Logo O POVO+
Lições (ou não) de uma pandemia
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Lições (ou não) de uma pandemia

Pandemia mudou parcialmente os hábitos, o que não quer dizer que tenha alterado o espírito da humanidade (Foto: Niklas HALLE'N / AFP)
Foto: Niklas HALLE'N / AFP Pandemia mudou parcialmente os hábitos, o que não quer dizer que tenha alterado o espírito da humanidade

Pandemia indo embora e algumas conclusões já podem ser antecipadas enquanto o vírus ensaia sua "saída" de cena. Para tudo na vida há exceções, mas regra geral...

Ensino doméstico não funciona. Além de todas as dificuldades e perdas de aprendizado, os jovens sentiram os danos da ausência de interação com professores e colegas. Socialização é educação.

Home office é confortável, mas deixa gargalos mentais e corporativos. Vida é convivência, movimento, trocas e rotinas. Ficará a possibilidade do modelo híbrido.

Todos tínhamos alguns relacionamentos baseados em fatores externos e não no apreço pela pessoa e a convivência. Caíram por terra.

Bom senso, empatia, respeito, visão coletiva são apenas conceitos. Na prática tudo funciona por outros vieses. As redes sociais demonstraram isso com força.

O clichê precisa ser relembrado: não vale a pena brigar por político nenhum, muito menos estragar uma amizade por isso.

O valor da vida é relativo. Para algumas pessoas, usufruir do agora é mais importante do que a preservação da própria existência. Nem todos temem a morte. Aglomerações comprovaram.

Ninguém vai sair melhor, nem pior. Virtudes e caráter não mudam dessa forma. Somos os mesmos com mais essa experiência na bagagem.

Tudo isso num país como o Brasil resume-se na máxima: nascemos e morremos sozinhos ou, em outras palavras, `salve-se quem puder´...

Cenário 

Luciano Huck
Luciano Huck

Saída de Luciano Huck da disputa presidencial, decidido a substituir Faustão no domingo da Globo, apaga mais uma luz para aqueles que aguardam o Chapolim Colorado da terceira via para nos defender "do mal". Pelo visto, não vai chegar a tempo... 

Casa de chá I

Alguns parlamentares cearenses, talvez iludidos com a bajulação de "amigos" em redes sociais, postam até visita de primos aos gabinetes, como se aquilo fosse agenda pública de interesse da população e para a qual são bem pagos. Que lástima!

Casa de chá II

Andei navegando pelas páginas da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa para confirmar o que o termômetro já aponta há tempos: deixaram-se engolir pela pauta nacional, raras exceções. Usam o plenário para discutir temas fora de sua função legal e raio de ação. Pura politicagem para a Internet. O que sobra são homenagens e arrecadação de cestas básicas...

Na mesma seara...

PT Ceará decidiu que seus deputados estaduais eleitos em 2018 pedirão licença para dar lugar aos suplentes da legenda. Com isso, em agosto, Moisés Braz e Elmano Freitas se licenciam dos mandatos e cedem os assentos aos vereadores Guilherme Sampaio, de Fortaleza; pré-candidato a estadual, e Pedro Lobo, do Crato. Estratégia visa já movimentar as cadeiras para a eleição de maiores bancadas em 2022. 

Medicina I 

Médico Leonardo Drumond
Médico Leonardo Drumond

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) do Ceará chega 56 anos de fundação viabilizando cursos e capacitações para atualização permanente dos profissionais, serviços de residência médica e treinamento para avaliação do título de especialista. À frente, Leonardo Drumond, ortopedista especialista em quadril e membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ). 

Medicina II 

Especialista em medicina preventiva, André Guanabara realiza de forma on-line, no próximo dia 26, a segunda edição do projeto "Ciclo da Vida". Este ano, evento será exclusivo para o público de Portugal. Médicos Dayan Siebra, Érica Mantelli, Domingos Mantelli, Sônia Umbelino e a farmacêutica Aline Gregório, com atuação em Portugal, integram grade de palestrantes. Foco: qualidade de vida e saúde.

Mercado

Rodrigo Frota: Complexo Colosso lança novo restaurante dia 23
Rodrigo Frota: Complexo Colosso lança novo restaurante dia 23

Rodrigo Frota ampliando seu raio de ação empresarial. Grupo Colosso inaugura, dia 23, a Forneria São Cosme, mais um restaurante a integrar o complexo de entretenimento, que já faz sucesso com o Zoi. A novidade integra conjunto de ações com a bandeira Colosso, a serem executadas ao longo do ano. À frente da operação, o competente CEO do Colosso, Eduardo Castelão.

Beleza 

Lissa Dias Branco
Lissa Dias Branco

Lissa Dias Branco em visual atualizado pelas mãos do famoso cabeleireiro Fhelipe Silva. Filha de Ivens Dias Branco Jr. e Morgana, enveredou pelo empreendedorismo que traz no DNA via Blink Lab Shop, quiosque com produtos da Kocostar e OhK!, marcas de sucesso no mundo da beleza.

Reencontro 

Lúcia Asly e Lúcio Brasileiro
Lúcia Asly e Lúcio Brasileiro

Amigos de longas datas, Lúcia Asly e Lúcio Brasileiro se reencontraram numa pacata tarde, meio de semana no Cumbuco. Após meses sem contato, atualizaram os momentos de vida no restaurante Varanda`s, tendo ainda à mesa o amigo de ambos Marcus Lage.

Ela muito saudosa pela partida de seu grande companheiro de vida, Michel Asly, e LB sempre pronto a reerguer e enaltecer memórias. 

Ainda pelo Cumbuco... 

Lúcio e suas peculiaridades. Decidiu que não come mais nada diferente de pizza, sempre ao fim da tarde, de sabores exclusivos, que combina com o pizzaiolo. Sua viagem anual a Ibiza, Palma, Barcelona e Villes de France precisou ficar para o futuro.

Mas daí que o jornalista, como diria minha colega Sonia Pinheiro, "versatilizou o dream", trocando os destinos na Europa pelos cenários baianos: Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Foram dez voos, For-Sal desde a chegada do vírus. Sabe viver. 

Gourmet 

Cervejaria Turatti se apresenta agora como maior "pit" de defumação do Ceará com a chegada da máquina King`s Kong 34", produto da companhia King's Barbecue, que promete potencializar sabor e maciez das carnes servidas. O próximo passo é o lançamento de linha especial de cortes e derivados, para delivery, supermercados e consumo no local. Sucesso!

Ciclos

Feliz aniversário para: Ricardo Ary, Isabela Franklin, Bel Meireles. Saúde.

Entre nós... 

Do livro "A Hora da Essência", do padre Fábio de Melo, sucesso nas cabeceiras:

" Minha filha, se você não descobrir o que a ressuscita, a vida vai matá-la antes da hora. Minha consciência iluminou-se naquele momento´. Meu pai tinha razão. É preciso encontrar o contraponto, a melodia que adicionamos à vida e que torna o absurdo suportável". 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?