Logo O POVO+
Nem dá para imitar o Gene Kelly na nova avenida Beira Mar...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Nem dá para imitar o Gene Kelly na nova avenida Beira Mar...

Ator Gene Kelly na cena clássica do filme
Foto: Arquivo O POVO Ator Gene Kelly na cena clássica do filme "Cantando na Chuva"

Tenho um amigo que diz achar "bonito", quando está fora do Brasil, nos países "mais sérios", ver cair as chuvas torrenciais e a água escoar tão rápido, que não dá tempo nem fazer uma pocinha na calçada.

Daí a turma se anima para fazer fotos, todos agasalhados sob guarda-chuvas estampados com os monogramas das grifes (made in China), sorridentes pela Times Square...

Na legenda do Instagram, óbvio:"I`m Singing in the Rain", se possível com passinho imitando a cena - eterna - de Gene Kelly no clássico "Cantando na Chuva".

Pois bem, vindo aqui para a nossa realidade real ainda não será possível esse "flash". Nem na reformadíssima Beira Mar...

Nosso calçadão, na verdade, a preço do que vimos na última segunda-feira, abre espaço para outra modalidade, a natação. Daí que as turmas de triatlo nem precisam ir ao Ideal ou Náutico, por ali mesmo já se resolve a tríade, com as opções da água doce ou salgada.

E nem adianta justificar o injustificável, não é novidade nossa quadra chuvosa! Se na área nobríssima ocorre assim, imagino nas periferias da Fortaleza profunda, o que nos remete ao premiado, pesado e triste filme "Parasita" - assistam!

Bom, acho que meu amigo, do começo do texto, precisa seguir voando por aí em busca do escoamento contemporâneo, porque aqui estamos fadados aos alagamentos, sem o charme do cinema e da poética chuva...

Presença

Sheyla Nascimento, proprietária do Hotel Varandas, em Águas Belas, momento em que recebia o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, hóspede do último fim de semana
Foto: divulgação
Sheyla Nascimento, proprietária do Hotel Varandas, em Águas Belas, momento em que recebia o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, hóspede do último fim de semana

A Comitiva de Jair Bolsonaro retornou no mesmo dia a Brasília, mas por aqui ficou, para o fim de semana, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Foi percorrer o litoral numa visita de campo do projeto Caixa Mais Brasil, entregar chaves de apartamentos e apresentar programas de crédito. Para hospedagem escolheu o charmosíssimo Varandas Beach, em Águas Belas, de onde partia para as ações na vila de pescadores e centros de artesanato por Cascavel, Caponga e redondezas.

Presidente da Caixa incluiu pesca em alto mar com associação de Cascavel. Na foto, de camisa branca, retirando a jangada do mar.
Foto: Divulgação
Presidente da Caixa incluiu pesca em alto mar com associação de Cascavel. Na foto, de camisa branca, retirando a jangada do mar.

Foi anfitrionado no Varandas pela equipe de Armando Abreu e Sheyla Nascimento, donos do hotel, para quem ele lamentou não poder desfrutar das piscinas, bangalôs e serviços em virtude da agenda, que incluiu pesca em alto mar com os associados da Colônia de Pescadores Profissionais e Artesanais de Cascavel.

Saiu com a promessa de retornar ao roteiro, mas para relaxar. 

Para sempre Elena

Catherine Zeta-Jones na cerimônia do Globo de Ouro
Foto: Dimitrios Kambouris / Getty Images via AFP
Catherine Zeta-Jones na cerimônia do Globo de Ouro

Catherina Zeta-Jones, em um Dolce & Gabbana exclusivo, lembrando que ainda existe glamour no planeta, apesar dos pesares... O registro foi no tapete vermelho híbrido do Globo de Ouro, noite de domingo. Atriz foi com o marido Michael Douglas prestigiar amigos finalistas da premiação. Casal dos mais longevos de Hollywood, iniciaram seu romance em 1998, ano de virada na vida da estrela. Foi quando o mundo conheceu seu talento como a Elena, de "A Máscara de Zorro", mesma época em que Antonio Banderas (Zorro) a apresentou ao amigo Michael Douglas, paixão fulminante.

É do Ceará

Dani Gondim, Vivian de Pontes e Lara Romcy
Foto: divulgação
Dani Gondim, Vivian de Pontes e Lara Romcy

Trio de talentos: Dani Gondim, a musa da beleza e da sustentabilidade; Vivian de Pontes, a designer ceramista que elevou o hand made a outro patamar; Lara Romcy, que celebra os 15 anos de sua Joiola enaltecendo as belezas e a cultura local. Viva elas! 

Saudade

Muito sentida a passagem da educadora Maria Emídia Melo Oquendo, fundadora da Escola Meu Cantinho. Por 43 anos, acompanhou a formação de milhares de crianças, dentre as quais muitas figuras de evidência de vários segmentos de atuação no Ceará.

Tinha o acolhimento, o cuidado, o carinho e um sorriso cativante como suas marcas, gravadas na memória de pais e alunos que frequentaram a escola durante o tempo de funcionamento.

Deixa as boas lembranças aos filhos Emmir, Magda, Mônica, Márcia, Joaquim e Beatriz. Missa de Sétimo Dia acontece nesta sexta-feira, às 18h, no Shalom da Paz, com transmissão pelas redes sociais. 

Caldo grosso

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Ceará questiona, em nota, a posição de Dias Toffoli, tomada na última sexta-feira, de que a tese da legítima defesa da honra é inconstitucional por "contrariar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero". Categoria aponta contradições do ministro e afirma que o entendimento ainda carece de análise do Pleno do STF. Também alegam que a medida põe em risco a imunidade profissional da advocacia. Assinam os advogados Nestor Santiago, procurador da entidade no Ceará, e Ana Lígia Laranjeira, presidente da Associação.

Celebrar 

Abrem novo ciclo de vida hoje: prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves; Samyra Guimarães, que herdou da mãe Alódia o tino para organizar bons momentos; Laura Jucá, revelação em gestão pública; Paulo Benevides, a grande voz do Ceará. E ainda: Gladys Barreira, Cristina Bezerra, Luiza Serpa, Helton Vidal. Saúde!  

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?