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A guerra por Fortaleza no Instagram e Facebook
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O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

A guerra por Fortaleza no Instagram e Facebook

Célio Studart (PV), deputado federal (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo Célio Studart (PV), deputado federal

Três candidatos à Prefeitura de Fortaleza ocupam as três primeiras posições entre políticos brasileiros que mais gastaram em impulsionamento de publicidade no Facebook. Até a tarde de ontem, Sarto (PDT) liderava o ranking com investimento de R$ 413 mil por cerca de 790 anúncios, seguido por Capitão Wagner (Pros), R$ 228,6 mil por 220 anúncios, e Célio Studart (PV), R$ 137,4 mil por 650 anúncios. A informação é do próprio Facebook e circulou no último fim de semana, quando rendeu matérias no O POVO e em toda a imprensa nacional.

A estratégia parece tanto uma aposta no poder de influência das redes sociais quanto uma resposta óbvia aos efeitos restritivos da pandemia da Covid-19 na campanha deste ano. O mais curioso, no entanto, é observar que tipo de material que vem motivado mais gastos das candidaturas na ferramenta. Enquanto a maioria do conteúdo impulsionado possui investimentos menores, entre R$ 100 e R$ 300, algumas peças mereceram investimento maior (e muito maior) em busca de uma audiência mais ampla.

Apresentação impulsionada

Um anúncio recente da campanha de José Sarto divulgando proposta do candidato de construir 18 novos postos de saúde, por exemplo, recebeu investimento de entre R$ 100 e R$ 199 no Instagram. Uma outra peça mais crítica, que compara números de equipamentos de saúde construídos durante a gestão Luizianne Lins (PT) e no governo Roberto Cláudio (PDT), por outro lado, recebeu investimento muito maior, de até R$ 1,5 mil por anúncio. A prioridade clara da campanha pedetista, no entanto, foi na própria apresentação do candidato: um vídeo contando a história de Sarto, por exemplo, recebeu impulsionamentos em até R$ 30 mil.

Candidato família

Já Wagner tem feito grande investimento em conteúdo com a família. Uma foto em que ele faz declaração de amor para a esposa, por exemplo, recebeu até R$ 3 mil. Outras publicações aditivadas incluem fotos do candidato com a esposa e os filhos no cinema ou onde posam com dois cachorros da família.

Maior investimento do candidato, no entanto, foi com divulgação do levantamento do Instituto Paraná pesquisa, onde ele aparece na liderança com 35% das intenções de voto (o melhor resultado dele entre as pesquisas já divulgadas). A linha crítica, no entanto, também é contemplada, com publicação onde ele insinua pressão da gestão RC sobre terceirizados para fazer campanha para Sarto recebendo até R$ 3 mil em impulsionamento.

Causa animal

Fechando a trinca entre os que mais gastam com publicidade no Instagram e Facebook, o candidato Célio Studart tem feito uma série de impulsionamentos de textos onde ele se defende de críticas e ataques na campanha. Um dos materiais com maior investimento do candidato, por exemplo, divulga resposta a uma montagem que critica Célio pelo foco da candidatura na causa animal. Diversas conquistas do deputado para a causa animal e fotos do candidato com cachorros, aliás, estão entre as peças que receberam maior impulsionamento da campanha do PV.

Candidata a vereadora

Chama atenção ainda a forte presença da candidata a vereadora Natália Rios (PDT), ex-coordenadora da Célula de Saúde Mental da Prefeitura de Fortaleza, nos impulsionamentos. Ao todo, ela investiu R$ 73,9 mil em cerca de 50 anúncios, a maioria com fortes críticas a Capitão Wagner.

Entre postagens que receberam mais de R$ 1 mil candidata, por exemplo, estão peças com título "Capitão Wagner persegue movimentos sociais" e "Fortaleza como troféu e trampolim para o deslumbramento político de Capitão Wagner". Várias outras mensagens receberam mais de R$ 10 mil, mas foram removidas pelo Facebook por descumprimento de regras de anúncios na rede.

 

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