Logo O POVO+
Existe partido no País para o povo brasileiro?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Existe partido no País para o povo brasileiro?

Tipo Opinião
Ilário Marques foi nomeado para assumir Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, mais um capítulo na relação PT-PDT (Foto: reprodução twitter )
Foto: reprodução twitter Ilário Marques foi nomeado para assumir Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, mais um capítulo na relação PT-PDT

É assim...

umas declarações de terceiros, muitas vezes figuras desconhecidas, que parecem ter sido feitas por nós mesmos, tamanha é a confluência de sentimentos.

Ocorre até em contextos de vida completamente diferentes, contudo uma palavra, um ângulo, gera a conexão, bate!

Senti isso ao ler, aqui no O POVO, um deputado estadual, da turma dos veteranos no métier, dizer que não tem partido para ele no Ceará.

Obviamente que ele se referia às propensões estratégicas e ideológicas visando seu futuro, mas a condução da entrevista acabou por expor, mais uma vez, o cenário partidário cada vez mais confuso, deslocado de propósitos, distante das pautas de interesse da sociedade e absolutamente ambíguo.

Tracei imediatamente uma relação da fala do parlamentar com o panorama na minha cabeça e, creio eu, na de uma boa parte dos eleitores que acompanham e refletem sobre a realidade cotidiana. A pergunta é: existe partido no País para o povo brasileiro?

Quando eu ainda misturava bebida com conversa séria, expediente que hoje em dia evito, escutava as críticas assoberbadas sobre partido X, depois o Y, o Z... O silêncio vinha depois que eu perguntava: e qual legenda você define como a melhor, mais coerente e mais íntegra do Brasil?

"Cri, cri, cri", nessa hora ouviam-se os grilos imaginários da falta de opção e eu quebrava o gelo chamando o garçom.

Interessante que a citada exposição do parlamentar se deu no mesmo momento em que Ilário Marques (PT) assumia a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura, dando mais uma demonstração de fragilidade no ancoramento conceitual das siglas.

É, no caso, mais um nome petista atuando no campo ferreiragomista. Eles, PT e PDT, vão se aninhando para depois decidir se sobem no palanque de Lula, de Ciro ou, quem sabe, adotem uma versão "híbrida", para usar a palavra da moda.

Estamos prestes a assistir à confirmação da até pouco tempo impensável chapa PT-PSDB na disputa nacional. Estrelas vermelhas com tucano azul e amarelo. O material de campanha vai ser que cor, marrom? A mistura das três?

Estava pensando...

O antigo PMDB, agora MDB, é tão eficiente em sua "fluidez" que fez escola. Olhando com atenção, e retirando os casos raros e isolados, temos o Centrão e suas subunidades regionais, franquias de baixo custo e alta rentabilidade.

Pesado, né? Falo mais nada hoje. Bolo, café e vamos às flores...

Com a caneta...

Ana Teresa Barbosa de Carvalho, nova secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Ana Teresa Barbosa de Carvalho, nova secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará

Ana Teresa Barbosa de Carvalho, primeira mulher a assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) no Ceará. Ocupa a função após a saída de De Assis Diniz. Em 2017, ela já havia sido empossada como a primeira presidente mulher do Instituto Agropolos do Ceará, onde permaneceu até agora. Também foi a primeira mulher prefeita de Jaguaruana (2013-2016), sua cidade natal. Pioneirismo feminino em funções de evidência parece ser sua marca.

"Banho de rio"

Atriz Alanis Guillen, a nova Juma Marruá da novela Pantanal(Foto: DIVULGAÇÃO GLOBO )
Foto: DIVULGAÇÃO GLOBO Atriz Alanis Guillen, a nova Juma Marruá da novela Pantanal

Rede Globo divulgou as primeiras imagens de Alanis Guillen no papel da icônica personagem Juma Marruá. Atriz integra elenco do remake de "Pantanal", novela de sucesso absoluto nos anos 90, à época uma produção da extinta TV Manchete.

Inspirada na obra escrita há mais de 30 anos por Benedito Ruy Barbosa, trama estreia em março na Globo, no horário das 21h, com a missão de alavancar a audiência da emissora na faixa.

No passado, os famosos banhos de rio - com nudes - da jovem selvagem, que se transformava em onça-pintada para se defender, paravam o País. Hoje já não sei... Corre o risco até de ser cancelada. Que tempos...

Mercado

João Iran e Luiza Eugênio Pontes: megaempreendimento de beach tênis na Santos Dumont(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal João Iran e Luiza Eugênio Pontes: megaempreendimento de beach tênis na Santos Dumont

Empresários João Iran e Luiz Eugênio Pontes nas obras da Match Beach Tennis, que promete ser a maior arena da modalidade do Ceará. Serão dez quadras, com infraestrutura completa de apoio para os praticantes, incluindo opções de gastronomia e ampla área de convivência. Vai funcionar na Santos Dumont com Senador Virgílio Távora, ocupando o quarteirão inteiro. Obras a todo vapor. Expectativa de abertura em breve.

Últimas...

Manuel Novais Neto foi reeleito presidente do Sindipostos-Ce para o quadriênio 2022-2026.

Renata Cavalcante Marinho comemora a inclusão de sua La Vinci no catálogo da Westwing, mais famoso e-commerce de decoração no Brasil, com atuação também no Exterior.

Sancionada a lei que denomina de Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará, localizado na Emcetur. Iniciativa do deputado estadual Renato Roseno e coautoria de Guilherme Sampaio.

Médico especialista em reprodução humana, Marcelo Cavalcante curte férias na Serra da Mantiqueira com a esposa Candice Torres de Melo, médica especialista em neonatologista e cardiologista pediátrica, e os fihos do casal, Marcela e Davi Cavalcante.

Colosso retoma programação de samba e chorinho nos finais de semana. Sempre um bom refúgio na selva de pedras.

No Cantinho do Frango, quem canta nesta sexta-feira é Luisinho Magalhães. Promete viagem aos anos 60, 70 e 80.

Feliz aniversário para Aparecida Alencar, Leonardo Farias, Renato Thomaz, Marcela Laura Feitosa, Paulo Elpídio Menezes, Aled Parry, Fernando Hélio, Paulo Mota e Rodrigo Fiúza Carneiro. Saúde!

Até amanhã!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?