Logo O POVO+
O curioso aceno de Lula à Fiec
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

O curioso aceno de Lula à Fiec

O jornalista Carlos Mazza destaca um ponto da entrevista de Lula ao jornalista Jocélio Leal, na rádio O POVO/CBN, que foi pouco explorado: o aceno do ex-presidente aos empresários
Tipo Análise
LULA acena a empresários em entrevista a Jocélio Leal (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR LULA acena a empresários em entrevista a Jocélio Leal

Entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizada na semana passada pelo jornalista Jocélio Leal, da Rádio O POVO/CBN, foi cheia de mensagens diretas ao mundo político cearense. Entre as mais marcantes e documentadas, estão desde os acenos feitos por Lula ao governador Camilo Santana (PT) - "vou disputar o coração bondoso do Camilo" - quanto ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT) - "ainda espero um Ciro afável com a esquerda". Um outro aceno do ex-presidente, no entanto, acabou chamando menos atenção, mesmo sendo talvez o mais significativo para o atual momento do petista.

Em fala direcionada ao mundo dos negócios do Ceará, Lula chegou a pedir ao entrevistador que questionasse empresários sobre razões que eles teriam para temer um novo governo petista no País. "Pergunta a um empresário amigo seu por que razão esse cidadão agora teria mesmo do Lula? Se no governo do Lula todos eles ganharam dinheiro como nunca", disse. O ex-presidente destaca ainda que, durante sua gestão, níveis de investimentos no Estado atingiram número recorde. "Faça um levantamento e veja na história republicana do Brasil em que momento o Estado do Ceará recebeu mais investimento público federal".

O discurso, fortemente direcionado ao setor produtivo do Estado, representado hoje sobretudo pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), marca bem a atual estratégia de Lula em torno de "reabilitar" o PT de olho em 2022. Apostando em tom cada vez menos agressivo contra os mais ricos, o petista parece mais próximo do "lulinha paz e amor" de 2002, chegando a elogiar, na entrevista, seu antigo vice, o megaempresário José Alencar.

Logo no início do assunto, no entanto, Lula reforçou que, "se tiver que escolher entre ceder para a Faria Lima (avenida que é epicentro do mundo empresarial de São Paulo) e ceder ao povo pobre do Cariri", escolheria sempre a população mais carente. Ainda assim, o tom das críticas é bem mais brando do que o que o presidente utilizava em 2017, na época das primeiras condenações que sofreu na Lava Jato - hoje anuladas pelo STF.

Em outra entrevista recente, Lula voltou ao tom conciliador de classes e chegou inclusive a sugerir a possibilidade de privatização da Caixa Econômica Federal. A proposta é hoje rejeitada e classificada como "complô da direita" por gente como Ciro Gomes (PDT), um adversário que a maioria da militância petista costuma colocar à direita de Lula. Veja como são as coisas.

Templos e lockdown

Lideranças evangélicas não escondem incômodo com a demora da regulamentação da lei que torna o funcionamento de templos e igrejas como atividades essenciais em Fortaleza. Sancionada por José Sarto (PDT) no início de março, a norma ainda não recebeu decreto de regulamentação do prefeito, o que tem impedido o funcionamento dos templos, ainda que com limite de 10% de ocupação, aos fins de semana.

Flávio no Ceará

Flávio Bolsonaro com o médico que o atendeu
Flávio Bolsonaro com o médico que o atendeu (Foto: REPRODUÇÃO)

O mais azarado dos Bolsonaros esteve no último fim de semana no Ceará. A passagem relâmpago, com direito a diárias de luxo em um hotel cinco estrelas da Praia da Taíba, terminou com um acidente de quadriciclo em dunas da região. Com luxações leves no ombro e na clavícula, Flávio foi atendido na UPA do Pecém e chegou até a receber oferta de um leito na rede pública estadual, mas acabou optando por voltar para Brasília.

Como ocorre em quase tudo hoje em dia, no entanto, a visita gerou duas informações falsas que viralizaram nas redes. Em primeiro lugar, o senador não fez uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) na viagem, como chegou a circular. Outro ponto diz respeito a video, que também se tornou viral, que mostra o suposto momento do acidente. Na realidade, a gravação não mostra Flávio Bolsonaro, mas sim o piloto de drone Elder Barreto, que esclareceu o caso nas redes sociais. Combater desinformação é preciso.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?