Logo O POVO+
Mente e pandemia: Sidarta Ribeiro traz seus alerta aos cearenses
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Mente e pandemia: Sidarta Ribeiro traz seus alerta aos cearenses

Joana Salle Cardoso (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Joana Salle Cardoso

Os professores Maurício Benevides Filho e José Antônio Macedo foram destaque no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O aplicativo Sinesp Cidadão, desenvolvido pelos docentes da UFC para o Ministério da Justiça recebeu o grande prêmio na categoria Tecnologia, aplicando a Inteligência Artificial para modernizar as ações em segurança pública.

Reconhecimento II 

OAB Ceará vai instituir a "Medalha Advogado Clayton Marinho" (em memória), comenda destinada a reverenciar a memória do grande criminalista cearense, ao mesmo tempo em que homenageia seus colegas de relevante atuação no Direito Criminal. Iniciativa, aprovada por unanimidade, foi do conselheiro estadual Luciano Alves Daniel. 

Gestão 

Embalado pelo sucesso do bordão #VaiDarCerto e a consequente visibilidade sobre seu trabalho como gestor, médico Elias Leite disponibiliza em suas redes o curso "A Liderança com Alma Disney", um método de formação de líderes que já estudava e desenvolvia antes do atual cargo.  

Praticidade

Grupo La Maison amplia os serviços e produtos oferecidos no La Brasilerie, instalando em condomínios geladeiras com as delícias pré-prontas, indo da sopa da semana aos quitutes das varandas. Os minimercados domiciliares, aliás, ganham cada vez mais espaço, especialmente nos residenciais do litoral. 

Parceria 

Honório Pinheiro recebeu em reunião, na sede do Instituto Bom Vizinho, braço de cultura e responsabilidade social da rede de supermercados Pinheiro, o reitor do IFCE, Wally Menezes, e os professores Marcos Vieira e Lourival Soares. Em pauta: parcerias de impacto social. 

Contas públicas 

Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes atuará como mediador da 13ª Edição do programa TCE Debate. Para abordar o tema "Finanças Públicas do Ceará: Desafios e Perspectivas",  o conselheiro recebe o secretário Mauro Filho (Planejamento e Gestão do Estado), a secretária Fernanda Pacobahyba (Sefaz) e Paulo Matos, diretor da Faculdade de Economia da UFC. Os interessados podem fazer as inscrições por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no Portal da Escola de Contas. Transmissão pelo canal do Youtube do TCE, a partir das 9h30min. 

Arte e Cidade 

Quem visitar o North Shopping vai cruzar com grandes faixas coloridas com palavras como "esperança", "bondade", "paciência", "respeito", "saúde". A intervenção é da artista visual Joana Salle Cardoso, na foto abraçada com sua ideia, acolhedora e simpática para os frequentadores.

Cérebro
e vírus

Neurocientista de prestígio e respeito internacional, Sidarta Ribeiro é o palestrante da próxima Live do Conhecimento da Unifor, amanhã, 27, às 19h30min, com transmissão aberta em todas as redes sociais da Universidade. 

Pós-Doutor em Neurofisiologia pela Universidade Duke e autor do livro de sucesso "O Oráculo da Noite", ele tem levantado teses sobre como o cérebro humano processa e reage a um tempo como este de pandemia e de que forma essas elaborações repercutem coletivamente e se desdobrarão no futuro. 

"O hábito de assistir conteúdos audiovisuais em telas ativa o mesmo sistema cerebral de recompensa e punição que é ativado por outros estímulos que também causam dependência, como drogas, jogo e sexo. Nada disso é intrinsecamente nocivo, pois depende da dose. Vale portanto o mesmo preceito de moderação que considera que a diferença entre remédio e veneno é a dose", analisa ele, muito elogiado na Academia por sua visão multidisciplinar do homem, seus paradigmas e desafios.

advocacia

Imaculada Gordiano prepara-se para abrir, em breve, o novo escritório de sua banca de advogados no moderno BS Design. Além dela, Clovis Mapurunga e Monteiro e Monteiro Advogados Associados também se transferem para o desejado endereço.

bom saber

Senador Ciro Nogueira, que foi reconduzido à presidência nacional do Progressistas, oficializa hoje sua pré-candidatura a governador do Piauí, sob os aplausos da parte da família no Ceará, em especial do primo Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico, que cada vez mais demonstra seu tino para a vida pública.

Vereadora Ana Paula, enfermeira  presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, mobiliza os senadores do Ceará pela aprovação do PL 2564/2020, que fixa um piso salarial para os profissionais da área, além da redução de jornada de trabalho para 30 h/ semana. 

Instituto Aço Cearense lança a campanha "De Coração para coração" no intuito de arrecadar fundos para a distribuição de cestas básicas para famílias carentes. 

Vereadores de Fortaleza assistem a desfalque em suas bases. Covid-19 tem levado muitas lideranças comunitárias embora. 

Acaba de ficar pronto o livro "Velas do Ceará", de Miguel Sávio de Carvalho Braga, que percorre a história e a tradição das jangadas, este elemento simbólico da cultura cearense.

Curso de Medicina da UFC em Sobral comemora 20 anos de criação este mês. Um marco para a região, que abriu portas para a abertura de outros campi universitários. 

Aniversariantes do mesmo dia e amigas de longas datas, Cybele Pontes e Ivana Castro comemoraram seu novo ciclo com saboroso café no endereço da matriarca. Cerimonialista dos Pontes há anos, Ivana está com novo escritório, agora anexo à sua residência. 

Abrem novo ciclo de vida hoje: Carmem Arruda, Urbano Costa Lima, Paulo Quinderé, Ademar Bezerra, Marta Monte, Janaína Gradvohl, Camila Nogueira, Izabeli Leitão.

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?