Logo O POVO+
Sarto cola em Roberto Cláudio e em vereadores da base na largada da campanha
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Sarto cola em Roberto Cláudio e em vereadores da base na largada da campanha

Agenda do candidato tem misturado visitas a obras da gestão municipal e carreatas com vereadores do bloco governista na Câmara
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28.09.2020: Acompanhamos o candidato do PDT - Sarto em visita ao Residencial Alto da Paz , com o Prefeito Roberto Claudio e o vici Elcio Batista. em época de COVID-19.  (Foto: Aurelio Alves/ O POVO). (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 28.09.2020: Acompanhamos o candidato do PDT - Sarto em visita ao Residencial Alto da Paz , com o Prefeito Roberto Claudio e o vici Elcio Batista. em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/ O POVO).

Agenda dos primeiros dias da campanha de José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza já deixa clara a estratégia adotada por pedetistas na fase inicial da disputa. Nos primeiros dias de atividades de rua, o candidato dedicou o “expediente” para um misto de visitas a ações da gestão Roberto Cláudio (PDT) e agendas com vereadores do bloco governista.

A ideia é “colar” imagem do candidato com a administração do prefeito, além de usar da imensa base parlamentar da gestão na Câmara Municipal. Atualmente, partidos da base do candidato do PDT reúnem 34 dos 43 vereadores de Fortaleza – ou seja, 80% da Casa. Como o candidato é pouco conhecido da grande população, o apoio dos parlamentares faz a diferença.

Nesta segunda-feira, 28, por exemplo, Sarto visitou o residencial Alto da Paz, no Vicente Pinzon. Com 1.120 apartamentos, o conjunto começou a ter os imóveis distribuídos pela Prefeitura de Fortaleza no final de julho. “Se Fortaleza me permitir, me der essa honra, nós vamos continuar avançando na política habitacional de Fortaleza”, disse, ao lado do prefeito.

Ainda hoje, o candidato realiza às 18h uma carreata pelos bairros Aracapé e Conj. Esperança, encerrando o dia no comitê da vereador Bá (PP), influente no Parque São José. Para a terça-feira, 29, o candidato repete a mesma estratégia: Visita cedo a policlínica do Passaré, seguindo de tarde para uma carreata nos bairros Bela Vista e Demócrito Rocha, e encerrando no comitê do vereador Raimundo Filho (PDT), liderança da mesma região.

A mesma “receita” foi seguida no domingo, primeiro dia da campanha de rua em Fortaleza. A articulação vai nos detalhes: Em ação abrindo a campanha, o candidato chegou ao Hospital da Criança dirigindo um carro com o prefeito. Na ocasião (assim como em todas as outras), Sarto e Roberto Cláudio usavam camisetas amarelas com gola polo.

As visitas com o prefeito ocorrem sempre logo cedo, para evitar choque de agendas com o expediente no Paço Municipal. A estratégia também não é de hoje: desde o início do segundo mandato, Roberto Cláudio tem cobrado periodicamente dos secretários por prazos realistas para entrega de obras da gestão na Capital. O grande volume de ações para serem entregues até o fim do ano acabam ajudando Sarto, ainda menos conhecido da população.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?