Logo O POVO+
UFC estuda meios de reconstruir populações de lagosta
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

UFC estuda meios de reconstruir populações de lagosta

Decréscimo da produção lagosteira motiva grande estudo acerca da pesca sustentável do crustáceo no Nordeste. A Universidade Federal do Ceará, em parceria com outras instituições, levanta e cruza dados sobre pesca e comercialização, ciclo de vida, fecundidade, real impacto do período de defeso e comparação entre a produção do Brasil e do Caribe.

As pesquisas são desenvolvidas no Instituto de Ciência do Mar (Labomar/UFC), por meio do Programa Cientista Chefe da Pesca e Aquicultura, da Funcap, no Projeto Avaliação Pesqueira, Proposta de Ordenamento e Comercialização da Lagosta Viva.

Um dos levantamentos é referente à fecundidade do animal, avaliando a quantidade de ovos produzidos pelas fêmeas de lagostas de diferentes tamanhos, já que as lagostas possuem um mecanismo de reparo do DNA que evita que elas tenham senilidade reprodutiva.

Isso significa que, quanto mais velhas, maiores a quantidade e o tamanho dos ovos produzidos. Por conta disso, as pesquisas têm mostrado que deve ser evitada a pesca de lagostas muito grandes, para que estas possam se reproduzir e restabelecer os estoques.

Outro estudo busca identificar se o período de defeso atual ainda condiz com os períodos de maior reprodução das lagostas, já que dados sobre reprodução não são realizados desde a década de 1990.

Professor Raúl Cruz, cientista-chefe de Pesca e Aquicultura da Funcap e pesquisador na UFC, explica à coluna que, com o defeso de seis meses, a pressão da pesca nos estoques de lagosta diminuiu, tendo sido observada uma tendência de recuperação em 2018-2019. Ainda segundo ele, a gestão da pesca deve se concentrar em estudos do ciclo de vida da lagosta e no monitoramento de dados.

Os resultados de pesquisas nessa área estão expostos em um artigo científico internacional que será publicado no fim deste ano intitulado "Towards the rebulding of spiny lobster stocks in Brazil: a review", escrito por meio de parceria entre dez autores da UFC, Funcap, IFCE, Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA) e Autoridad Nacional de Acuicultura y Pesca (Aunap).

De 2010 a 2019, esse grupo de pesquisadores, incluindo o professor Cruz, publicou 25 artigos científicos em revistas internacionais e brasileiras sobre alagosta, abrangendo aspectos biológicos, ecológicos, pesqueiros, oceanográficos e genéticos.

O resultado, que ainda será apresentado à sociedade e poder público, deve influenciar nas técnicas, ciclos e diretrizes para a produção do crustáceo nos próximos anos.

Mercado

Pedro Franco, Ticiana Mota, Mariana Mota e Bráulio Bessa.
Foto: divulgação
Pedro Franco, Ticiana Mota, Mariana Mota e Bráulio Bessa.

Ticiana Mota e Mariana Mota, da Cerbrás, realizaram, com sucesso, a primeira edição do Cine Design, uma noite de conteúdo sobre arquitetura, design e ambientação em formato drive in. O reconhecido designer Pedro Franco, um dos nomes de maior evidência do setor dentro e fora do Brasil, foi o convidado especial da noite. Ele apresentou a linha de móveis Renda, inspirada nas tramas do artesanato nordestino, em especial do Ceará. Também participou do evento o poeta Bráulio Bessa, que levou os encantos do sertão nordestino pela suas rimas. Na foto, realizadoras entre Pedro e Bráulio.

Evidência

 

Paolla Oliveira
Foto: divulgação
Paolla Oliveira

Paolla Oliveira é a estrela de mais uma campanha da Nayane, marca cearense de lingerie com venda em todo o País. Além da atriz global estão na campanha as modelos Anaiza Ferreira e Ana Trentin, enaltecendo a beleza das mulheres brasileiras em suas mais diversas formas. Sucesso!

Bodas de Água Marinha

David Rodrigues e Patriciana com os filhos David, Vida, Patrick e Pietra
Foto: divulgação
David Rodrigues e Patriciana com os filhos David, Vida, Patrick e Pietra

David Rodrigues e Patriciana reuniram 19 casais amigos, na casa do Aquiraz Riviera, para cerimônia de renovação dos votos matrimoniais. Padre Eugênio Paccelli conduziu o momento de fé e romantismo, que marcou os 19 anos de união do casal. Celebração foi seguida de animada festa.

David e Patriciana com Auricélia e Deusmar Queirós
Foto: divulgação
David e Patriciana com Auricélia e Deusmar Queirós

Celebrar I

Consuelo Dias Branco, Ivens Jr e Morgana
Foto: Jocilene Jinkings
Consuelo Dias Branco, Ivens Jr e Morgana

Aniversariante do dia é Ivens Dias Branco Júnior. Passa a data na intimidade da família. Na foto, entre mãe Consuelo Dias Branco e esposa Morgana. Saúde!

Celebrar II

Ester Weyne abriu novo ciclo com almoço, em Guaramiranga, reunindo familiares e amigos. Gláucia, Arnoldo e Luciana Jucá, Nazaré e Bob Sales, Gaída Jucá, Ticiana Philomeno dentre as presenças.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?