Logo O POVO+
Coronasomnia: a insônia que chegou com a pandemia
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Coronasomnia: a insônia que chegou com a pandemia

Diego Ribas e os filhos: temporada de descanso no Ceará  (Foto: Reprodução instagram )
Foto: Reprodução instagram Diego Ribas e os filhos: temporada de descanso no Ceará

Pessoas que antes dormiam bem, passaram a ter dificuldade de adormecer ou de ter um sono realmente profundo e de qualidade. E isso independe de ter sido ou não infectado pelo vírus. Tem relação com a ansiedade, o medo e as incertezas do futuro.

Médica Maryana Landim Borges, com abordagem na área ortomolecular, medicina ayurvédica e ciências da longevidade, indica uma "Higiene do Sono" antes de deitar. Práticas simples que podem fazer a diferença no dormir.

Especialista defende um horário fixo para deitar e levantar. Total desconexão dos aparelhos eletrônicos uma hora antes do previsto para começar a dormir.

O quarto deve estar escuro, sem luzes artificiais, mas ao amanhecer, é necessário que a luz do sol entre para ativar a produção de cortisol, hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

Maryana também indica o uso de óleos essenciais de camomila ou lavanda para o ritual do escalda pés. Chás calmantes como passiflora, melissa, camomila, mulungu.

Evite as refeições pesadas à noite. Pratique exercícios físicos diariamente. O movimento ajuda a regular o descanso, lembra ela.

Exponha-se ao sol durante o dia, a luz natura impulsiona o ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico), estimulando um repouso de qualidade.

Por fim: "ore, agradeça, medite antes de dormir". Anotado.

Boa saída I

Diante das postagens informando sobre o novo decreto do Governo do Estado, equipe do Imprensa Food Square saiu comentando com uma única mensagem: a oração do "Pai Nosso". Simples, mas tocante.

Boa saída II

Ainda sobre o "Imprensa", restaurantes se uniram em cardápio no app Ifood, de forma que o cliente pode fazer suas escolhas nos mais de 20 estabelecimentos e receber em um único pedido para entrega. Boa!

Turismo

Deputado federal Eduardo Bismarck(PDT-CE) conseguiu incluir duas emendas para contemplar os prestadores de serviços turísticos no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Medida foi aprovada na quarta-feira pela Câmara e seguiu para o Senado.

Retiro online

Grupo católico Amare, sob coordenação do padre Eugênio Paccelli, convida para retiro virtual nos dias 12 a 14 de março. Palestrante Marcos Piangers, expert em paternidade, evangelizadora Ticiana de Paula, coach Marília Fiúza integram programação.

Vida fit

Márcia Távora suando a camisa. Treinos diários, em casa, com o personal João Luís.

Bem-vinda

Chegou a bebê Manoela para advogado Bruno Queiroz e Juliana Bastos. Saúde!

Moda

Germana Frota lança sua marca Matilda by Matilda, oferecendo novas opções para elas.

Presente

Coube ao requisitado cabeleireiro Rony entregar um presente de cliente para cliente. Adelaide Gonçalves deixou em sua última visita ao salão livro para o médico e amigo Abelardo Targino: "Vinde, e poetizaremos", de Suene Honorato sobre a obra "O mestre ignorante", de Jacques Ranciére.

Abrem novo ciclo de vida hoje: Carolina Ary, Ana Campos, Cláudio Régis Rangel, Gilvan Magno, Joana Salle, Vanessa Pessoa, Thadeu Pinheiro. Felicidades!

Lançamento

Depois de "Colo, por favor!", o poeta, escritor e palestrantre Fabrício Carpinejar apresenta seu segundo livro escrito no contexto da pandemia. Em "Coragem de Viver" (Editora Planeta Brasil), sua 47ª obra, ele faz uma homenagem à mãe, a poeta Maria Carpi, pelos seus 30 anos de literatura comemorados em 2020. São memórias antigas e recentes da mãe transformadas em reflexões e lições de vida, permeando temas com o ciúme, longevidade, sensibilidade, compaixão, egoísmo, dor, tristeza e superação. Além de uma homenagem, "Coragem de Viver" é um convite a repensar as questões da vida e encarar as dificuldades como um processo de aprendizado.

Paraíso

Diego Ribas e os filhos: temporada de descanso no Ceará
Foto: Reprodução instagram
Diego Ribas e os filhos: temporada de descanso no Ceará

Após conquistar o título de bicampeão brasileiro para o Flamengo, Diego Ribas veio com esposa Letícia (grávida de uma menina) e os filhos Davi e Matteo curtir o litoral cearense. Meio-campista e família ficaram hospedados no desejado Carmel Taíba. Na foto, o camisa 10 com as crianças tendo como pano de fundo o belo coqueiral do destino deluxe.

Articulação

Leandro Vasques, Vicente Braga e Wyllerson Matias
Foto: Arquivo pessoal
Leandro Vasques, Vicente Braga e Wyllerson Matias

No cenário pré-isolamento rígido, tempos atrás, almoço em clima de eleição na OAB Ceará. Criminalista Leandro Vasques, Vicente Braga (presidente da Associação Nacional de Procuradores do Estado) e Wyllerson Matias, vice-presidente da Escola Superior de Advocacia. Zumzum segue agora pelos grupos de Whatsapp, pegando fogo!

De volta à universidade

Ex-prefeito Roberto Cláudio: pós-doutorado em São Paulo
Foto: Reprodução Instagram
Ex-prefeito Roberto Cláudio: pós-doutorado em São Paulo

Ex-prefeito Roberto Cláudio em registro de início das aulas on line, em São Paulo, onde cursa seu pós-doutorado em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP).

Com essa vou indo, na certeza de que dias melhores virão. Respeito ao outro é a única linguagem possível num mundo com bilhões de habitantes. Cuidemo-nos!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?