Logo O POVO+
EGOturismo, fenômeno de um tempo e suas consequências
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

EGOturismo, fenômeno de um tempo e suas consequências

Tipo Opinião
Famosa pedra furada de Jericoacoara (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Famosa pedra furada de Jericoacoara

Reflexos...

Nova expressão: "EGOturismo", é o oposto do "ECOturismo", ou seja, o foco não é interagir com o meio ambiente natural, os costumes, a população, cuidar, preservar. Vale tudo para conseguir a selfie ostentação.

Neologismo faz referência aos viajantes que pensam mais em si e no que vão conseguir produzir de material audiovisual. Em outras palavras, viaja-se não para conhecer, vivenciar, mas para usar o local-produto como cenário do próprio ego.

Conheci o termo com o pensador de tendências André Carvalhal, ao mesmo tempo em que lia, no O POVO de ontem, meu colega Demitri Túlio questionar as autoridades a respeito das intervenções em Jericoacoara e entorno. A última, informava o colunista, é um parque aquático flutuante numa das lagoas.

Lembrei de uma viagem que realizei há exatos 15 anos à então famosa Porto Seguro, na Bahia. À época, a exploração daquele litoral por um grande grupo de turismo já havia "emplastificado" completamente a experiência. Nada era local. Os restaurantes da orla, as barracas, os passeios, tudo era de um mesmo conglomerado. Era impositiva a experiência. O resultado, contudo, não demorou: quem ainda se interessa por Porto Seguro?

Que as pessoas mergulhem em suas "egotrips" é um fenômeno desse tempo, ciclos comportamentais. Mas paraísos naturais não podem ser tratados como um bar de sertanejo da esquina, que faz sucesso e depois fecha na calada da noite.

Sustentabilidade não diz respeito apenas à preservação da natureza, tem a ver, inclusive, com os negócios que se beneficiam dos atributos naturais de um roteiro. É bom abrir os olhos antes que nossa famosa Jeri se perca de vez...

Equilíbrio

Ticiana Rolim Queiroz: documentário "Costume Saudável" traz depoimentos de quem encontrou novas formas de ver a vida e seu cotidiano(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Ticiana Rolim Queiroz: documentário "Costume Saudável" traz depoimentos de quem encontrou novas formas de ver a vida e seu cotidiano

Mente, corpo, alimentação, sustentabilidade e visão comunitária são os motes do documentário "Costume Saudável: os pilares para uma vida em equilíbrio", com lançamento no próximo dia 28 em sessão para convidados no Cinema do RioMar Fortaleza.

Produção, uma iniciativa dos Mercadinhos São Luiz, reúne nomes de evidência em várias áreas, que compartilham, durante 40 minutos, informações técnicas, científicas e vivências que contribuíram para uma mudança de comportamento e a consequente e desejada harmonia do dia a dia.

Ticiana Rolim Queiroz (foto), referência em negócios de impacto e visão holística da vida, é uma das personagens do filme, que ouviu também a nutricionista Alessandra Luglio; Priscilla Veras (CEO da Muda Meu Mundo) e colunista de Sustentabilidade do O POVO; o nutricionista Valden Capistrano; a jornalista Clara Dourado.

Participam ainda o nutricionista Petrus Titelado; Ju Ferraz, que compartilha dicas de confeitaria e gastronomia no canal do YouTube "TPM por Ju Ferraz"; o influenciador digital Valmir Lins, os médicos Maryna Landim e Dayan Siebra; Bia Fiuza, co-fundadora e diretora do "Instituto Beatriz e Lauro Fiuza"; o psicoterapeuta Tom Trajano; e Joana Ramalho, diretora de Estratégia e Inovação do São Luiz.

Após estreia, filme estará disponível no canal do YouTube da rede de supermercados. Sucesso!

Sinais dos tempos

Que Big Brother Brasil que nada! Os grupos de WhatsApp estão muito melhores do que aquele lero lero de subcelebridade com pretenso influenciador. Todos tão afetados...

Noite da segunda-feira, aldeotinos e afins todos vendo e revendo o vídeo, informal, de Beto Studart declarando apoio à reeleição de Bolsonaro.

Como a terceira via não vingou, ex-presidente da Fiec se colocava disposto a entrar em campo para ver o capitão subir novamente a rampa do Planalto.

Na sequência, veio o presidente da Unimed, médico Elias Leite, com seus balanços diários e uma introdução: não tem medo de ataques virtuais e cancelamento, promete seguir sua "missão".

Para ficar tudo ainda mais parecido com 2020, o ano interminável, o médico André Alencar, que viralizou no início da pandemia com áudios alertando aos familiares sobre os riscos do vírus, postou sua análise, baseada em metodologia científica, contextualizando os números da Unimed.

Daí que, diante dos três posts, na comunidade dos telefones celulares teve paredão, prova do anjo, prova do líder... Quem vai ficar com o prêmio de R$ 1,5 milhão? Na vida real ninguém...

Mercado

Rede de supermercados Guará consolidando o serviço "Pick Up Store" na unidade da avenida Santos Dumont. Compras por aplicativo e retirada sem necessidade de entrar em lojas.

Sem Carnaval por aqui, famoso chef patissier Felipe Cicconato já começou a ministrar cursos de ovos de Páscoa.

Grupo Colosso lançou mais um braço na gastronomia. Chama-se Pratinho Brasileiro, menu de comfort food via delivery.

TRT: energia limpa

Presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno (máscara branca), ao lado de diretores e engenheiros do órgão(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno (máscara branca), ao lado de diretores e engenheiros do órgão

Nesta sexta-feira, às 17h, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno realiza solenidade de inauguração da primeira usina fotovoltaica da Justiça do Trabalho cearense. O equipamento, na região do Cariri, vai fornecer energia limpa para suprir o Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, que compreende três unidades judiciais em Juazeiro do Norte, e beneficia mais seis fóruns trabalhistas no Estado.

O parque solar vai representar economia anual aos cofres públicos estimada em 200 mil reais, além da redução de 30 toneladas de dióxido de carbono ao ano, equivalente à compensação de captura de gás carbônico anual de 2.000 árvores.

Últimas...

Chegou aos 40 anos ontem o requisitado advogado Drauzio Barros Leal.

Percorrem as belezas do Egito, Roberta Quaranta e Mozart Gomes.

Retornam de Orlando Gabriel Dias Branco e Letícia com o bebê Emanuel.

Monique e Clovis Rolim Neto com os filhos em Miami. Também por lá Idézio Rolim e Maryana com os filhos.

Em St. Barths, Camila Gripp e João França Jr.

Em Sampa, agenda de negócios, Fernando Gurgel. Também por lá, Sakie Brookes e filha Nicole preparando coleção da sua Heels.

Feliz aniversário para: Ailton Leitão Filho, um dos braços de Tânia Leitão na condução da Tânia Joias. E também Francisco Matos Brito, Igor Queiroz Barroso, Jaqueline Sá. Saúde!

Fez sua passagem o grande bailarino Hugo Bianchi, responsável pela formação de gerações de bailarinos e professores de dança no Ceará e no Brasil, que hoje perpetuam o legado do mestre nos palcos da vida. Brilha na eternidade. Paz e luz!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?