Logo O POVO+
Pedetistas levantam a "bandeira branca"
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Pedetistas levantam a "bandeira branca"

Depois de semanas de tensão os quatro pré-candidatos tiveram um encontro para reforçar a imagem de união, mesmo com as disputas internas
Tipo Opinião
Izolda:
Foto: DIVULGAÇÃO Izolda: "projeto não é de uma única pessoa"

.

Teve intensa circulação entre redes sociais e bastidores da política cearense imagem divulgada ontem dos quatro pré-candidatos do PDT à sucessão de Camilo Santana (PT) – que incluem a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado Mauro Filho – unidos mais uma vez em almoço na residência oficial do governador do Ceará, em Fortaleza.

A divulgação da imagem, ocorrida no mesmo momento em que se acirram movimentações envolvendo os bastidores da disputa interna pela vaga, reforçou o clima de “bandeira branca” e mostrou o interesse entre pedetistas de esfriar os ânimos sobre o assunto – ao menos por enquanto. Detalhes da conversa, obviamente, ficaram mantidos a sete chaves, sendo divulgado apenas o teatro protocolar reforçando a união entre os pré-candidatos.

A recomposição é natural, uma vez que o discurso oficial de pedetistas sempre foi de que qualquer decisão sobre a candidatura viria apenas em julho ou agosto, como costuma fazer o estrategista-mor da base aliada, o senador Cid Gomes (PDT). O mais estranho, portanto, é entender como foi que a situação saiu de controle para começo de conversa, com aliados de Izolda e Roberto Cláudio se bicando publicamente entre discursos no parlamento ou notas lançadas à militância das redes sociais.

Uma coisa, no entanto, é importante frisar: no atual embate, ânimos ficaram acirrados justamente por conta de uma fala do irmão de Cid, o sempre polêmico presidenciável Ciro Gomes (PDT), que provocou petistas e acabou desencadeando diversas reações em camadas diversas do bloco governista. Na principal delas, lideranças do petismo local destacaram preferência pela candidatura de Izolda na disputa, o que despertou uma série de aliados do ex-prefeito na competição interna entre pedetistas.

Cessar-fogo continua

O clima de camaradagem entre pedetistas não vai parar com as fotos divulgadas ontem pelos pré-candidatos do partido. Mantendo o movimento de paz e amor, tanto Roberto Cláudio quanto Izolda estão na lista de convidados do prefeito José Sarto (PDT) para o evento de inauguração da nova Beira-Mar, que acontece na noite de hoje. Amanhã, os dois pré-candidatos também estão convidados para a reinauguração do estádio Presidente Vargas, que ficou meses desativado após a instalação de um hospital de campanha.

Vale lembrar, no entanto, que José Sarto já externou sua preferência pessoal para a disputa interna do PDT, deixando claro que torce pelo seu antecessor no cargo, Roberto Cláudio.

TJ prioriza graduados

O pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiu ontem lista tríplice do novo integrante da Corte para a vaga de Quinto Constitucional oriunda de indicação do Ministério Público do Ceará (MPCE). Ficaram na disputa as procuradoras Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, com 34 votos, Maria Neves Feitosa Campos, com 30, e Vanja Fontenele Pontes, com 27. Os nomes já foram encaminhados para a governadora Izolda Cela.

Com a decisão, ficaram de fora da lista os promotores Plácido Rios, que tinha saído da lista sêxtupla do Conselho Superior do MP cearense como primeiro colocado, e Joseana França, filha de Socorro França, ex-secretária do governo Camilo Santana (PT). Até ontem, os dois estavam entre os favoritos para a indicação de Izolda, mas acabou prevalecendo a tradição da indicação de membros graduados do Ministério Público para a vaga.

A lista tríplice preencherá vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Vera Lúcia Correia, oriunda do MPCE. Outra vaga de indicação do órgão, no entanto, também deverá ter o processo de indicação aberto nas próximas semanas. Tudo por conta da aposentadoria, no dia 11 deste mês, do desembargador Lincoln Araújo e Silva, também egresso das fileiras do Ministério Público do Estado.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?