Logo O POVO+
CNJ manda TJ-CE suspender adicional de 15% para núcleo de juízes
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

CNJ manda TJ-CE suspender adicional de 15% para núcleo de juízes

O TJ-CE afirmou que cumprirá imediatamente a decisão do CNJ, mas destacou que a verba não é um adicional por trabalho remoto, como viralizou nas redes
Tipo Notícia
MAGISTRADA considerou ainda que medidas mais rígidas de isolamento são corretas (Foto: TJCE)
Foto: TJCE MAGISTRADA considerou ainda que medidas mais rígidas de isolamento são corretas

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, ordenou que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) suspenda imediatamente o pagamento de um adicional salarial de 15% previsto para juízes do Núcleo de Produtividade Remota (NPR) da Corte.

Em decisão da tarde desta terça-feira, 31, Toffoli destacou que esse tipo de verba só pode ser realizada após autorização prévia do CNJ. O ministro destacou ainda recomendação que determina o não pagamento de "valores a título de auxílio-moradia, auxílio-transporte, auxílio-alimentação ou qualquer outra verba” sem aval do Conselho.

Leia também:

Gratificação para trabalho remoto no TJCE é paga desde 2019 a 24 magistrados

Em nota, o TJ-CE afirmou que cumprirá imediatamente a decisão do CNJ. “E, no prazo concedido para apresentar as informações, buscará esclarecer devidamente os fatos”, disse. Na manhã desta terça, a Corte rebateu informação que circulou nas redes de que o benefício seria pago a todos os magistrados do órgão.

Segundo o TJ-CE, a verba é específica para apenas 24 magistrados do NPR, que já recebiam a gratificação desde o ano passado. Segundo eles, a verba teria relação com um acúmulo de função pelos magistrados, não sendo um "valor extra" por trabalho remoto, como diz a informação que viralizou nas redes sociais.

“Esses 24 magistrados, apesar de representarem apenas um percentual de 5,9% do total de juízes do Estado, já produziram em menos de 1 ano de atuação mais de 50 mil sentenças, auxiliando as mais diversas unidades judiciais de todo o Estado, resultando em um aumento de mais de 200% nas baixas processuais”, diz a Corte.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?