Logo O POVO+
Mil curiosidades sobre a Copa do Nordeste, que neste fim de semana começa para Ceará e Fortaleza
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Mil curiosidades sobre a Copa do Nordeste, que neste fim de semana começa para Ceará e Fortaleza

Tipo Opinião

. Nordestão, que começa hoje pra Fortaleza, contra Vitória, Barradão, e Ceará aqui, PV, amanhã, portões fechados, contra Freipaulistano, incrível, já atravessou 16 edições. Logo, esta será a de número 17. Perfeccionista, como todo sagitariano, Miguel Júnior colheu dados preciosos e mil curiosidades. Vale a pena recortá-las.

Ranking

. Bahia e Pernambuco lideram ranking de títulos, à frente de Ceará, disparados. Futebol baiano, lá se vão 7 títulos divididos entre Bahia e Vitória, este, por sinal, primeiro campeão, quando Nordestão estava nas fraldas. Dois clubes da terra, um título pra cada, muito pouco. Mais recente, Fortaleza ano passado.

. Apenas três estados não ganharam títulos — Piauí, Alagoas e Sergipe. Até a Paraíba abiscoitou (que palavra!) o seu, via Campinense. Curiosidade — treinador era Oliveira Canindé, aliás, único técnico genuinamente cearense a chegar ao pódio.

O carrasco

. Lembram Sérgio Alves, o eterno carrasco tricolor, um dos ídolos da história do Ceará? Pois bem. Foi o maior artilheiro da Copa do Nordeste, balançando as redes 13 vezes. Mas não com a camisa alvinegra, sim quando atuava pelo Bahia.

Enxurrada

. Pasmem. Nada menos do que 55 clubes do Nordeste participaram do torneio. Respeite a enxurrada! Futebol cearense entrou com seis. Curiosidade. Neste rol estiveram Juazeiro e Uniclinic. Os dois saíram do radar do nosso futebol. Uniclinic terceirizado ao hoje Atlético Cearense. E o Juazeiro? Sumiu do mapa.

À granel

. Sabem quantos clubes diferentes conquistaram a Copa do Nordeste? Nove. Cearenses Ceará e Fortaleza, um pra cada. Alvinegro, à época dirigido por Silas, que largou a profissão cedo, e, mais recente, Ceni, que cearense também não é. Porém no Fortaleza se fez treinador.

Maior vencedor

. Sabem qual foi o técnico que mais ganhou títulos no Nordestão? Arthurzinho. Lembram dele? Fim de carreira atuou pelo Fortaleza, fez um gol pouco além da faixa central, mas não igual ao de Cláudio Adão, que Pelé tentou, mas nunca fez. Arthurzinho virou técnico, foi campeão pelo Vitória e ano seguinte pelo América-RN. Por onde anda ele hoje? Quem souber do seu paradeiro favor informar...

Muda, muda

. Nordestão já trocou de figurino, isto é, modelo de competição, quatro vezes. O atual, divide em dois grupos distintos. Grupo A de um lado, B do outro, não se enfrentam, sim, um contra o outro. Razão pela qual Ceará x Fortaleza, nosso clássico maior, já será no próximo domingo.

Antes que (eu) esqueça

(1) - Fortaleza faturou pra patrocinador master em suas camisas, um site de apostas (EsporteNet), nova moda no futebol. Não é o primeiro, nem será o último. Mensalmente receberá R$ 120 mil, com direito a figurar no Brasileirão. Muito pouco pela dimensão do calendário deste ano.

(2) - Ceará remontou time com 13 reforços. Um exagero. Aqui é assim, quando não é 8, 80 é. Fortaleza resolveu requentar o do ano passado, com poucos reforços. Esta faca tem dois gumes.

(3) - Reparem tamanho do contrassenso. Estadual do Mauro Carmélio, patrocinador mor é conhecida cachaça. Acontece que nos estádios cachaça é proibida, mas cerveja não. Venderam Zé por Cazuza...

(4) - Primeira exclusiva de Ceni não foi pra nenhuma emissora ou jornal da terra, sim pra Jovem Pan, onde ficou à vontade, respondeu todas as perguntas, embora resmungando com aquele papo furado de mercado...

(5) - E o Carcará cearense do basquete, hein! Diferente, do original, nem pega, nem mata, nem come. Um fiasco total. Quanta falta faz o Bial.

(6) - Cada técnico e seus afilhados. O do Fucks, do Ceará, felizardo é o Baxola que, ano passado, esqueceu de jogar bola, maioria das vezes contundido ou murcha mesmo.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?