Logo O POVO+
Uma estrela em defesa dos indígenas
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Uma estrela em defesa dos indígenas

Yalitza Aparicio em ensaio para a Vogue  (Foto: NACHO ALEGRE/ TEEN VOGUE)
Foto: NACHO ALEGRE/ TEEN VOGUE Yalitza Aparicio em ensaio para a Vogue

A premiada atriz mexicana Yalitza Aparicio, que brilhou para o mundo no filme Roma, foi nomeada na última semana como embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em apoio aos povos indígenas.

"Sou uma mulher indígena orgulhosa, que busca o resgate de línguas indígenas e busca oportunidades iguais em tudo", disse Aparicio na sede da Unesco em Paris, ao receber o título das mãos da diretora-geral da instituição, Audrey Azoulay.

A indicação da atriz, que está dentre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time, visa a promover iniciativas que reivindiquem os direitos dos povos indígenas e que promovam maior conscientização social.

Aparicio, de origem mixtec e a primeira mulher indígena no México a ser indicada ao Oscar, disse que sua carreira é um exemplo claro para os povos indígenas lutarem para não serem discriminados.

"Eu cresci em um momento em que, subliminarmente, diziam que `não´, que era um mundo ao qual você não pertencia. Você estava simplesmente destinada a trabalhar talvez como empregada doméstica ou no campo", disse.

Na obra, Aparicio encarna Cleo, a governanta que Cuarón teve quando criança. Para o papel, ela teve que aprender mixtec, a língua de seu pai.

"Sinto muito por ter perdido o direito de aprender meu idioma", disse ela, acrescentando que seus pais acreditavam em que essa era a melhor maneira de protegê-la da discriminação.

O título de embaixadora da Boa Vontade foi concedido pela Unesco por seu compromisso com a defesa dos povos indígenas, bem como com a igualdade de gênero.

"Muitas mulheres me dizem que, além de ser difícil alcançar certas posições em seu trabalho, elas acham que recebem um salário injusto em comparação com o de seus colegas", destacou a atriz, garantindo que ela também promoverá iniciativas contra o problema.

Yalitza Aparicio se junta a uma lista de personalidades que já possuem esse título, incluindo a Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, a dançarina cubana Alicia Alonso, a atriz italiana Claudia Cardinale e o estilista francês Pierre Cardin. (AFP)

 

Assis Cavalcante, Edir, Pio e Estela Rolim e Elpídio Nogueira
Assis Cavalcante, Edir, Pio e Estela Rolim e Elpídio Nogueira

Sessão solene marca os 60 anos da CDL

Os 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) foram celebrados em sessão na Assembleia Legislativa. A solenidade foi solicitada pelo presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT) e homenageou os muitos nomes que ajudaram a construir a história da entidade. Seguem registros da noite. 

Isabella Ney e Pedro Gurjão
Isabella Ney e Pedro Gurjão

A união de Isabella e Pipo

Isabella Ney e Pedro Gurjão oficializaram sua união em romântica tarde nos jardins do restaurante Pipo, do noivo. Ivana Castro assinou o cerimonial, que incluiu a bela voz da mãe da noiva, Cláudia Rebouças, e de Pipo, tenor por vocação, no enlace. Seguem registros.

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?