Logo O POVO+
Novo vintage, neurocirurgia e corrida histórica. Viva o sábado!
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Novo vintage, neurocirurgia e corrida histórica. Viva o sábado!

Neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá

Medicina I

Requisitado neurocirurgião pediátrico e escritor, médico cearense Eduardo Jucá apresenta sua nova obra, o e-book “Em defesa do sistema nervoso das crianças”. Livro trata das enfermidades que acometem o cérebro infantil. Dentre as abordagens, especialista destaca que o cérebro da criança é capaz de se recuperar de maneira surpreendente após doenças, acidentes ou cirurgias, mas está mais suscetível a insultos e agressões que podem comprometer funções neurais como a aprendizagem e a sociabilidade. Publicação está disponível no link: https://bit.ly/3hmg6Qf

Medicina II

Edson Lopes Júnior, HGF
Foto: divulgação
Edson Lopes Júnior, HGF

Coordenador de Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza, médico Edson Lopes Jr. inaugurou, na tarde da última quinta-feira, o microscópio Kinevo 900. Trata-se do equipamento mais moderno no mundo para intervenções em casos de doenças vasculares e tumores no Sistema Nervoso Central, dentre outros acometimentos. Máquina, que representa um enorme avanço no atendimento prestado aos pacientes, é a primeira a ser adquirida para hospital público no Brasil, fruto de articulação entre as secretarias e Saúde e de Ciência e Tecnologia.

Novo vintage

Ethel Whitehurst e Ana Studart
Foto: divulgação
Ethel Whitehurst e Ana Studart


...E na onda da volta ao passado, tendência que sempre se manifesta no campo comportamental em momentos de intensas mudanças sociais, Ethel Whitehurst lançou seu "Baú da Vovó". O espaço, dentro da Yamor da Ethel, convida a uma viagem por peças em estilo e técnicas de outrora, mas com a exuberância e o requinte clássicos das rendas bordadas à mão, das peças em linho e das porcelanas de época. Na foto, Ethel com Ana Studart, que foi conferir as preciosidades.

Só questão de estilo?

Élcio Batista
Foto: divulgação
Élcio Batista


A definição da chapa do clã Ferreira Gomes nas eleições foi anunciada e meus colegas da editoria de Política do O POVO já noticiaram e analisaram as escolhas. Mas, no campo das frivolidades, já podemos esperar bastante estilo do agora pré-candidato a vice-prefeito Élcio Batista (PSB).

Diante da cartela infinita das cores, ele escolheu o rosa para o seu "dia D". Roupa não tem valor nenhum, mas comunica e muito! Qual a mensagem por trás do tom?

Interessante que consultores de imagem no Brasil, alguns dos quais interlocutores da coluna, desaconselham aos candidatos tudo o que for marcante ou específico demais, com exceção das cores de cada partido, essas sempre liberadas. Mas em Fortaleza, pelo visto, teremos ousadias e surpresas...

Ferrari 1000

Sebastian Vettel
Foto: divulgação
Sebastian Vettel

Presenta na Fórmula 1 desde o início, há 70 anos, Ferrari chega, neste domingo, durante o GP da Toscana, à marca de 1.000 corridas na categoria. O feito traz também um ineditismo: pela primeira vez será disputada uma prova no Circuito de Mugello, a casa da escuderia do cavalinho rampante. Equipe mais famosa da história do automobilismo, tem no vermelho sua cor tradicional, mas quando a F1 começou a ser disputada, em 1950, os carros italianos eram em vinho. Por isso, nesta corrida histórica, Charles Leclerc e Sebastien Vettel (foto) guiarão com uma pintura diferente, inspirada no início desta trajetória. TV Globo exibe a disputa a partir das 10h10min do domingo.

Celebrar

Michelle Aragão reuniu amigas, no Aterro da Praia de Iracema, celebrando com um belo pôr do sol sua nova idade. 

Clique na imagem para abrir a galeria

Novo ciclo

Stella Frota Salles, Flávio Torres e Lia Freire
Foto: divulgação
Stella Frota Salles, Flávio Torres e Lia Freire


Querido por muitas gerações, colunista Flávio Torres teve seu aniversário comemorado na tarde desta quarta-feira, no Caramelo Bakery, em almoço organizado por Stellinha Frota Sales e Lia Freire, na foto com o homenageado. Felicidades e saúde!

Entre nós...

Do reitor da FB UNI e diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito no O POVO de ontem, referindo-se à pandemia e ao confinamento: "Percebi que o lar não deveria ser só para repouso e refeições, senão, e principalmente, para convivência com familiares, e fiz de minha casa o meu templo, conforme ensina um pensamento oriental".

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?