Logo O POVO+
Novos desafios, novos caminhos
Foto de Carola Matarazzo
clique para exibir bio do colunista

Presidente do Movimento Bem Maior, que tem a missão de fomentar a filantropia no Brasil e dobrar a capacidade de doação do PIB brasileiro em dez anos

Novos desafios, novos caminhos

Tipo Opinião

Em momentos de grandes desafios, nossa resiliência, perseverança e capacidade de reinvenção são colocadas à prova. A pandemia criou um cenário adverso, levando o Terceiro Setor a enfrentar momentos difíceis. No equilíbrio da balança entre ajudar e pedir apoio, organizações sociais buscam atravessar esta tormenta única em nossa história.

Analisando a situação que vivenciamos, lembrei de um artigo da Bridgespan Group que traz dicas poderosas para que organizações repensem as suas estratégias. O texto reúne oito passos para enfrentar momentos de incerteza econômica, aos quais faço uma releitura.

1 - Ação rápida: É comum esperar o problema estourar para tomar atitude. Muitas vezes, pelo receio de se precipitar, a decisão chega tardia; em uma crise, essa estratégia pode ser fatal. A dica é agir rapidamente e demonstrar às equipes as providências que estão sendo tomadas.

2 - Cuide do mais importante: Qual é a base do trabalho que você faz? É justamente esse núcleo que deve ser protegido das intempéries que acontecem ao redor. Vale reavaliar as atividades paralelas, para colocar toda a potência necessária nas prioridades da organização. Mantenha os recursos - materiais e imateriais, com pessoal qualificado e grandes talentos - protegendo os programas e serviços que são a essência.

3 - Cuide do seu pessoal: As pessoas que desenvolvem o trabalho estratégico de sua organização são essenciais. Fortaleça este grupo, lembrando que quanto maior a diversidade, equidade e inclusão, mais forte todos ao redor serão.

4 - Fique perto dos principais financiadores: Os parceiros que já apoiam sua organização reconhecem o valor do trabalho desenvolvido. Exatamente por isso poderão ajudar a atravessar a tormenta. Procure-os, deixe-os saber os caminhos futuros, convidando-os a seguir com vocês e a trazer novos parceiros.

5 - Aproveite para se reinventar Seguindo a ideia de que a necessidade abre espaço para a criatividade, os desafios possibilitam buscar alternativas para fazer mais com menos, reduzir custos e enxugar o orçamento. Importante poupar todos os recursos, como o tempo, criando equipes multifuncionais e compartilhando esforços e conhecimento.

6 - A união faz a força: Esta é a hora de realizar parcerias com organizações congêneres, combinando operações, compartilhando melhores práticas e buscando alternativas de colaboração e fortalecimento institucional. Parcerias e alianças são essenciais para esses tempos de ventos fortes!

7 - Envolva o conselho: Caso sua organização tenha um conselho, mantê-lo informado possibilita que seus membros participem e contribuam, agregando experiência e conhecimento, avaliando planos e ajudando a levantar recursos, entre outros suportes que farão grande diferença no sucesso das iniciativas.

8 - Mantenha todos informados: A comunicação, base do bom andamento da engrenagem, é primordial para que todos saibam em que lugar estão, para onde irão e, principalmente, o caminho a seguir, para que possam acompanhar as lideranças em seus passos rumo a um lugar melhor.

E assim seguimos, trabalhando para a transformação social do nosso País! Simples passos, às vezes, podem determinar novos rumos importantes! n

 

Foto do Carola Matarazzo

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?