Logo O POVO+
Mãe de Bruno Gonçalves na equipe de Sarto
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Mãe de Bruno Gonçalves na equipe de Sarto

Tipo Opinião
Evaldo Lima (PCdoB) irá para Secultfor (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo Evaldo Lima (PCdoB) irá para Secultfor

A ex-vereadora Marta Gonçalves foi nomeada pelo prefeito José Sarto (PDT) para chefiar a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas, pasta que possui status de secretaria na gestão. Ela é esposa do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), e mãe do ex-deputado e atual prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL), que foi gravado durante a pré-campanha eleitoral de 2020 supostamente negociando apoios com o suplente Maninho Palhano (Pros) para a base do então prefeito Roberto Cláudio (PDT). Em julho passado, o Ministério Público do Estado (MP-CE) abriu investigação para apurar o caso.

Após a história vir à tona, Bruno Gonçalves (na época, deputado estadual) passou várias semanas sem aparecer na Assembleia. No final de agosto, voltou ao Legislativo e se defendeu do caso, dizendo que não havia "nada de ilegal" na gravação. "Não tenho nada para esconder. Na minha visão, tudo que tinha ali não tem nada de irregularidade, inclusive já prestei esclarecimentos ao MP e tudo foi esclarecido. Só não darei detalhes para não atrapalhar o sigilo da investigação", diz. O deputado disse ainda reconhecer a veracidade de "alguns trechos" do áudio.

O Pros entrou com procedimento no Conselho de Ética da Assembleia para investigar o caso. "Em tratativa política como aquela se fala muitas inverdades, se cria um cenário diferenciado, um cenário muito bonito que na verdade não acontece", se defendeu Gonçalves.

Apesar de ter disputado nova vaga na Câmara em 2020, Marta Gonçalves somou apenas 5,4 mil votos e não foi reeleita. Foi um dos únicos insucessos do clã Gonçalves na eleição do ano passado: além da reeleição de Acilon em Eusébio e eleição de Bruno em Aquiraz, o grupo coordenado pela família elegeu ainda os prefeitos de Beberibe, Itaitinga, Cascavel e Pindoretama.

Evaldo Lima (PCdoB) irá para Secultfor
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo
Evaldo Lima (PCdoB) irá para Secultfor

Evaldo na Cultura

Outro ex-vereador que foi nomeado para a equipe de Sarto foi Evaldo Lima (PCdoB). Líder do governo Roberto Cláudio (PDT) no primeiro mandato, Evaldo foi nomeado secretário-executivo da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Com isso, será o braço direito de Elpídio Nogueira (PDT), irmão de Sarto e titular da Secultfor. No segundo mandato de vereador, Evaldo chegou a comandar a própria pasta onde agora será executivo.

Dança das cadeiras

Com alguns nomes ainda por fechar no secretariado, Sarto já acumula a convocação de diversos vereadores e suplentes para a equipe de governo. O primeiro convocado foi o vereador Elpídio Nogueira (PDT) para a Cultura, que abriu vaga para Carlos Mesquita (PDT-foto) na Casa. Depois, foram convocados Michel Lins (Cidadania) para a Regional 3, abrindo vaga para Pedro França (Cidadania), e Raimundo Filho (PDT), que abre vaga para Iraguassú Filho (PDT). Como Iraguassú assumirá o comando da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), a vaga ficará para o suplente Didi Mangueira (PDT).

Carlos Mesquita
Foto:
Carlos Mesquita

Entre suplentes, alguns dos nomes convocados são, além de Marta e Evaldo, os de Mosiah Torgan (PDT), filho do ex-vice prefeito Moroni Torgan (DEM), Adams Gomes (DEM), filho do deputado Tin Gomes (PDT), Natália Rios (PDT), Moacir Soares (PSB) e Benigno Junior (PP).

Rodízio

Se os nomes escolhidos por Sarto para o comando de secretarias de Fortaleza já aproveitam diversos nomes da gestão Roberto Cláudio, o mesmo é tão verdade quanto ou mais nas secretarias-executivas das pastas. Entre os nomes já anunciados, diversos são pessoas que já faziam parte da gestão anterior. O ex-secretário de Direitos Humanos, Marcelo Nogueira, é um deles, tendo sido nomeado agora para a secretaria-executiva do Gabinete do Prefeito José Sarto. Já o ex-secretário executivo de Turismo, Erick Benevides, irá para a mesma posição na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?