Logo O POVO+
Câmara tem dia de racha entre PT e PDT; de bate-boca a vaia cearense
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Câmara tem dia de racha entre PT e PDT; de bate-boca a vaia cearense

Um dia após nova crise entre Ciro Gomes e o PT, Legislativo de Fortaleza teve sessão marcada por embate entre petistas e pedetistas
Taxa do Lixo vai a votação no plenário da Câmara Municipal (Foto: Érika Fonseca / CMFor)
Foto: Érika Fonseca / CMFor Taxa do Lixo vai a votação no plenário da Câmara Municipal

Um dia após Ciro Gomes (PDT) provocar novo tensionamento na aliança entre PT e PDT no Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza teve nesta quarta-feira, 4, mais uma manhã de embate entre integrantes dos dois partidos na tribuna da Casa.

O tema entrou na pauta do dia após o vereador Adail Júnior (PDT) destacar fala recente do ex-ministro José Dirceu (PT) apontando que o PDT poderia “rifar” a candidatura de Ciro à Presidência da República, o removendo da disputa. “Esse homem está louco. Cuida do teu, Dirceu, do teu partido, que nós do PDT temos o melhor candidato”, disse o pedetista.

A fala de Adail foi endossada por diversos vereadores do PDT, incluindo Didi Mangueira e o líder do governo José Sarto (PDT) na Casa, Gardel Rolim. “Querem desqualificar a candidatura do Ciro, incutir na cabeça do brasileiro que não há alternativa, que só existem dois candidatos: o presidente e o ex-presidente. Esse não é um sentimento democrático”.

A tese dos pedetistas foi respondida logo depois por vereadores do PT, que destacaram histórico de ataques de Ciro ao partido. “Eu vejo pessoas há anos esculhambando o PT de A a Z, chamando todo mundo de ladrão. Aí o José Dirceu, que não é da direção nacional, não é parlamentar, dá sua opinião, e de repente a turma desmonta, o mundo cai. Algumas pessoas podem dizer o que querem e o que não querem, chamar todo mundo de ladrão. Aí o Dirceu dá uma opinião, a turma se apavora”, diz Guilherme Sampaio (PT).

“Lamento muito a fala do Ciro quando ele faz ataques diretos a essa aliança. Começa constrangendo a própria governadora Izolda Cela, ao colocar que as falas do PT destacar sua preferência são conchavo ou picaretagem. Se o Gardel falar da preferência dele pelo Roberto Cláudio é picaretagem?”, destaca ainda a vereadora Larissa Gaspar (PT).

Vaia cearense

Diversos integrantes do grupo de oposição de centro-direita e direita da Casa – que une vereadores próximos do deputado Capitão Wagner (UB) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) – minimizaram o embate, classificando petistas e pedetistas como “farinha do mesmo saco”. “É tudo teatro, logo estarão juntos no palanque”, diz Márcio Martins (Pros).

“É muito bom ver PT e PDT trocando farpas numa suposta disputa, está parecendo até briga de namorados. Casal entrou em crise. Fico imaginando o povo cearense assistindo, o pau cantando entre as vizinhas, e tá lá o povo se olhando e gritando, ‘ieei’”, diz o vereador Sargento Reginauro (UB).

Novo racha

O embate na Câmara ocorre um dia após o presidente do PT Ceará, Antônio Filho, anunciar que a Executiva Estadual da sigla irá se reunir para debater recentes críticas de Ciro contra o partido. “As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará”, disse.

Na manhã desta terça-feira, 3, em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews FM, Ciro falou da existência de um “lado corrupto” do PT no Ceará. "É bom que todo mundo sabia que esse acordo vai acontecer se o interesse do Ceará estiver acima. Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também. Porque eu não vou me submeter a um lado corrupto do PT que também existe no Ceará", disse.

Logo depois, o pedetista cita diretamente a deputada federal Luizianne Lins (PT), hoje uma das vozes que mais defende que o PT cearense rompa com o PDT no cenário local. "Dona Luizianne, já na eleição passada, se omitiu no enfrentamento do Capitão (Wagner, deputado federal) porque está lá entranhada com ele", diz.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?