Logo O POVO+
Por um spray nasal para sumir daqui
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Por um spray nasal para sumir daqui

José Pacheco: referência internacional em educação profere palestra para educadores do Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação José Pacheco: referência internacional em educação profere palestra para educadores do Ceará

O Instituto Pantone, quando apontou o 'Ultimate Gray', um cinza escuro, como uma das cores de 2021, parecia estar mesmo prevendo o que se desenhava, especialmente no Brasil.

Lembro de anos atrás, ainda no campo da colorimetria, quando Glória Kallil disse numa entrevista que homens de negócios deveriam evitar usar camisas em tons de cinza e bege, cores que, na visão da consultora de imagem, expressavam um certo tédio, tristeza, frieza, falência - tudo a ver.

Esse clima todo de instabilidade, a institucional sendo a meu ver a pior no Brasil, coaduna com um fenômeno midiático contemporâneo: as "sad songs", músicas tristes. São aquelas canções melancólicas, entoadas por artistas idem, que mobilizam milhões de downloads e fãs pelo planeta.

Adele e Billie Eilish são os expoentes internacionais do estilo. No Brasil, desponta o cantor Konai, com mais de 260 milhões de views nas plataformas digitais. Tudo em clima "noir", sem nem um trisquinho de esperança no olhar.

Prefiro evocar as carpas, que bordam as atuais coleções de Lino Villaventura. O peixe simboliza, para os orientais, um sinal de boa sorte, virilidade, sabedoria e resistência. O que precisamos hoje e sempre!

Mas a vontade que vem mesmo, às vezes, quando analisamos o abismo dos dias, é de fazer como o PR e deslocar-se da realidade real. Entrar num universo paralelo, cheio de possibilidades aleatórias, em busca de um spray nasal em Israel, não para se proteger da covid-19, mas para sumir daqui!

Vamos, agora, falar de flores...

Presença

José Pacheco: referência internacional em educação profere palestra para educadores do Ceará
Foto: Divulgação
José Pacheco: referência internacional em educação profere palestra para educadores do Ceará

Pedagogo português José Pacheco, um dos fundadores da Escola da Ponte, instituição pública de ensino que se baseia nos conceitos de escolas democráticas e educação inclusiva, profere a palestra de abertura do II Congresso de Educação. Realização do Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc e Senac, evento de 24 a 26 de fevereiro, tem como tema "Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente". A proposta é lançar um novo olhar sobre a educação, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade do educador de se perceber no cenário imposto pela pandemia. Mais atual, impossível. Programação completa no www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao e inscrições gratuitas pelohttp://iicess.xtage.com.br/usuario/index.

Bom também saber...

Advogado Rodrigo Macêdo de Carvalho, sócio e diretor jurídico do Rodrigues de Albuquerque Advogados, finalizou sua passagem pela Procuradoria Geral do Município e volta a dedicar-se exclusivamente às atividades do Escritório, onde tem como sócios Rui Farias, diretor de Negócios e Relacionamentos, e Miguel Hissa, diretor Corporativo.

Pardal Sorvetes renova sua parceria com a São Geraldo e vai retomar produção de picolés de refrigerante de caju.

Amantes da boa gastronomia agora contam com kits de produtos pré-prontos do Cabaña Del Primo para fazer e finalizar em casa.

Ana Cristina Pinto e Manuela Cysne criando a nova coleção da sua linha beachwear Studio Acqua.

Leandro Vasques recomenda "A Arte da Prudência", clássico de Baltasar Gracián.

Tânia Joias acaba de receber carteiras e canetas da Cartier, sempre um belo presente.

Defensoras públicas Roberta Quaranta e Mariana Lobo se entregaram ao hit fitness: beach tênis.

Fernando Férrer estreia em breve como vovô. Filha Priscila Férrer e genro Téo Brito aguardam a chegada do bebê Lucas.

Geórgia Jereissati retomou o yoga e os treinos funcionais de casa, como prevenção à epidemia.

Carla Brasil e Thales Catunda de volta após dias de imersão no mundo dos vinhos em Bento Gonçalves (RS).

Atenta ao momento, Lisblu apresenta nova linha de trajes de noivas, voltada às cerimônias íntimas e ao ar livre.

Coktelitas Drinks com novidade: espuma pronta de Moscow Mule para facilitar a vida dos bartenders domésticos.

Abrem novo ciclo hoje: Leonardo Dall`Ólio, Cláudio Rocha, Cláudio Silveira, Douglas Marshall. Saúde!

Estrela gourmet

Chef Helene Darroze é uma revelação da cozinha mundial em 2021
Foto: JOEL SAGET / AFP
Chef Helene Darroze é uma revelação da cozinha mundial em 2021

Apesar de um ano difícil para o mundo da gastronomia, a chef francesa Hélène Darroze conseguiu um feito: passar de três para cinco estrelas Michelin, tornando-se a segunda mulher mais premiada pelo Guia Vermelho, graças a uma cozinha "mais emotiva do que técnica".

Hélène alcançou o auge da gastronomia mundial ao obter uma terceira estrela para seu restaurante londrino "Hélène Darroze at The Connaught" e uma segunda para "Marsan", seu estabelecimento parisiense.

O triunfo só foi atingido até agora apenas por outra mulher: sua compatriota Anne-Sophie Pic, oito estrelas. Outra mulher que se destacou este ano foi sua amiga britânica Clare Smyth, do restaurante "Core", coroada com uma terceira estrela.

Primeiro aninho

Auricélia e Deusmar Queirós com o bisneto Davizinho, filho de Davi Rodrigues e Maria Clara Quinderé
Foto: Divulgação
Auricélia e Deusmar Queirós com o bisneto Davizinho, filho de Davi Rodrigues e Maria Clara Quinderé

David Rodrigues e Maria Clara Quinderé comemoraram, neste quarta-feira, o primeiro aninho do filho David. Em virtude da pandemia e do tamanho das famílias de ambos, optaram por dois momentos de afeto e parabéns, restritos aos pais e irmãos, cada um na casa de uma das avós, Patriciana Rodrigues e Bruna Waleska Frota. No registro, o bebê com o pai David Rodrigues e os bisavôs Deusmar Queirós e Auricélia. Felicidades!

Fé e cinzas

Padre Eugênio Pacelli entre Xand Avião e Isabele Temóteo
Foto: Divulgação
Padre Eugênio Pacelli entre Xand Avião e Isabele Temóteo

Xand Avião e Isabele Timóteo em momento de fé reforçada. São presenças frequentes na celebrações do Colégio Santo Inácio, presididas pelo padre Eugênio Paccelli. A foto foi na celebração da Missa de Cinzas.

Celebrar

Ione e Luís Fiúza em momento de parabéns para Davi. Também na foto a filha Luiza
Foto: Divulgação
Ione e Luís Fiúza em momento de parabéns para Davi. Também na foto a filha Luiza

Davi Fiúza foi o aniversariante desta quarta-feira. Parabéns do requisitado DJ dos lounges e hotéis chics de praia foi na casa dos pais, Luiz Fiúza e Ione. Também na foto a irmã Luiza. Saúde!

Boa sexta-feira, sigamos!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?