Logo O POVO+
Tem dias em que o "#vaidarcerto" soa completamente deslocado
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Tem dias em que o "#vaidarcerto" soa completamente deslocado

Paulo Gustavo entre Renata e Alexandre Magno (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal Paulo Gustavo entre Renata e Alexandre Magno

Apesar de todo o esforço mental, individual e coletivo, tem dias - muitos - em que o "#vaidarcerto" parece completamente deslocado da realidade. Acho que a noite desta terça-feira foi assim.

A passagem do humorista Paulo Gustavo, provavelmente o brasileiro mais famoso e popular a ser vitimado até agora pela covid-19, é aquele lembrete brutal de que estamos longe da terra firme.

No meio de toda comoção e milhares de declarações a respeito do brilhantismo do artista, pincei umas aspas do ator Herson Capri, que dimensionam bem o papel social e político da arte quando investida de boas risadas. Diz assim...

"Paulo Gustavo tinha uma enorme importância política. Ele era mais eficiente, na sua arte e na sua vida pessoal do que muitos ativistas. Transmitia amor e solidariedade sem precisar citar Cristo e nem Marx com uma eficiência enorme".

E continua: "Quem não tem ligação com arte pode não entender ou não aceitar o quanto ela tem de ideológico. Mas no caso de Paulo Gustavo, é só prestar um pouco mais de atenção e praticar o acolhimento.

Ele era um gênio da comédia. Era engajado. Era do nosso lado. Humanista na vida e na arte...". Paz e luz!

Passatempo macabro I

CPI da Covid-19 mal começou e já confirma o que prevíamos: um circo político. Sem foco, sem metodologia, sem interesses legítimos, sem compromisso com a sociedade brasileira, a começar pela ausência mal explicada do ex-ministro que mais tempo ocupou o cargo desde que o vírus chegou por aqui. A motivação não é salvar os sobreviventes.

Passatempo macrabro II

Desejo do dia: jogar tudo para o ar e ir passear de bermuda e chinelo, sem máscara, como o ausente Pazuello fez dias atrás num shopping em Manaus. Só trocaria o roteiro e o contexto, seria num Brasil vacinado.

Noção básica

A direção das casas legislativas poderia criar um curso chamado "Ética, Conduta e Noção Parlamentar: Princípios de Cidadania". Ajudaria a evitar vídeos como o da deputada Alê Silva (PSL-MG) dançando com assessores, no Salão Verde da Câmara, a pisadinha "Carpinteiro".

Geração "NN" I

Depois das gerações X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers, a Nação precisa se preparar para lidar com o grande crescimento da geração interna "NN", jovens que não estudam mais, muitos por falta de estrutura para o ensino à distância, e nem trabalham, por falta de oportunidade.

Geração "NN" II

Pode parecer uma preocupação distante, mas já estamos caminhando para o fim do primeiro semestre no segundo ano de pandemia. Pelo ritmo da realidade, o ensino público presencial continuará uma incógnita. Essa conta chegará logo logo, é cara e recai sobre todos.

Memória

Paulo Gustavo entre Renata e Alexandre Magno
Foto: Arquivo pessoal
Paulo Gustavo entre Renata e Alexandre Magno

Era Setembro de 2014 e Paulo Gustavo lotava o Siará Hall com sua performance. O encontro, no camarim, foi com o casal de empresários Renata e Alexandre Magno, que apoiavam, via sua marca DLT, a turnê do artista em Fortaleza.

Dia das Mães

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres para a Hering
Foto: Divulgação
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres para a Hering

Fernanda Montenegro e a filha Fernanda Torres foram as escolhidas pela Hering para a campanha de Dia das Mães 2021 da marca.

Isoladas em uma propriedade de campo em Petrópolis (RJ), ainda em 2020, elas produziram o seriado "Amor e Sorte" (Globoplay). O diretor Andrucha Waddington, que também fazia lockdown com a esposa Fernanda, era o elemento que faltava para que a produção saísse do papel toda em família.

O convívio familiar em confinamento é o pano de fundo da trama, que escalou também os casais Taís Araújo e Lázaro Ramos, Caio Blat e Luisa Arraes, e Emílio Dantas e Fabíula Nascimento. Todos receberam o equipamento em casa e se filmaram.

O excesso de convivência, aliás, é um dos temas palpitantes atualmente nos consultórios de psicólogos e psiquiatras. Vale conferir o trabalho.

Saúde

Paulo André Holanda (Diretor regional do SENAI Ceará); Débora Arnoud (Coordenadora de Fisioterapia do Hospital Regional da Unimed); Elias Bezerra Leite (Presidente da Unimed Fortaleza); e Marcelo Alcantara (Superintendente da Escola de Saúde Pública e Idealizador do Elmo)
Foto: Rayane Mainara/ Divulgação
Paulo André Holanda (Diretor regional do SENAI Ceará); Débora Arnoud (Coordenadora de Fisioterapia do Hospital Regional da Unimed); Elias Bezerra Leite (Presidente da Unimed Fortaleza); e Marcelo Alcantara (Superintendente da Escola de Saúde Pública e Idealizador do Elmo)

Somente no Hospital Regional da Unimed, o Elmo foi utilizado em 1018 pessoas, até o último dia 4. Dessas 1018, 612 não foram intubadas devido ao uso do equipamento, ou seja, cerca de 60% dos pacientes com Covid-19 que usaram o equipamento genuinamente cearense apresentaram melhora no quadro respiratório e não precisaram ser intubados.

Esse marco importante foi comemorado pela direção da Unimed Fortaleza, no Hospital Regional da Unimed, em momento simbólico com a presença do Diretor Regional do Senai, Paulo André Holanda, que representou o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; e do superintendente da Escola de Saúde Pública e idealizador do Elmo, Marcelo Alcântara.

Com eles no registro, Débora Arnaud, coordenadora de Fisioterapia da unidade, e Elias Bezerra Leite, o supracitado e midiático presidente da Unimed Fortaleza.

Por fim...

Campanha Caminhos do Bem, por meio da qual a Bspar doa aos funcionários diariamente alimentos a serem distribuídos nos seus trajetos entre casa e trabalho, tem inspirado várias empresas, inclusive fora do Ceará.

Faz sucesso em Flecheiras, no restaurante Alquimia, o chef Betinho, ex-participante de reality gastronômico com Ana Maria Braga. O espaço fica na pousada "La Casa di Pietra". Quem vai recomenda.

Beach Park retorna hoje o funcionamento do restaurante da praia, de 10h às 16h, e se prepara para a reabertura do parque com novos protocolos de segurança. Complexo vai retomar seus planos de expansão pelo Porto das Dunas, com novo parque, assim que a pandemia estiver mais estabilizada.

Deputado estadual Renato Roseno (PSol) apresentou projeto de lei que denomina de Professor Gilmar de Carvalho a Biblioteca Pública do Estado do Ceará. Justo.

Em brinde reservado à família, industrial Amarílio Macêdo abriu novo ciclo de vida. Dentre os rótulos, seleção do filho Omar, Louis Latour Cablis 2018 e Patricius Tokaji Aszu, 6 puttonyos.

Neste clima, desejo feliz aniversário a Edyr Rolim, Beto Studart, Alexandre Lobo, Lili Cialdini, Hugo Machado, Aloísio Cavalcante Jr., Lize Bezerra. Saúde!

Vou indo, apostando no café com bolo de macaxeira, versão São João em casa parte II, para desanuviar a mente. Boa quinta-feira!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?