neto clicando aqui

Confira a novo episódio do Futcast
Listen to "#84 - Exclusiva com Robinson de Castro: “Não estamos fazendo loucura”" on Spreaker.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?