Logo O POVO+
Pandemia: uma atração para o câncer de mama?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Pandemia: uma atração para o câncer de mama?

1- A obesidade está associada a um risco até duas vezes maior de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres após a menopausa. Estima-se que para cada 5 kg de peso corporal ocorra um aumento de risco entre 4 e 8%. A atividade física, além de ser um componente importante no controle do peso, está associada à significativa redução de risco de câncer de mama. 150 minutos por semana ou 75 minutos por dia já impacta no risco. Já o consumo de álcool e o tabagismo trazem uma robusta evidência da sua associação com o câncer de mama.

2- Neste período de pandemia, quando algumas mulheres passaram a desligar de seu autocuidado, desprezando o controle alimentar, excedendo-se no álcool e no tabagismo, e atraindo uma alta dose de estresse, a medicina preocupa-se. Neste contexto há ainda o aumento de risco provocado pelo prolongamento do diagnóstico tardio, ocasionado pelo confinamento e a falta de atendimento nas clínicas e hospitais para receber este tipo de pacientes, há mais de 90 dias. O alerta vem da médica mastologista e oncologista Heloísa Magalhães, que acaba de concluir trabalho valioso intitulado "Reduzindo-se o Risco de Câncer de Mama".

Passarela

 José Maria Zanocchi, cônsul do Uruguai no Ceará, lança em breve primeiro livro
Foto: divulgação
José Maria Zanocchi, cônsul do Uruguai no Ceará, lança em breve primeiro livro

"Proteção do Meio Ambiente no Comércio Internacional". Este é o título do livro que o advogado José Maria Zanocchi tem pronto para lançar e entregar às livrarias da Cidade. A data de lançamento ainda não foi definida, mas os integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto, da qual Zezinho foi presidente, serão os primeiros a adquirir a obra.

Ao divulgarmos a eleição do Crea/Ceará para o dia 15 de julho, ficamos com uma interrogação muito grande. Quais são as motivações daquele Conselho para realizar esta eleição para presidente durante uma pandemia que concentra as preocupações de todos sobre seus efeitos, principalmente a morte de centenas de pessoas diariamente?

A colunista terá hoje e amanhã momentos especiais de participação com dois grupos identificados pela movimentação de grandes temas, para estudos e transformações. Nesta tarde, 17 horas, faz palestra para a turma da Business and Professional Woman, BPW Fortaleza, discutindo o tema: "Comunicação Escrita, a linguagem abrangente do amor".

Amanhã, se a criatividade é a principal ferramenta para superar a crise causada pelo coronavírus, o conhecimento científico das emoções pode nos ajudar na prática do dia a dia. E avaliaremos: os vários papéis da mulher diante da pandemia sofrerão mudanças? Tudo está reunido no programa "Caleidoscópio Mulher" instalado amanhã, às 21 horas, reunindo Cris Delage, pós-graduada em Fisiologia do Exercício de Saúde Integrativa. A colunista será debatedora e um grupo de mulheres já se inscreve para este momento. Para participar dessa live acione: @cris_delage_educadora_fisica

O amanhecer de Tereza

Ela, que tanto admirava o nascer do sol, foi privilegiada em partir para a Casa do Pai, cedo da manhã de segunda-feira, dia 8. Tereza Vieira Maslowa, a mulher amada de Gil Vicente Bezerra e mãe dedicada de Tereza Ângela, Carlos e João Paulo. Herdou do pai Artur Enéas a vocação para a Medicina, e soube ser dedicada e competente. Endereçava aos amigos, não muitos, o abraço afetuoso, o bem receber e as palavras girando qual carrossel entre anúncios de esperanças e acalanto. Ao preparar, neste instante, um adeus para ela, reúno sua voz, seu sorriso doce e seu corpo vestindo peças refloridas expressando uma juventude timidamente, escondida. Recordo nossas viagens, uma delas para vivenciar a passagem do século no Vaticano, e ganhar a benção do papa João Paulo II. Formávamos ali o grupo dos amigos-irmãos e não imaginávamos que a felicidade tinha uma duração tão longa. Outros bons momentos nos levaram a arrancar ervas daninhas e plantar as sementes de hortênsias, sua flor predileta.

O último aniversário, dia 12 de fevereiro, foi cuidadosamente, preparado por ela. E além da música romântica, dominante, ouvimos uma reflexão sua elegendo o perdão como mote central, emocionando a todas nós. Ninguém jamais imaginou que ali solfejava-se um adeus, tal sua transformação em a pessoa mais alegre do salão. Agora amiga, o Deus Todo Poderoso precisou de você e nem deu tempo você nos dar um adeus ou fazer um bilhetinho de despedida. Aceitamos. Silencio-me diante da saudade ocultando a luminosidade do dia. O anoitecer chegou. Vou encontrar você na oração. Depois tentarei converter a cinza do dia, banhado de lágrimas em um verde-azul, imaginando sua chegada ao Paraíso.  

Lembrando a máxima de Rotary "dar de si antes de pensar em si", a governadora do Distrito 4490, de Rotary International, Maria Vital, durante 60 dias distribuiu aos pedintes e moradores de rua 50 quentinhas. Próximo dia 11 ela encerra seu projeto entregando a todos o pão de Santo Antonio.

Mais, mais

Porque sabem cultivar os amigos e manterem-se sempre entusiastas com a vida Socorro Correia Vieira e Francisco Pereira passam alguns dias em Natal, RN. Viagem anual a Europa sem definição, diante das limitações impostas pela Covid 19.

Julinha Philomeno leva até sexta-feira a promoção Nuage Delivery. O atendimento é via Whats App, fone 98896.8867; Imagine adquirir as lindas camisolinhas, peças de enxoval de cama e mesa, flores lindíssimas, a linha de perfumaria, mais mini-peças para os diversos ambientes.
É correr!

Nosso abraço fraterno envolvido na esperança de que o céu acolhe os bons, vai para a querida Eugênia Camarão, que semana passada acompanhou a partida do seu grande amor e uma grande figura: Gervásio Simões Almeida.

Fátima Campos volta a trabalhar em julho, mantendo seu atendimento na área de fisioterapia, heiki, relaxamento e massoterapia, sempre lembrando em suas meditações que não se deve desperdiçar o tempo com mágoas, brigas e invejas. Busque a felicidade, sempre, em todas as horas.

Sempre testemunhando sua religiosidade, o empresário Luiz Carlos Correia ao contemplar a chuva caindo nesses dias em Fortaleza, diz "essas são as lágrimas de Jesus lavando a nossa alma". Lindo!

Tane Albuquerque ainda prossegue sua fase de recolhimento caseiro, ao lado do amado Chiquinho. "Nossos filhos estão capacitados para tocar os negócios e as inovações exigidas", diz ela orgulhosa
dos herdeiros.

Lucila Norões garantindo que o melhor acontecimento do ano será a chegada, em setembro, de Nicole, sua terceira bisneta.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?