Logo O POVO+
Caso "#Exposedfortal": um tema urgente para pais e escolas
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Caso "#Exposedfortal": um tema urgente para pais e escolas

Em série documental da Globoplay, mulheres relatam casos de assédio sexual atribuídos ao médium João de Deus (Foto: Mauricio Fidalgo/ Globo)
Foto: Mauricio Fidalgo/ Globo Em série documental da Globoplay, mulheres relatam casos de assédio sexual atribuídos ao médium João de Deus

Um tema urgente

Acompanhando pela reportagem de O POVO o caso "#Exposedfortal" e as narrativas de abusos sexuais do documentário "Em Nome de Deus" (Globoplay), que trata das centenas de casos que levaram o médium João de Deus à prisão, questiono qual a dúvida, que ainda paira na sociedade e nas escolas, sobre a necessidade urgente de disciplinas, ao longo dos anos escolares, voltadas à educação sexual dos adolescentes e jovens.

E mais: para além da formação sobre o sistema reprodutivo, as aulas sobre o tema precisam avançar e serem atualizadas para tempos em que aplicativos de Internet são usados criminosamente para expor pessoas, muitas vezes em condição de fragilidade, e num outro tipo de exploração sexual, que transcende em muito as barreiras físicas, jogando a vítima no limbo do submundo virtual.

A responsabilidade pela formação dos cidadãos é uma tarefa dos pais, mas compartilhada com a escola, a quem cabe, inclusive, alertar genitores sobre riscos contemporâneos a que as novas gerações estão expostas.

Interessante, neste episódio, o silêncio da maioria dos colégios perante um fato que deveria ser um gatilho para a abertura de um canal claro de comunicação sobre os crimes sexuais da web, envolvendo toda a comunidade.

O escândalo "Exposedfortal" demonstra que não temos mais tempo a perder negligenciando recortes da realidade, em nome de dogmas e conservadorismos cegos, como os pais e professores do passado. A omissão pode custar muito mais caro aos nossos filhos.

Vamos falar de flores...

Mano Alencar, Rodrigo Nóbrega, Rodrigues Jr., Itaquê Figueiredo, fortalecendo a corrente solidária do projeto Macarrão Amigo Fortaleza, de Freitas Jr. e Isabela Fiúza. Ação chegou à sétima semana.

Mariana e Felipe Gurgel celebrando os 4 aninhos da linda Fernanda.

Pôr do Sol Fortaleza, de Felipe Adjafre com Setfor, segue em clima junino neste domingo, 17 horas, via web.

Aniversariante desta quarta-feira foi a designer de moda Mila Menezes, que faz sucesso em Sampa com seu Tanden Ateliê.

Peças clássicas em tricot da chic Primart fazendo sucesso nas araras da Lisieux Maison.

Guto Requena, premiado arquiteto, falou sobre as tendências para os escritórios pós-pandemia, no "Futurômetro" da Desconexo Design. Vale rever.

Restô Pipo distribuiu mesas com boa distância, em seu belo jardim, reforçando os protocolos de reabertura das casas de gastronomia. Ficou um charme.

Expansão

Jhonathan Rego, o Homem do Sapato, expansão pelo Nordeste
Foto: João Filho Tavares
Jhonathan Rego, o Homem do Sapato, expansão pelo Nordeste

Jhonathan Rêgo, o Homem do Sapato, anuncia abertura, em agosto, de sua primeira franquia em Recife, no shopping RioMar. Projeto da loja, de 70m² é da arquiteta Anik Mourão. A HS de Fortaleza, na Virgílio Távora, reabriu as portas conforme calendário do Estado, embora tenha se mantido ativa via web durante toda o período de isolamento, atendendo os apreciadores da sapataria masculina. Em breve, marca lança sua linha especial, exibindo modelos em parceria com homens de evidência da Cidade. Vai dar o que falar.

São João Gourmet

Macaron de paçoquinha com chocolate belga da Sablé Diamant
Foto: divulgação
Macaron de paçoquinha com chocolate belga da Sablé Diamant

Sablé Diamant apresenta menu junino com toques da culinária francesa, marca gastronômica da cafeteria. Assim, surgiu o macaron de paçoca, paçoquinha com chocolate branco e a paçoquinha banhada de chocolate belga ao leite. Entregas por delivery e para recolher em loja. Hoje pode!

CELEBRAR

Raimundo Delfino e Andrea, brinde íntimo pela nova idade dele
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
Raimundo Delfino e Andrea, brinde íntimo pela nova idade dele

Abrindo novo ciclo de vida ontem, Raimundo Delfino Filho ganhou carinho e homenagens em jantar organizado por Andréa, na foto com ele, e os filhos Talita, Larissa e Fernando. Empresário segue cheio de planos para o futuro da Santana Têxtil. Felicidades!

Flávio Furtado e Gaída, celebração pela nova idade dele
Foto: Frisson/ Divulgação
Flávio Furtado e Gaída, celebração pela nova idade dele

Gaída Dias encheu a casa da mãe Rosângela de flores tropicais para o almoço, em família, comemorando a nova idade do marido Flávio Furtado. Tradicional São João da família Dias ficará para 2021, com promessa de dose extra de alegria.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?