Logo O POVO+
Deputada abre guerra contra faixas LGBT de Sobral
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Deputada abre guerra contra faixas LGBT de Sobral

Tipo Análise
Explosão na fábrica da White Martins aconteceu na manhã do último sábado, 24  (Foto: Jarbas Oliveira/Especial para O POVO)
Foto: Jarbas Oliveira/Especial para O POVO Explosão na fábrica da White Martins aconteceu na manhã do último sábado, 24

Ruas do Centro de Sobral, na Zona Norte do Ceará, ganharam na quarta-feira passada, 21, duas faixas de pedestre nas cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQI . A instalação foi feita pela Prefeitura do município, deve ser reproduzida em outras cidades e busca reforçar a luta contra a discriminação de gênero e orientação sexual no Estado. Pode parecer algo simples e corriqueiro, mas já foi o bastante para que a deputada estadual Dra. Silvana (PL) iniciasse verdadeira ofensiva legislativa contra o ato na Assembleia.

Apenas na sessão da última quinta-feira, um dia após a pintura das faixas, a parlamentar e pastora evangélica apresentou dois requerimentos questionando a medida. No primeiro, cobra que os órgãos de trânsito do Estado e da Prefeitura de Sobral desfaçam as sinalizações. Ela argumenta que as cores do arco-íris "não existem" na legislação de trânsito, configurando "propaganda de grupos específicos e proselitismo ideológico-cultural". A deputada diz ainda que as cores podem distrair motoristas, causando insegurança.

No segundo requerimento, Silvana cobra das secretarias de Infraestrutura e do Trânsito e Transporte de Sobral o valor gasto com a pintura das faixas. No documento, ela sugere inclusive a possibilidade de ato de improbidade pela gestão com o ato.

Fernandes x Camilo

O juiz Francisco Eduardo Torquato, da 10ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, indeferiu ação popular movida pelo deputado André Fernandes (Republicanos) que tentava anular medidas do governador Camilo Santana (PT) endurecendo o distanciamento social no Ceará. Na peça, o parlamentar rejeitava sobretudo institutos como o lockdown e o toque de recolher, este último ainda em vigor no Estado.

Na decisão, o juiz apontou "nulidade de ato geral e abstrato" da peça, destacando que o controle abstrato de constitucionalidade é de atribuição exclusiva do Supremo Tribunal Federal (STF) e, a depender do parâmetro invocado, os Tribunais de Justiça. André Fernandes também entrou com ação semelhante no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Explosão na fábrica da White Martins  deve dar combustível para a "CPI do Oxigênio"
Foto: Jarbas Oliveira/Especial para O POVO
Explosão na fábrica da White Martins deve dar combustível para a "CPI do Oxigênio"

CPI do Oxigênio

Explosão em uma fábrica de oxigênio registrada no último sábado em Fortaleza deve dar combustível para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tramita desde março na Assembleia Legislativa. Batizada de "CPI do Oxigênio", a comissão é proposta pelo deputado Guilherme Landim (PDT) e quer apurar denúncias de prefeitos sobre supostas irregularidades no fornecimento de oxigênio por empresas privadas no Ceará.

Nos últimos meses, uma série de Prefeituras alegaram dificuldades na compra do material por conta de restrições que estariam recebendo justamente da White Martins, maior empresa do meio no Estado, e outras distribuidoras. A empresa, no entanto, tem negado responsabilidade na crise, que seria provocada pela alta demanda pelo insumo. Ela também afirma que a explosão não afeta, pelo menos de imediato, o abastecimento em Fortaleza.

Vacina solidária

Devem ser unidos na Câmara de Fortaleza projetos dos vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Julio Brizzi (PDT) propondo a doação de alimentos no ato da vacinação em Fortaleza. A proposta, que já teve parecer favorável em pelo menos um dos projetos em tramitação, prevê que pessoas convocadas para a vacinação poderão levar cestas básicas ou quilos de alimentos na ocasião da aplicação do imunizante. Os alimentos seriam então distribuídos pela Prefeitura de Fortaleza.

 

">

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?