Logo O POVO+
Nem beber em paz se pode mais...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Nem beber em paz se pode mais...

Tipo Opinião
De uma conversa que deveria ser amena, quase nasce uma confusão... (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo De uma conversa que deveria ser amena, quase nasce uma confusão...

Bateria social

Um leitor assíduo deste espaço estava num desses botecos metidos a chics da Cidade e pediu uma cerveja X no balcão, após perguntar quais as opções disponíveis na categoria "puro malte". Seu vizinho de bar, ouvindo o diálogo, disparou: "vocês não entendem nada de cerveja. A única autêntica puro malte é essa minha". Por pouco não recebeu um desaforo como resposta.

Estou sendo inocente ou nostálgico ao imaginar que, em tempos até recentes, ao invés dessa reação grosseira, os dois "colegas de birita", ali sozinhos em busca de um refrigério alcoólico, levantariam um brinde aleatório? Seguindo, então, para aquela conversa amena que só os balcões de bebedores anônimos e solitários promovem.

Quem nunca passou algumas horas despretensiosas conversando com alguém que nunca viu na vida? Aeroportos, esteiras de academia, viagens, salas de espera...

Fala-se de filhos, de cônjuges, da gasolina, da cerveja, da dor na perna, do defeito do carro...

Na hora da despedida, a pergunta: "como é seu nome mesmo?". Um aperto de mão e vida que segue...

Parece que o mundo com sua aceleração, sua necessidade de alta produtividade, de fotos e vídeos de tudo, das opiniões efusivas, das declarações extremistas, se delineou de uma forma na qual o outro é um potencial inimigo. Não há trocas como outrora... O "nós" se perdeu...

Essa narrativa do leitor, juntamente com o barraco do voo de que tratei ontem e o caso do procurador-espancador dialogam direitinho com o que vem sendo chamado de "Síndrome do Pavio Curto". É um estado permanente de defesa e enfrentamento, como se o mundo estivesse querendo lhe derrubar, daí que vale tudo para manter o trator da vida em vapor máximo - inclusive passando sobre os demais. Nossa "bateria social" está com a carga baixa e com um agravante: mais armas circulando.

O episódio da quadrilha junina interrompida em Uruburetama, por ter iniciado sua apresentação com cena referente às religiões de matriz africana, é mais um dos exemplos da tal febre da intolerância.

A encenação fazia uma homenagem à santa baiana Irmã Dulce, que dedicou sua vida aos carentes de Salvador, obviamente percorrendo as vielas marginalizadas e seus terreiros de candomblé e umbanda, matrizes basais da cultura e da religiosidade brasileira. Discorda? Pois, pare de usar branco, pular ondas e jogar rosas ao mar no Réveillon.

No O POVO de ontem, Adriano Loureiro, superintendente do Centro de Formação Olímpica, questionou em artigo por onde anda o Olimpismo e seu espírito. Mostrava o caráter mercantilista e desumanizado que as grandes competições esportivas vêm assumindo.

Rememorava, ainda, o francês Barão Pierre de Coubertin, idealizador deste projeto ambicioso de unir as nações em território neutro, num intercâmbio cultural da raça homo sapiens. Por fim, destacava que o Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua e o "fair play", de forma que estes valores humanos sejam capazes de ultrapassar as fronteiras das arenas esportivas e influencie a convivência em sociedade.

Em comportamento, tudo está inexoravelmente conectado com os dados da realidade, mesmo que, objetivamente, os fatores não tenham relação entre si. Por onde ficou, então, o antes valorizado perfil amigável e afável dos brasileiros?

- Mais uma cerveja, por favor, daquela minha puro malte. Sextou...

Noivas 2023

Amanda Viana, Natália Viana e Karina Jalles
Foto: Arquivo Pessoal
Amanda Viana, Natália Viana e Karina Jalles

Sócias no comando da loja de roupas de festa Lisblu, referência de qualidade e acervo para locação em Fortaleza, Amanda Viana, Natália Viana e Karina Jalles lançaram oportunidade para as noivas de 2023. Até dia 30 deste mês, pretendentes podem postar sua história de amor no seu feed do Instagram, marcando o @lisblu_. A melhor narrativa ganha um vestido de noiva feito especialmente para ela. Para mais informações e regras: @lisblu_.

Zoom

Com carreira iniciada na moda como maquiadora, a modelo trans cearense Brena Matos foi descoberta nos bastidores e levada às passarelas e campanhas de marcas locais. Pós-isolamento, retornou ao mundo dos desfiles pela Banana Urbana, que chega ao mercado com a proposta de ousar e brincar com o jeans e suas possibilidades. Ambos, a grife e ela, prometem!

Brena Matos: modelo trans cai no gosto dos produtores de moda e marcas locais
Foto: Frederico Molini/ Divulgação
Brena Matos: modelo trans cai no gosto dos produtores de moda e marcas locais

Celebrar

Após adiamento de quase dois anos em virtude da pandemia, Newton Junior Guimarães e Aline Ferreira Guimarães recebem esta noite muitas gerações, no La Maison Coliseum, para os 15 anos da filha Cristine Ferreira Guimarães, mais conhecida como Kika. Atração musical nacional e a inovação de um wine bar com ostras dentre os detalhes da big festa, organizada pela cerimonialista Ivana Castro. A ela, muitas felicidades!

Cristine Ferreira Guimarães, a Kika, é a aniversariante muito comemorada desta sexta-feira
Foto: Arquivo Pessoal
Cristine Ferreira Guimarães, a Kika, é a aniversariante muito comemorada desta sexta-feira

Mercado

Vanessa e Mário Queirós(Foto: FRISSON/ DIVULGAÇÃO)
Foto: FRISSON/ DIVULGAÇÃO Vanessa e Mário Queirós

Vanessa e Mário Queirós, em click cheio de dopamina e serotonina. Casal integrou equipes do torneio de beach tênis do Condomínio Portofino, no Aquiraz Riviera. CEO da Pague Menos, ele comemora mais um passo no processo de compra da Extrafarma, o que eleva o grupo cearense ao segundo maior do País no segmento farmácias.

Últimas...

Grande empresário de varejo da construção, "Carlinhos da Tupan" é um dos participantes da Ecomac Nordeste, até domingo no Vila Galé Cumbuco.

Sócio da Barros Soluções em Gestão, Gleidson Sousa esteve com o fundador da Fundação Dom Cabral (FDC), prof. Emerson de Almeida, em Nova Lima (MG). Em pauta: planos para a empresa de consultoria no Brasil, associada à FDC, maior escola de negócios da América Latina, segundo o Financial Times.

Feliz aniversário para Denise Cavalcante, Byron Frota, Lissa Dias Branco, João Rabelo, Rodrigo Mota. Saúde!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?