Logo O POVO+
Pesquisa Datafolha mede resultado de ofensiva do PDT contra Wagner e Luizianne
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Pesquisa Datafolha mede resultado de ofensiva do PDT contra Wagner e Luizianne

Desde a semana passada, a campanha do PDT tem subido o tom contra os dois primeiros colocados na disputa; pesquisa captará pensamento do eleitor
Hora de muitas reuniões e mudança de estratégia (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Hora de muitas reuniões e mudança de estratégia

Segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha, com divulgação na noite desta quarta-feira, 28, irá aferir se estratégia mais ofensiva do PDT contra Capitão Wagner (PDT) e Luizianne Lins (PT) trouxe resultados negativos ou positivos para o candidato do partido na disputa, José Sarto.

Na primeira rodada da pesquisa, divulgada em 17 de outubro, Wagner liderava a disputa com 33% das intenções de voto, seguido logo atrás por Luizianne, com 24%, e Sarto, com 15%. Desde a semana passada, a campanha do PDT tem subido o tom contra os dois primeiros colocados na disputa, o que provocou inclusive uma guerra de liminares na Justiça.

Contra Capitão Wagner, os pedetistas intensificaram a associação do adversário com o motim da Polícia Militar ocorrido no início do ano no Ceará. Já contra Luizianne, fez polêmica peça da campanha de Sarto que comparava o número de obras da saúde realizadas durante a gestão da petista e os oito anos do governo Roberto Cláudio.

Nos dias seguintes aos ataques, tanto Wagner quanto Luizianne criticaram a campanha do pedetista, afirmando que ela estaria “desesperada” com os resultados de pesquisas anteriores. Sarto rebateu: "Eu não faço nenhuma crítica pessoal contra ninguém, o que faço é um debate político. Quem tem o seu legado, que o defenda. Se esse legado constrange, sinto muito"

Coletando a opinião dos fortalezenses justamente no meio desse fogo cruzado, a pesquisa O POVO/Datafolha desta quarta-feira tem o potencial de ser a mais decisiva para o clima da campanha em Fortaleza. Caso tenha efeito positivo para o PDT, a expectativa é que acabe de vez fase do “paz e amor” e contra-ataques dos demais candidatos fiquem ainda mais acirrados.

Caso não traga bons resultados para Sarto, no entanto, o levantamento deixa recado importante para todas as peças no tabuleiro: ataques mais incisivos não serão vistos com bons olhos. O resultado você confere com exclusividade no O POVO.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?