Logo O POVO+
Guia para o Cine Ceará
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Guia para o Cine Ceará

Tipo Notícia
Foto: M.Hirano / divulgação "Cabeça de Nêgo" será um dos longas da Mostra Olhar do Ceará, que terá exibição presencial no 30º Cine Ceará

Nesta edição, o 30º Cine Ceará ocorre em contexto sem precedentes, o que demandou adaptações para um formato também inédito: o híbrido. O festival de cinema mais importante do Estado, que ocorre entre 5 e 11 de dezembro, terá atividades presenciais e remotas compondo a programação deste ano, contando com exibições de filmes presencialmente, no Cineteatro São Luiz, e também em plataformas de Internet e até na TV. Para ajudar a saber em quais plataformas se desenrolam quais exibições ou debates, a coluna destrincha a organização desta edição do Cine Ceará.

Competitiva de longas

Neste ano, sete filmes compõem a seleção da mostra: "Las Buenas Intenciones", de Ana García Blaya; "Última Cidade", do cearense Victor Furtado; "Érase una vez en Venezuela", de Anabel Rodríguez; "Nazinha Olhai Por Nós", de Belisario Franca; "Blanco en Blanco", de Théo Court; e "A Media Voz", de Heidi Hassan e Patricia Pérez Fernández.

Quando: a partir do dia 5, até o dia 11, em diferentes horários

Onde: exibição presencial no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro) e on-line no link www.canaisglobo.globo.com/canal-brasil

Mais infos: www.cineceara.com

Competitiva de curtas

A mostra competitiva brasileira de curta-metragem traz 15 filmes e será exclusivamente promovida em plataforma on-line. A organização informa que as produções poderão ser assistidas a qualquer momento no período de realização do evento, entre 5 e 11 de dezembro.

Quando: entre 5 e 11 de dezembro

Onde: www.canaisglobo.globo.com/canal-brasil

Olhar do Ceará

A mostra de obras cearenses é composta por longas e curtas. Os quatro longas selecionados em 2020 serão exibidos no Cineteatro São Luiz, enquanto os curtas estarão disponíveis no canal do Cine Ceará no YouTube e na TV Ceará (TVC).

Quando: sessões dos longas entre os dias 6 e 10; curtas disponibilizados no YouTube entre os dias 5 e 10 em oito sessões, cada uma ficando acessível durante um dia; curtas exibidos na TVC em horários e datas a confirmar

Onde: exibição dos longas no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro); curtas disponibilizados no link www.bit.ly/CineCearaYoutube ou nos canais 5.1 (VHF), 517 (Multiplay), 17 (NET), 5 (Vivo) ou 15 (Brisanet)

Mostras Sociais

Os filmes deste ano das mostras Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade - "Violeta al fin", "Os Under-Undergrounds, o Começo" e "Um dia para Susana" - serão exibidos na TV Ceará.

Quando: dia 6, às 19 horas,
20h35 e 22h25

Onde: TV Ceará, nos canais 5.1 (VHF), 517 (Multiplay), 17 (NET), 5 (Vivo) ou 15 (Brisanet)

Mostra Hábitos

A mostra é uma parceria com a Cagece e, neste ano, se debruça em curtas sobre água feitos com celular. Cinco trabalhos serão selecionados e disponibilizados entre 5 e 11 de dezembro no Youtube do evento.

Quando: de 5 a 11 de dezembro

Onde: www.bit.ly/CineCearaYoutube

Debates

Os debates de todas as mostras serão transmitidos no YouTube.

Quando: de 6 a 10; debates curtas às 9h30; longas às 11 horas; e curtas e longas da Olhar do Ceará às 14 e 16 horas

Onde: www.bit.ly/CineCearaYoutube

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?